Pavilhão cheio e clima positivo para negócios. Essa foi a sensação de quem visitou a 35ª Escolar Office Brasil, realizada no começo de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo. Considerada a principal feira B2B da América Latina dos setores de papelaria, materiais escolares, de escritório e organização, ela recebeu em quatro dias de evento 22 mil visitantes, 40% a mais do que em 2022, com o varejo representando 66% da visitação total, comprovando que o mercado está aquecido e com um cenário favorável para a indústria brasileira. Uma das empresas que participaram foi a Sestini que prevê crescimento de 47% para o próximo Volta às Aulas.
A empresa esteve com um stand de 255 m² no evento e apresentou as coleções 2023/2024 da linha escolar, como as novas licenças oficiais da marca com o Palmeiras, Grêmio, Internacional e Bayern de Munique. Para a criançada, a rede apresenta novidades nas coleções dos personagens como Trolls, Peppa Pig, Transformers, My Little Pony e PJ Masks, que vão virar temas de mochilas, estojos e lancheiras.
A Sestini também renovou a parceria com personagens já conhecidos pelo público, como Minions, A Casa Mágica da Gabby, Paris Saint-Germain, NBA, entre outros, e apresenta a nova coleção.
A previsão de crescimento nas vendas considera a presença da Sestini na Escolar Office, que para a marca é fundamental. “Apostamos nos produtos de linha própria e em novas coleções das nossas licenças que, no ano passado, tiveram um bom desempenho. Nossa tomada de decisão é baseada na definição de um portfólio bem balanceado, atingindo todos os públicos, onde nos preocupamos em fazer bem feito. Não nos preocupamos em quantidade de licenças e sim entregar qualidade nas licenças que temos”, contou Eduardo Ruschel, Co-CEO da Sestini, em entrevista ao Mundo do Marketing.
Confira o bate-papo com o executivo, que falou sobre negócios e licenciamento:
Mundo do Marketing - Como a Sestini atua para estar sempre à frente quando a questão são licenciamentos em evidência? Como prevê as tendências e toma decisões? Eduardo Ruschel: Nossa tomada de decisão é baseada na definição de um portfólio bem balanceado, atingindo todos os públicos, onde nos preocupamos em fazer bem feito. Não nos preocupamos em quantidade de licenças e sim entregar qualidade nas licenças que temos. Entendemos que, para desenvolver produtos que captem a essência do personagem, é importante investir tempo no processo. Por isso, conseguimos uma excelente performance em produtos de maior valor agregado também. Mundo do Marketing - Algumas trilogias vêm e vão com o tempo. Como a marca lida quando um tema não é tão abraçado pelo consumidor, por exemplo, e a marca fez grandes investimentos? Já aconteceu, como foi? Eduardo Ruschel: Como estamos falando de linhas de produtos importados, onde a decisão de importação precisa ser tomada seis meses antes da venda ao mercado, há um alto risco de investir em licenças que podem ou não emplacar. Na nossa visão, e pelas experiências passadas, é um risco que não faz sentido tomar, já que há ainda outras oportunidades de licenças no mercado, com um comportamento de vendas mais estável. Mundo do Marketing - Qual é a faixa etária que procura os itens da Sestini? Licenciamentos para adolescentes, por exemplo, é algo mais complexo? Como atrair este público? Eduardo Ruschel: A Sestini tem uma grande tradição no mercado juvenil, fortalecida com as Licenças Paul Frank e Capricho, além das mochilas Sestini de material crinkle, que é nosso carro chefe. Então temos bastante expertise em captar as tendências do público juvenil e entregar o produto certo. Nos últimos anos, fomos muito assertivos também com o público infantil, trazendo licenças com grande desempenho de vendas, como Minecraft, Casa Mágica de Gaby, Minions, Jurassic Park, Peppa Pig, e outras. Temos trazido também marcas esportivas como NBA, PSG, Bayern, que atingem ambos os públicos. Mundo do Marketing - Qual a expectativa para a feira e para o mercado brasileiro para a próxima Volta às Aulas? Eduardo Ruschel: Nossa expectativa de crescimento em relação ao Volta às Aulas do ano passado é de 47%. Em visita ao mercado em março deste ano, ficamos muito contentes em ver que os produtos da Sestini tiveram um giro bem acima da média do mercado, pelo fato de oferecermos produtos diferenciados, com detalhes e atributos que são percebidos pelos consumidores. Isto fez com que os clientes percebessem que a Sestini é um aliado a aumentar seu ticket médio e, por consequência, sua rentabilidade. E o crescimento em vendas foi uma consequência de um trabalho bem feito da nossa equipe. Números e resultados da feira
Um dos destaques dessa edição foi a tradicional Rodada de Negócios, que reuniu em um espaço privativo 65 empresas vendedoras e 26 compradoras. A expectativas é que as reuniões e acordos fechados nesta programação gerem mais de R$ 12.502 milhões em volume de negócios nos próximos 12 meses.
