MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Setor de mídia OOH fatura R$ 5,5 bilhões e se consolida como terceiro meio mais planejado no Brasil

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

25 de mar. de 2025

CATEGORIA

Notícias

O setor de mídia Out of Home (OOH) tem um impacto significativo na economia brasileira e já atinge um faturamento aproximado de R$ 5,5 bilhões, conforme aponta um estudo encomendado pela Associação Brasileira de Mídia Out of Home (ABOOH), pela Central de Outdoor e pela Federação Nacional da Publicidade Exterior (Fenapex).

A pesquisa, conduzida pela Tendências Consultoria em parceria com as entidades do setor, mostra que a maioria das empresas de OOH são de médio porte, representando 51% do total, enquanto 40% são micro e pequenas empresas e apenas 9% são grandes companhias. O estudo também aponta um crescimento expressivo da mídia OOH nos últimos anos, consolidando-se como o terceiro meio mais planejado pelos anunciantes e alcançando uma penetração de 89% no território nacional. 

 

Para cada R$ 1 milhão investido, são gerados R$ 835 milhões para o PIB, R$ 298.891 em salários e R$ 77.701 em arrecadação tributária. Leandro Formigone, vice-presidente da Fenapex, destaca que o impacto da mídia OOH vai além das empresas exibidoras, atingindo toda uma cadeia de fornecedores, como gráficas, fabricantes de LED, desenvolvedores de software e instaladores de painéis publicitários. 

O crescimento do OOH tem impulsionado a criação de novos empregos diretos e indiretos. A instalação de painéis publicitários, por exemplo, gera em média 20 novos postos de trabalho para cada R$ 1 milhão investido. O setor também estimula a demanda por transporte, energia elétrica e materiais gráficos, criando um efeito multiplicador que se propaga por diversas áreas da economia. 

Diferentes formatos

Isso porque os formatos de mídia mais comuns são os grandes painéis em áreas privadas, utilizados por 68% dos contratantes consultados durante a pesquisa. Esses formatos são considerados uma das formas mais eficazes de impactar o público, com 59% das empresas apontando sua relevância. Para dois terços das companhias, a receita gerada por esses grandes formatos representa entre 80% e 100% do faturamento.

Os anúncios em estabelecimentos como shoppings, farmácias, restaurantes e supermercados atingem 72% das pessoas, seguidos por campanhas em transportes (64%), mobiliário urbano (63%) e grandes formatos (59%). Halisson Pontarolla, presidente da Central de Outdoor e CEO da Outdoor Mídia, ressalta que a crescente estruturação do setor tem contribuído de forma estratégica para a economia e gerado oportunidades para milhares de pessoas.


O impacto do setor se reflete diretamente no comportamento do consumidor. Dados indicam que 68% das pessoas que visualizam anúncios em OOH já compraram ou pesquisaram sobre um produto anunciado, demonstrando sua efetividade como ferramenta de engajamento e construção de marca. A crescente demanda por espaços publicitários em mobiliário urbano, transportes públicos e estabelecimentos comerciais reforça a importância do OOH na comunicação das marcas.  

Leia também: 9 estratégias para engajar campanhas de OOH e DOOH em 2025

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar