MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

OOH ganha força nas favelas e desafia saturação da mídia digital

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

28 de ago. de 2025

CATEGORIA

Notícias

OOH ganha força nas favelas e desafia saturação da mídia digital
OOH ganha força nas favelas e desafia saturação da mídia digital
OOH ganha força nas favelas e desafia saturação da mídia digital

Em um cenário em que os consumidores estão cada vez mais expostos a anúncios digitais, os painéis de mídia OOH (out-of-home)  voltam a ocupar um espaço de destaque. Longe de serem ultrapassados, esses formatos têm mostrado forte conexão com a população periférica, que vê nas mensagens expostas nas ruas um ponto de identificação e proximidade com sua realidade.

As favelas e comunidades populares, historicamente pouco contempladas nas estratégias das grandes marcas, reúnem milhões de brasileiros com alto potencial de consumo e influência cultural. Mais do que espaços de moradia, tornaram-se polos de inovação, empreendedorismo e circulação intensa de informações. 

Nesse contexto, o OOH ganha relevância não apenas pela visibilidade, mas por sua capacidade de dialogar diretamente com um público muitas vezes invisibilizado pela comunicação tradicional:51,9% dos entrevistados prestam mais atenção nos painéis de rua do que em anúncios em TV ou redes sociais. O estudo, realizado pela Levva OOH, com mais de 760 moradores de comunidades em São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás, aponta ainda que 49,1% afirmam que essa publicidade tem impacto direto em suas decisões de compra, e 71,1% conhecem alguém que já interagiu com promoções ou conteúdos veiculados nesses espaços.

Cansaço com o digital

O levantamento evidencia também um desgaste da mídia online. Entre os participantes, 69,7% disseram se incomodar com anúncios em plataformas digitais como YouTube, Instagram, Facebook e TikTok. Para muitos, a experiência nas redes sociais tem sido marcada por excesso de estímulos, poluição visual e até ambientes tóxicos, o que abre espaço para o resgate da força do OOH.

Apesar da relevância, 84,2% dos entrevistados acreditam que as marcas ainda investem pouco em comunicação voltada para a periferia, revelando uma lacuna de mercado. Além disso, 44,8% consideram os anúncios em painéis muito chamativos, e 53,1% afirmam que os conteúdos expostos são bastante relevantes para a comunidade local.

O levantamento conclui ainda que, ao contrário da crença de que a favela está desconectada das estratégias de Marketing, há um público atento, disposto a interagir e que espera ser reconhecido. 

Leia também: Setor de mídia OOH fatura R$ 5,5 bilhões e se consolida como terceiro meio mais planejado no Brasil

COMPARTILHAR ESSE POST

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista especializada em Marketing e comunicação corporativa. Traduz temas complexos em conteúdos acessíveis e relevantes para profissionais da área.​

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista especializada em Marketing e comunicação corporativa. Traduz temas complexos em conteúdos acessíveis e relevantes para profissionais da área.​

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista especializada em Marketing e comunicação corporativa. Traduz temas complexos em conteúdos acessíveis e relevantes para profissionais da área.​

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista especializada em Marketing e comunicação corporativa. Traduz temas complexos em conteúdos acessíveis e relevantes para profissionais da área.​

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme