MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

O que o investimento em Social Commerce da Amazon ensina às empresas?

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

28 de ago. de 2024

CATEGORIA

Notícias

No início de agosto, a Amazon fechou parcerias com o TikTok e com o Pinterest que permitem aos clientes comprarem produtos do e-commerce sem ter que sair das respectivas redes sociais. Basta vincular os perfis do TikTok e do Pinterest às contas da Amazon e, em seguida, comprar os produtos diretamente pelos anúncios da plataforma.

A estratégia é aumentar as vendas da plataforma, a tornando mais conveniente para os clientes. O modelo de social commerce vem ganhando força e ter uma empresa, como a Amazon, apostando no formato só mostra o tamanho do potencial de vendas que a estratégia possui.

Luiz Civille, gerente de desenvolvimento de negócios da Yandex Ads, afirma que esse investimento da Amazon reflete a tendência de plataformas sociais passam a se transformar em verdadeiros ambientes de compra, em vez de servirem apenas como locais de descoberta.

"A iniciativa da Amazon em integrar-se com plataformas como TikTok e Pinterest é uma estratégia esperada e ao mesmo tempo transformadora no ecossistema de compras online, especialmente quando se considera a evolução das jornadas de compra dentro de aplicativos sociais”, contou.

O executivo aponta que, ao permitir que usuários adquiram produtos diretamente dentro dos aplicativos, sem fricções e sem a necessidade de serem redirecionados para outros sites, a Amazon está criando uma experiência de compra fluida e intuitiva, que se alinha com os hábitos de consumo digital atuais.

“Do ponto de vista estratégico e tecnológico para todos os players envolvidos, os dados provenientes da jornada miram enriquecer os algoritmos e portanto a assertividade dos anúncios ao mesmo tempo que viabilizam a monetização de canais que antes eram apenas qualificados como 'topo de funil' com a devida atribuição”, analisa Luiz Civille.

O executivo aponta os desdobramentos futuros, que são positivos também para os donos de aplicativos em suas diversas categorias e tamanhos. “Agora eles conseguem vislumbrar um incremento na dinâmica de receita por meio da sua base de usuários, podendo então priorizar a estratégia de conteúdo para capturar e reter sua audiência", concluiu.

Por que investir em Social Commerce? 

O uso das redes sociais como canal de vendas continua a crescer no país. No primeiro semestre de 2024, quase dois milhões de pedidos nas pequenas e médias empresas online foram direcionados pelas divulgações nas redes sociais, um aumento de aproximadamente 27% em relação ao ano passado. Esse dois milhões representam 24% de todos os pedidos feitos no semestre (8,4 milhões), segundo dados são da Nuvemshop.

Em relação à cada plataforma social, o Instagram foi o maior responsável por direcionar as vendas das PMEs online com 89% dos pedidos, o que representa cerca de 1,6 milhão de pedidos. Já o Facebook representou 8,4% dos pedidos; YouTube 1,6%; e TikTok 0,9%.

De acordo com Babi Tonhela, gerente sênior do E-commerce na Prática – escola de e-commerce da Nuvemshop –, empreender no ambiente digital exige uma presença estratégica nas redes sociais. “Essas plataformas influenciam cada vez mais o comportamento de diferentes tipos de consumidor, e o sucesso de um negócio pode depender da capacidade do lojista de se adaptar e aproveitar as oportunidades que existem através dessas mídias", explica Babi.

Um exemplo de sucesso nas redes sociais é a loja de acessórios Ela Up, que utiliza a Nuvemshop Next, unidade de negócio focada em lojistas que faturam acima de 100 mil reais mensais e que buscam escalar seus negócios rapidamente. De acordo com Luisa Sampaio, fundadora, a loja vendeu 101% a mais no primeiro semestre deste ano em comparação ao ano passado, após investir em anúncios pagos e manter interações diárias com os clientes nas redes sociais.

“Além do crescimento que tivemos, a nossa taxa de recompra subiu de 24% para 47%. Nosso engajamento orgânico também melhorou significativamente, o que nos garante picos de vendas mensais durante promoções e lançamentos de novidades”, afirmou Luisa.

Leia também:Quem Disse, Berenice? passa a aceitar moedas do TikTok em vendas no app

Clube Mundo do Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

Device Theme
Device Theme
Device Theme