MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Pequenos varejistas se destacam no e-commerce

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 6 min

DATA

quarta-feira, 17 de junho de 2009

CATEGORIA

Reportagens

<p>O com&eacute;rcio eletr&ocirc;nico no Brasil tem apresentado forte crescimento.&nbsp;O segmento registrou taxas de aumento entre 30 e 40% nos &uacute;ltimos anos. Segundo a e-bit, apenas nos tr&ecirc;s primeiros meses de 2009, o e-commerce brasileiro faturou cerca de R$ 2,3 bilh&otilde;es, representando um crescimento nominal de 25% em rela&ccedil;&atilde;o ao mesmo per&iacute;odo do ano passado.</p> <p>A confian&ccedil;a que o canal traz ao consumidor e a maior conscientiza&ccedil;&atilde;o no ato da compra continuam sendo fatores que contribuem para essa tend&ecirc;ncia de aumento nas vendas. &ldquo;Os consumidores est&atilde;o mais informados a cada dia e orientados a fazerem uma compra com seguran&ccedil;a. A tend&ecirc;ncia &eacute; que esse tipo de comportamento continue se alongando nos pr&oacute;ximos tempos&rdquo;, explica o Diretor Geral da e-bit, Pedro Guasti.</p> <p>Al&eacute;m disso, de acordo com Guasti, enquanto o Brasil n&atilde;o tiver uma taxa elevada de brasileiros com acesso &agrave; internet, as chances de aumentar a base de pessoas conectadas s&atilde;o grandes e, consequentemente, de consumidores do e-commerce. O n&uacute;mero de pessoas com acesso &agrave; internet em casa ou no trabalho &eacute; de 44,5 milh&otilde;es, segundo o IBOPE Nielsen Online.</p> <p><strong>Long Tail</strong><br /> O&nbsp;cen&aacute;rio para os varejistas on-line, no entanto, agora se mostra um pouco diferente. Pequenos e m&eacute;dios varejistas &ndash; o chamado long tail &ndash; est&atilde;o ganhando espa&ccedil;o entre as lojas virtuais. No mesmo per&iacute;odo analisado pelo e-bit, estas empresas registraram um aumento de 1,62% em Market Share.</p> <p>Em geral, o perfil destes varejistas &eacute; composto por empresas que buscam&nbsp;oportunidades de crescimento r&aacute;pido&nbsp;em&nbsp;nichos de mercado. Para isso, atuam em categorias em que as grandes ainda n&atilde;o est&atilde;o inseridas, como artesanato, cestas de caf&eacute; da manh&atilde;, flores, livros t&eacute;cnicos e artigos de moda.</p> <p>As ofertas de plataformas de tecnologia para o e-commerce com pre&ccedil;os acess&iacute;veis s&atilde;o um fator importante para o crescimento. Outra ferramenta de destaque s&atilde;o os servi&ccedil;os de apoio oferecidos por sites como o pr&oacute;prio e-bit, que avaliam as empresas e certificam de acordo com a qualidade, o que ajuda a fortalecer a marca e a confian&ccedil;a do consumidor.</p> <p><strong>Import&acirc;ncia do Marketing digital<br /> </strong>Um&nbsp;ponto fundamental &eacute; o investimento em Marketing. &ldquo;Lojas pequenas podem investir em servi&ccedil;os de busca e compara&ccedil;&atilde;o de pre&ccedil;os para posicionar seus produtos ao lado de lojas tradicionais&rdquo;, explica o diretor geral da e-bit em entrevista ao Mundo do Marketing.</p> <p>Estrat&eacute;gias como investimento em publicidade on-line e e-mail marketing tamb&eacute;m s&atilde;o importantes, al&eacute;m do acompanhamento de m&iacute;dias sociais, para mostrar ao consumidor que a empresa est&aacute; atenta &agrave;s novas m&iacute;dias e tecnologias. &ldquo;&Eacute; necess&aacute;rio entender qual sua reputa&ccedil;&atilde;o no mercado, acompanhando coment&aacute;rios e reclama&ccedil;&otilde;es que os clientes deixam na pr&oacute;pria rede. Mas tamb&eacute;m &eacute; importante investir em publicidade para que a marca n&atilde;o fique esquecida na internet&rdquo;, diz Guasti.</p> <p><strong>Casos de sucesso</strong><br /> Mesmo com o crescimento do pequeno varejo na internet, a participa&ccedil;&atilde;o&nbsp;deles ainda &eacute; t&iacute;mida. Ao todo, estas empresas representam 9,7% do mercado de e-commerce no Brasil. Dificuldades em investir e aguardar o retorno sobre o investimento a m&eacute;dio e longo prazo, al&eacute;m da falta de conhecimento em rela&ccedil;&atilde;o &agrave; marca, s&atilde;o os principais problemas enfrentados pelos pequenos e m&eacute;dios varejistas.</p> <p>Em compensa&ccedil;&atilde;o, este grupo tem como vantagem a velocidade em poder tomar decis&otilde;es, aplicando uma ideia e vendo o resultado com maior rapidez. &ldquo;Os grandes muitas vezes t&ecirc;m presen&ccedil;a no mundo off-line e acabam entrando em conflito com o canal de vendas tradicional, o que impede que uma a&ccedil;&atilde;o mais agressiva no canal on-line&rdquo;, explica Guasti.</p> <p>A Giuliana Flores, presente desde 1990 no mercado de flores, inaugurou em 2000 a sua loja on-line ao perceber a import&acirc;ncia do e-commerce. Hoje, os n&uacute;meros mostram o sucesso da empresa. Em 2004 o site registrou 2.300 vendas por m&ecirc;s e este ano j&aacute; s&atilde;o 10 mil a cada m&ecirc;s. O acesso ao site tamb&eacute;m cresceu. H&aacute; cinco anos eram 60 mil internautas clicando na loja on-line da Giuliana Flores por m&ecirc;s contra 300 mil atualmente.</p> <p><strong>Investimento no exterior</strong><br /> Um ano ap&oacute;s o lan&ccedil;amento do site, a Giuliana Flores fechou parceria com o Bradesco para fortalecer sua marca. Junto com as faturas do cart&atilde;o de cr&eacute;dito, o cliente do banco recebia um encarte da marca com os produtos, site e telefone. A a&ccedil;&atilde;o deu t&atilde;o certo que at&eacute; hoje a loja faz parcerias do tipo com bancos e seguradoras.</p> <p>Segundo o diretor da empresa, Clovis Souza, outra a&ccedil;&atilde;o recente que teve resultado muito positivo foi divulgar a marca em comerciais na Globo Internacional, durante o intervalo da novela das oito. A iniciativa teve como foco os brasileiros que vivem no exterior.</p> <p>&ldquo;T&iacute;nhamos uma m&eacute;dia de 600 visitas (do exterior) por semana. Depois deste comercial, o n&uacute;mero passou para 3.900 visitas, com convers&atilde;o de 6%. O resultado foi t&atilde;o positivo que estendemos tamb&eacute;m para o Dia dos Namorados&rdquo;, diz Clovis Souza em entrevista ao site.</p> <p><strong>Parcerias<br /> </strong>Para fortalecer ainda mais a marca, a Giuliana Flores adesivou as 280 lixeiras do Aeroporto de Congonhas e j&aacute; fechou parceria para fazer o mesmo&nbsp;no de Cumbica, ambos em S&atilde;o Paulo. Al&eacute;m disso, como diferencial, a empresa trabalha com produtos de grandes marcas como Kopenhagen, Havana, Amor aos Peda&ccedil;os e Ofner, que acompanham os arranjos de flores.</p> <p>Prestes a completar um ano e meio no mercado de cama, mesa e banho, a PorCasa tamb&eacute;m comemora os bons resultados. Por insist&ecirc;ncia de Natan Sztamfater&nbsp;- hoje diretor da loja on-line - a marca inaugurou sua loja virtual quatro meses depois da abertura da loja f&iacute;sica.</p> <p>&ldquo;Hoje ningu&eacute;m abre uma loja de varejo on-line sem o pensamento de aumentar o volume de vendas. A decis&atilde;o de abrir apenas uma loja e n&atilde;o uma rede foi justamente porque o peso do investimento seria feito no on-line&rdquo;, explica Natan em entrevista ao Mundo do Marketing.</p> <p><strong>Presen&ccedil;a em redes sociais<br /> </strong>A&ccedil;&otilde;es de Marketing Digital e a presen&ccedil;a nas redes sociais foram respons&aacute;veis pelo crescimento da PorCasa. Os investimentos em links patrocinados do Google chegam a R$ 60 mil por m&ecirc;s. O envio de e-mail marketing e a presen&ccedil;a em sites como Buscap&eacute; e outros comparadores de pre&ccedil;o tamb&eacute;m auxiliam a divulga&ccedil;&atilde;o da marca.</p> <p>As redes sociais funcionam como um term&ocirc;metro para a empresa que acompanha as avalia&ccedil;&otilde;es dos consumidores sobre a loja. O retorno das a&ccedil;&otilde;es aparece nos resultados. No fechamento de 2008, a empresa alcan&ccedil;ou um faturamento de R$ 2,6 milh&otilde;es. Para 2009, a&nbsp;estimativa &eacute; de alcan&ccedil;ar&nbsp;R$ 5 milh&otilde;es.</p> <p>Segundo Natan, o site tamb&eacute;m traz bons resultados para a loja f&iacute;sica. Alguns clientes chegam a escolher os produtos pela loja on-line e finalizam a compra pessoalmente. Por outro lado, a valoriza&ccedil;&atilde;o da loja f&iacute;sica no site favorece a confian&ccedil;a na marca, a partir do momento em que o consumidor percebe que &eacute; uma loja &ldquo;real&rdquo;, como diz o diretor da PortCasa.</p> <p>Natan ainda lembra outro fator que garante o sucesso. &ldquo;Muitas vezes o pequeno varejista sente dificuldade em crescer no e-commerce porque &eacute; necess&aacute;rio um investimento forte. Mas para investir &agrave;s vezes falta um profissional capacitado. Por isso, a PortCasa investe em seus profissionais. Pessoas da equipe participam de treinamentos espec&iacute;ficos para que se familiarizem com o mundo on-line&rdquo;, diz.</p>

COMPARTILHAR ESSE POST

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Posts relacionados em

Reportagens

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.Semanalmente, nós nos reunimos no Clube Mundo do Marketing, um espaço exclusivo para troca de experiências entre os principais executivos do mercado.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

Device Theme
Device Theme
Device Theme