As recém-encerradas Olimpíadas de Paris fortaleceram a presença digital e o peso publicitário dos atletas participantes. Antes dos Jogos, a judoca Bia Souza, medalhista de ouro na categoria 78kg, era seguida por 10,8 mil pessoas. Agora, a campeã olímpica conta com mais de 3,3 milhões de seguidores – um crescimento de 30.531,75%, conforme aponta uma análise divulgada pela BR Media.
A avaliação descobriu que, entre os atletas já conhecidos pelo público, o grande destaque em termos de crescimento foi Rebeca Andrade: após conquistar quatro medalhas ao longo dos jogos, a ginasta atraiu quase oito milhões de novos fãs – um crescimento de 284%. A título de comparação, Simone Biles, principal rival da atleta brasileira, ganhou três milhões de seguidores durante as Olimpíadas.
Neste panorama, poucas estratégias foram tão eficientes para o crescimento digital dos atletas quanto os mutirões realizados ao vivo pela CazéTV. Estreante em transmissões olímpicas, a rede inovou ao incentivar os telespectadores a procurar os perfis de seus atletas favoritos e a segui-los. A alavancagem fez com que Bia Souza chegasse ao primeiro milhão de seguidores no Instagram poucos minutos após a conquista da medalha.
Para Thiago Bispo, Diretor de Negócios da BR Media, o crescimento se deve ao trabalho realizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB). O órgão escalou uma equipe de 'padrinhos' e 'madrinhas' responsáveis por engajar a torcida brasileira durante os jogos, ampliando a comoção e a interação das pessoas que acompanharam, vibraram e se engajaram com novos e velhos talentos.
A tendência é que estes atletas passem a ser visados para parcerias com marcas nos próximos meses e preservem o potencial publicitário até a próxima edição dos Jogos Olímpicos, em 2028. Um levantamento recém-divulgado pela MField aponta que 58% dos consumidores têm interesse em adquirir produtos de uma marca associada a atletas, enquanto 63% afirmam que a confiança aumenta ao serem impactados por essas parcerias.
O Top 10 de crescimento de digital mapeado pela BR Media inclui seis atletas brasileiros:
Rebeca Andrade (Ginástica Artística) – Seguidores: 11,4 milhões. Seguidores antes de Paris: 2,8 milhões
Beatriz Souza (Judô) – Seguidores: 3,3 milhões. Seguidores antes de Paris: 10,8 mil
Flávia Saraiva (Ginástica Artística) – Seguidores: 5,1 milhões. Seguidores antes de Paris: 1,8 milhões
Julia Soares (Ginástica Artística) – Seguidores: 2,7 milhões. Seguidores antes de Paris: 156 mil
Hugo Calderano (Tênis de Mesa) – Seguidores: 1 milhão. Seguidores antes de Paris: 480,8 mil
Caio Bonfim (Marcha Atlética) – Seguidores: 456,8 mil. Seguidores antes de Paris 14,2 mil
Leia também: O legado inspirador das olimpíadas: sustentabilidade, inclusão e oportunidades para todos
COMPARTILHAR ESSE POST