MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Os 3 níveis da experiência do cliente nos negócios

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

18 de abr. de 2024

CATEGORIA

Artigos

Se você é gestor ou empresário, deve estar familiarizado com o termo “experiência do cliente” e com certeza, se seu negócio possui foco em atendimento, você já deve atuar como alguma prática de CX.

Mas, tem muita empresa achando que CX e atendimento são a mesma coisa. “Deixa eu te contar”: se você pensa assim, está totalmente enganado.

A gestão de CX envolve uma série de processos sistêmicos e integrados a diversas áreas da operação e alinhadas com os OKRS e KPIS da marca, já a gestão do atendimento está contido na macro-estratégia de CX e foca nos processos transacionais entre cliente e negócio.

Para você compreender melhor, separei a gestão de CX em 3 níveis hierárquicos: o estratégico, o tático e o operacional.

O QUE FAZ O CX ESTRATÉGICO:

Ele é responsável por criar, garantir e letrar a cultura de centralidade no cliente, capitaneado pela diretoria de experiencia do cliente, essa posição irá ajudar o CEO da marca na governança do negócio.

- Cultura do cliente

- OKR de conversão e fidelização

- Governança de CX

- Reputação de marca

O QUE FAZ O CX TÁTICO:

Ele deverá gerenciar os esforços relacionados a atração, conversão e fidelização da persona chave da operação. Com o olhar do gerente de CX, essa posição é a responsável por garantir os melhores indicadores de cliente, gestão das pessoas que entregarão a experiência efetiva e será o guardião da jornada do consumidor.

- NPS

- Diagnóstico de CX do negócio

- Planos de melhoria

- Treinamento do time – lifelong learning

- Jornada do cliente

O QUE FAZ O CX OPERACIONAL:

São todas as partes que realizam a frente de atendimento – chamados de membros de atendimento, são os encantadores de clientes. As pessoas nesta posição realizarão efetivamente o atendimento e relacionamento com os clientes da marca.

É essencial que essas pessoas executem de forma eficiente os procedimentos operacionais padrão alinhados com a cultura de CX da operação.

- POP de atendimento

- Execução de vendas

- Atendimento e relacionamento do cliente

Investir nesta estrutura, gera mais assertividade e resultado, é o que aponta 77% dos líderes de negócios que de acordo com o Relatório Panorama CX 2023 tiveram um ROI positivo.

Como está estruturado o CX do seu negócio? Essa estrutura que apresentei neste artigo está alinhada com as melhores práticas de gestão de cx e relacionamento com o cliente e serve de guia para você modelar a sua operação de forma eficiente e com melhor governança.

Vamos entregar boas experiências.

Ouça também o podcast experiência do cliente. Conheça a palestra experiência do cliente na prática. *Fernando Coelho – Diretor da Escola de Experiência do Cliente e Criador do Podcast Experiência do Cliente. Doutorando em Educação com pesquisa em Gamificação. Professor da ESPM, UEMA e Instituto Navigare. É também Colunista do Portal Mundo do Marketing. Atua como Executivo de Marketing e Experiência do Cliente e Palestrante e Mentor de Negócios focado em CX e Loyalt. Autor dos Livros Fidelizando o Cliente na Prática, Customer Experience Descomplicado, pela Editora Autores do Brasil e mais 4 obras de negócios.

COMPARTILHAR ESSE POST

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Posts relacionados em

Artigos

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme