O Valor do Licenciamento Digital Bruno Mello 14 de julho de 2023

O Valor do Licenciamento Digital

         

Head de Licenciamento da Endemol Shine Brasil comenta sobre a iniciativa da empresa no desenvolvimento do negócio, após observar uma grande procura do mercado

O Valor do Licenciamento Digital
Publicidade

Há cerca de quatro anos, a Endemol Shine Brasil identificou uma necessidade do mercado e a transformou em oportunidade de negócio: o licenciamento digital.

Marcas patrocinadoras de programas, como MasterChef Brasil, por exemplo, sentiram a importância de aproximar o reality de seu público. Foi então, que o time de licenciamento da Endemol Shine Brasil, criou diversos pacotes para que os patrocinadores de realities pudessem ter ações digitais atreladas a marca e ao conteúdo do programa em suas redes sociais, falando diretamente com seu público seguidor.

Os pacotes permitem desde o compartilhamento dos conteúdos, posts integrados aos assuntos do programa até ativações com o consumidor.

Entre os cases de sucesso já realizados, houve a parceria da Brastemp no MasterChef Brasil de 2019, quando a marca fez, não apenas product placement no cenário do programa, como criou experiências em seu espaço em SP, fazendo com que os finalistas daquela edição se tornassem protagonistas de jantares com o público, criando, inclusive, um menu elaborado para a ocasião, assim como a marca MasterChef Brasil foi inserida em suas comunicações digitais nas redes sociais, por meio do licenciamento digital.

As ações deram tão certo que a marca continuou investindo em licenciamento digital em 2020.

Publicidade

Desde o surgimento deste modelo de negócio, há quatro anos, a Endemol Shine Brasil tem um crescimento sequencial de pelo menos 20% em cada ano e, por mais que tenha sido uma das empresas pioneiras em licenciamento digital no Brasil e ofereça isso ao mercado há bastante tempo.

Com o licenciamento digital da Endemol Shine Brasil, os patrocinadores têm como benefício somar audiência do seu público/seguidor ao do programa, integrar seu valor ao de uma multinacional, associar um produto (como o MasterChef Brasil, por exemplo, – querido entre o público, que se mantém no ar por vários anos devido ao enorme carinho da audiência pelo formato), à sua marca, personificar a comunicação em suas redes sociais, com informações sobre a marca e o entretenimento do reality.

Entre as empresas que já fecharam licenciamento digital com a Endemol Shine Brasil, estão Brastemp, Sumup, Massas Renata, Seara, Aurora, Pão de Açúcar, Azul, entre outras.

Este é certamente uma frente de negócio que está em pleno crescimento e as marcas já conseguiram identificar o valor de mercado que há por trás de se associar à conteúdos tão queridos pela audiência.

*Fernanda Abreu é Head de Licenciamento da Endemol Shine Brasil e cuida das estratégias para aplicar marcas como MasterChef Brasil, Mr. Bean, Peaky Blinders, Simon’s Cat, entre outras, para produtos de consumo, ações, eventos e experiências. A executiva é formada em Comunicação na Universidade Anhembi Morumbi, pós-graduada em Marketing e Marketing Internacional, e acumula experiência com marcas nacionais e internacionais como Marvel, Peanuts, Smurfs, Shrek, Garfield, Patati Patatá, entre outras.


Publicidade