“O sucesso de público e os resultados da Rodada de Negócios desta Escolar Office mostram que o segmento de papelaria está se reestruturando e acompanhando as mudanças de mercado, por meio da criação e oferta de soluções para as novas demandas que surgiram depois da pandemia. A feira existe para gerar bons negócios e, neste ano, atingimos esse objetivo com bastante êxito!”, afirma Fernando Ruas, diretor de negócios da Francal Feiras.
Além do recorde de visitantes, Fernando Ruas também comemora o aumento no número de expositores, de 138 em 2022 para 190 em 2023, com lista de espera de aproximadamente 30 marcas interessadas em participarem da edição de 2024, além do retorno de grandes players ao evento. “Para o próximo ano, prepararemos uma nova configuração da feira para abraçar todas as empresas que quiseram estar conosco, mas que não foi possível por uma questão de espaço físico”, adianta Ruas. “Queremos que todos se beneficiem das vantagens de reunir em um só lugar, durante quase uma semana, todas as marcas e compradores do segmento”.
O que dizem outros expositores
O êxito da feira foi percebido pela estreante Desko Company. “Estou muito feliz em ter participado da Feira Escolar. Depois de uma grande ressignificação do mercado de papelaria, a Feira se reestruturou, mudou a estratégia, engajou muitos fabricantes e atraiu um público recorde de visitantes. Graças ao seu conteúdo e grande visibilidade para além do espaço físico, acho que eu não poderia ter tido decisão mais assertiva do que lançar minha marca de papelaria cool e descolada nela. Os varejistas estão sedentos por produtos diferenciados e ficaram encantados com a nossa proposta!”, comemora Andrea Medeiros, proprietária da marca.
Para a Maped Brasil, a Escolar Office serviu como uma vitrine para apresentar as novidades do portfólio, como o lápis de cor que não precisa apontar e dura até dez vezes mais que o tradicional. Para João Luiz Oliveira Souza, diretor geral da empresa, “esta edição da Escolar Office Brasil foi extremamente promissora, superando nossas expectativas. Percebemos a presença de um público bem diversificado apostando no segmento como um todo. Recebemos visitas de lojas e marcas muito importantes, tanto de São Paulo como de todo País, então agora, nossas prospecções estão muito positivas e nos trarão importantes resultados daqui para frente. Estamos muito felizes!”.
Para a Tekbond, a feira foi um ótimo espaço para conquistar novos clientes e garantir a perenidade da marca. “Esse evento não apenas abriu portas imediatas para negócios frutíferos, mas também estabeleceu bases sólidas para colaborações de curto, médio e longo prazo. Estamos entusiasmados com o crescimento exponencial, que isso trará para a nossa empresa e ao nosso prestígio no segmento da papelaria", afirma Eduardo Mano, diretor de Marketing.
O sucesso de público surpreendeu até marcas tradicionais, como a Tilibra. "A Escolar Office Brasil 2023 surpreendeu a todos pelo número de clientes que visitaram o evento durante os dias. Conversando com os clientes percebemos que estão otimistas em sua grande maioria e acreditam que o resultado será melhor do que o ano anterior, em termos de faturamento. O evento é muito importante para todos os expositores pois possibilita recebermos, em um único espaço, clientes do Brasil inteiro e do Mercado Externo”, comemora Antonio Jorge, diretor de estratégia de negócios da Tilibra Brasil.
Já Fabio Hoffmann, diretor-presidente da Culturama, viu na Escolar Office uma excelente oportunidade de expandir os negócios para outras praças. “Além de recebermos nossos maiores clientes no estande, fechamos grandes negócios e tivemos a oportunidade de atender também clientes que têm sede em locais mais distantes e que não conseguimos visitar com tanta frequência. O crescimento da Feira Escolar é notório e ficamos muito satisfeitos com nossa participação”.
Outro destaque foi a visibilidade ao mercado de organização e ampliar no ponto de venda a oferta de produtos focados no tema, gerando ganhos para todo o ecossistema – expositores, lojistas e personal organizers. “A Feira Escolar, este ano, foi surpreendente! Nós pudemos abrir novos clientes. Foi muito bom encontrar clientes parceiros. Ficamos muito felizes em apresentar as nossas novidades, trocar experiências e fazer negócios, obviamente. Participar da Feira Escolar também significa participar do nosso mercado, é uma forma de apoiarmos, valorizarmos e nos posicionar no segmento. Eu acredito no nosso mercado, por isso eu invisto”, afirma Tayara Sihnel Kennerly, diretora comercial e de Marketing da Dello.
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