MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

O que esperar do chatbot GPT no Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

18 de abr. de 2023

CATEGORIA

Artigos

A Inteligência Artificial já é uma realidade em nosso dia a dia. Ela marca os nossos compromissos, nos atualiza sobre os principais acontecimentos do mundo, vai das organizações mais complexas até para as mais simples, como escolher as músicas de acordo com a preferência de cada usuário. Aos poucos, o que parecia distante, passou a fazer parte do nosso cotidiano, e humanos e robôs já têm convivido muito bem.

No mundo dos negócios não seria diferente. As empresas perceberam o quanto a IA poderia deixá-las bem mais competitivas e com serviços e produtos de mais qualidade, além de tirar seus colaboradores de funções totalmente mecânicas e colocá-los em áreas mais estratégicas.

A IA revolucionou a maneira de pensarmos, agirmos e convivermos. Entretanto, ainda há muito para falarmos sobre ela e o que ainda pode fazer em nossas vidas. Nos últimos meses, por exemplo, a chegada do Chatbot GPT ( e de outras IA's) deixou o debate mais quente sobre o tema.

Afinal, precisamos entender se essa nova ferramenta irá nos salvar, nos substituir ou fazer com que apenas sobrevivamos a ela. O exemplo mais comum é o Chatbot GPT, que foi criado por um laboratório de pesquisas em inteligência artificial dos EUA chamado OpenAI. O nome se refere a sigla de “Generative Pre-Trained Transformer” – se traduzirmos ficaria “Transformador pré-treinado generativo”.

A ferramenta é capaz de realizar infinitas tarefas, desde escrever artigos, notícias e redações escolares até criar códigos inteiros de programação ou ajudar a encontrar erros e bugs, traçar estratégias de vendas, compor músicas, produzir teses acadêmicas e diversas outras utilidades que seria impossível descrever neste artigo.

O chatbot GPT é um grande auxílio para automatizar tarefas rotineiras do marketing, como fazer pesquisas de mercado, gerar um texto otimizado para SEO e até mesmo criar descrição de produto. A ferramenta permite ainda escrever textos de diferentes gêneros, fazer traduções em vários idiomas, responder questionamentos e até mesmo resolver problemas lógicos.

Com tantas funcionalidades disponíveis, os profissionais de marketing precisam avaliar e entender melhor todos os recursos do sistema para usar em suas estratégias, já que se trata de uma alternativa viável e que pode trazer inúmeros benefícios para o setor. Além disso, o Meta e Google já anunciaram projetos semelhantes, por isso, precisamos estar de olho nos impactos que o chatbot GPT pode trazer para o nosso meio.

É bem possível que a experiência do consumidor seja mais satisfatória e os resultados do marketing apareçam de maneira mais positiva. Portanto, as empresas que souberem unir inteligência humana com inteligência artificial, certamente, serão bem-sucedidas.

A tecnologia não substitui as atitudes humanas

Toda tecnologia recém-chegada causa uma série de estranhamento e traz inúmeras discussões sobre os impactos dela em nossa vida. De início, qualquer ferramenta que entre em nosso meio gere algum tipo de benefício para a sociedade e nos “salve” de burocracias, certamente é vista como o mocinho da história.

O fato é que o Chatbot GPT é uma ferramenta que vai ganhar notoriedade e será indispensável nas empresas. Mas será preciso treiná-lo para que ganhe seu real valor e possa ser incrementado nas estratégias dos negócios de maneira confiável.

Sozinha, essa tecnologia não conseguirá cumprir seu papel, já que a interação humana é necessária no marketing. Mas quando usada pelo time para traçar estratégias, pode trazer resultados positivos e se tornar indispensável na comunicação.

*Nayara Anzolin é Head de Marketing da Paschoalotto

COMPARTILHAR ESSE POST

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Posts relacionados em

Artigos

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme