2023 tem sido uma aventura a bordo de uma montanha-russa econômica para os latino-americanos. Nos últimos dois anos, os consumidores perderam 25% do poder de compra em função da inflação. Agora, estes mesmos consumidores estão registrando índices de consumo parecidos com os registrados antes da pandemia, mesmo que o poder de compra não tenha sido restaurado.
Durante o segundo semestre de 2023, 73% das categorias de bens de consumo de massa cresceram em penetração na América Latina, e o setor de bebidas registrou ganho de 14% - maior índice entre todas as categorias abordadas neste panorama, aponta o levantamento Consumer Insights Latam 2023, produzido pela Kantar.
A pesquisa aponta dois motivos principais por trás do crescimento: o primeiro diz respeito à busca dos latino-americanos por produtos indulgentes, sendo os refrigerantes os mais escolhidos para satisfazer a necessidade. Já o segundo se relaciona a uma causa inversa: a procura por produtos saudáveis. Neste recorte, bebidas de origem vegetal, bem como isotônicos e energéticos, atraem mais compradores que sustentam o consumo frequente.
Além disso, o setor de bebidas se prova versátil e democrático, estendendo opções de consumo a diferentes classes etárias. Enquanto os sucos são escolhidos pelos consumidores mais velhos, os energéticos são os preferidos dos mais jovens, pois são consumidos entre as refeições e em grandes grupos, e os isotônicos são impulsionados pela Geração X.
Nesse contexto, o Brasil é, novamente, o principal destaque na América Latina, uma vez que 84% das categorias e 59% das marcas de Bebidas cresceram em número de ocasiões de consumo no País. Leia também: Mastercard aponta desafios para a inclusão financeira na América Latina
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