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O que os executivos e profissionais de Marketing devem priorizar em 2025

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Tempo de Leitura 5 min

DATA

31 de out. de 2024

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Artigos

O que os executivos e profissionais de Marketing devem priorizar em 2025
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O que os executivos e profissionais de Marketing devem priorizar em 2025

Apesar de 87% dos gestores globais de marketing preverem um aumento nos orçamentos para 2025, como revelou um estudo da Forrester, o ano que vem será marcado pela expectativa de otimizar gastos e aumentar a eficiência.

Em paralelo, os executivos e profissionais de marketing terão que lidar com um comportamento do consumidor cada vez mais volátil e a diversificação dos canais de venda, circunstâncias que exigem que as organizações se adaptem rapidamente para se manterem competitivas. 

Tudo isso, somado à pressão para adotar soluções tecnológicas em alta, não necessariamente condizentes com as necessidades das empresas, faz com que 2025 se apresente como um desafio significativo para os CMOs.

Portanto, para navegar por essas adversidades, é essencial que executivos e profissionais da área priorizem três aspectos fundamentais em seus modelos de negócios: a fusão entre marketing e tecnologia, a adoção de soluções tecnológicas adequadas e a manutenção de um senso de unidade na comunicação. Ao focar nesses pontos estratégicos, será possível maximizar a eficiência das operações e garantir o sucesso das campanhas.

Fusão de marketing com tecnologia

Como em todos os setores, o marketing em 2025 será marcado por uma integração cada vez mais profunda com a tecnologia, onde a aplicação de estratégias orientadas por dados será essencial para alcançar resultados concretos.

Grandes marcas, como Havaianas e Granado, já veem a tecnologia como parte integrante de suas operações, e o papel dos profissionais de TI, tradicionalmente distantes das ações de marketing, se aproxima cada vez mais desse setor. 

Em um contexto em que os clientes e suas interações com as marcas se fragmentam em diversos canais, e o comportamento do consumidor se mostra cada vez mais exigente, complexo e volátil, a tecnologia desempenha um papel central ao mapear processos e caminhos da jornada dos potenciais compradores, ajudando a identificar 80% das melhores rotas para converter vendas.

E, nesse cenário,  o domínio que os profissionais de TI têm sobre as ferramentas tecnológicas permitirá que as empresas compreendam com maior precisão essa jornada, identificando as melhores oportunidades de conversão. Portanto, em 2025, será essencial que os profissionais de marketing se aproximem da tecnologia e dos profissionais desse setor. 

Tecnologia adequada para a maturidade digital da empresa

Diante dessa fusão entre tecnologia e marketing, há um outro ponto extremamente importante a ser levado em consideração: o uso das soluções adequadas para a empresa. 

A escolha de tecnologias deve estar em sintonia com o nível de maturidade digital da organização. Nesse sentido, um dos maiores desafios para 2025 será a adoção de ferramentas que, de fato, atendam às necessidades específicas de cada organização. Isso porque soluções tecnológicas que estão no centro das atenções no mercado muitas vezes não são as mais adequadas para os negócios que ainda estão em fases iniciais de digitalização.

Por isso, é essencial que os executivos e profissionais de marketing invistam em tecnologias que sejam apropriadas para o estágio em que suas empresas se encontram, em vez de adotarem plataformas que estão em alta, mas que podem não entregar os resultados esperados. 

Ou seja, a base para uma operação de marketing mais eficaz e rentável em 2025 é fazer o básico bem feito, com tecnologias que realmente agreguem valor ao negócio. Dessa forma, os CMOs garantirão uma infraestrutura robusta e coerente. 

Senso de unidade de comunicação

Além dessa arquitetura tecnológica sólida e resiliente, em 2025 será essencial que as empresas mantenham uma comunicação unificada e consistente. 

Com o aumento exponencial de conteúdo digital, manter a consistência na comunicação será um dos principais desafios para os profissionais de marketing. O volume de pontos de contato com o consumidor é cada vez maior, e garantir que a mensagem da marca permaneça clara e coerente em todas as plataformas será crucial para construir e manter a credibilidade.

Logo, a unidade de comunicação precisa ser observada em cada detalhe — desde campanhas publicitárias até a embalagem de produtos. Marcas que não mantêm essa consistência correm o risco de confundir seus clientes e prejudicar a percepção que o público tem delas. Portanto, a mensagem deve ser tratada com seriedade em todos os materiais e comunicações que possuem valor de negócio, reforçando sua identidade e propósito.

O papel do DAM nesse cenário

E para garantir esse senso de unidade é preciso organizar e centralizar. Nesse sentido, a gestão de ativos digitais, conhecida também como DAM (Digital Asset Management), surge como uma solução estratégica para garantir a consistência da comunicação e facilitar o uso inteligente da tecnologia no marketing. 

Além de organizar e centralizar os recursos digitais de uma empresa, o DAM assegura que cada ativo esteja atualizado e acessível às pessoas corretas, viabilizando uma comunicação consistente. Ou seja, o DAM desempenha um papel central ao garantir que todos os ativos digitais estejam alinhados com as diretrizes de marca, possibilitando uma implementação mais eficiente e estratégica das campanhas. 

Consequentemente, para alcançar um crescimento sustentável em 2025, as empresas precisam alinhar suas estratégias de marketing com uma execução tecnológica eficiente, focada em resultados. O sucesso do go-to-market dependerá de como as organizações integrarão tecnologia, dados e comunicação de forma coesa, priorizando não apenas a inovação, mas também a adequação das soluções às suas reais necessidades.

Em um cenário de consumo cada vez mais fragmentado e complexo, empresas que investirem em tecnologias adequadas ao seu estágio de maturidade digital, unificarem sua comunicação e adotarem uma gestão inteligente de ativos digitais, estarão melhor posicionadas para conquistar o mercado de forma ágil e eficiente. Esse alinhamento estratégico não apenas garante a consistência e a relevância da marca, mas também pavimenta o caminho para um crescimento sustentável, permitindo que as organizações se destaquem em meio à competitividade crescente e às demandas de um consumidor cada vez mais exigente.

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Adalberto Generoso é cofundador e CEO da Yapoli

Adalberto Generoso

Cofundador e CEO da Yapoli

Cofundador e CEO da Yapoli, principal referência em gestão de ativos digitais do Brasil, que tem como clientes grandes nomes da indústria brasileira, como Flamengo, Petrobrás, Havaianas, Habib’s e Portobello. Generoso é empreendedor serial e tem mais de 10 anos de experiência em marketing digital. Já ganhou 3 Cannes Lions e mais 10 prêmios internacionais de publicidade digital. Foi um dos idealizadores do GuiaBolso e ex-sócio e CMO da Cheftime, foodtech adquirida em 2019 pelo GPA. Além disso, o executivo é mentor de marketing, tecnologia e growth para empresas e atua como palestrante para a turma do curso de Marketing Digital do Núcleo de Empreendedorismo Tech da USP.

AUTOR

Adalberto Generoso é cofundador e CEO da Yapoli

Adalberto Generoso

Cofundador e CEO da Yapoli

Cofundador e CEO da Yapoli, principal referência em gestão de ativos digitais do Brasil, que tem como clientes grandes nomes da indústria brasileira, como Flamengo, Petrobrás, Havaianas, Habib’s e Portobello. Generoso é empreendedor serial e tem mais de 10 anos de experiência em marketing digital. Já ganhou 3 Cannes Lions e mais 10 prêmios internacionais de publicidade digital. Foi um dos idealizadores do GuiaBolso e ex-sócio e CMO da Cheftime, foodtech adquirida em 2019 pelo GPA. Além disso, o executivo é mentor de marketing, tecnologia e growth para empresas e atua como palestrante para a turma do curso de Marketing Digital do Núcleo de Empreendedorismo Tech da USP.

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