MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

O Marketing ficou pop no agro

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

26 de ago. de 2024

CATEGORIA

Artigos

O agro ficou pop no mundo dos negócios, graças à sua relevância na economia brasileira e em outros países. Segundo o último censo do IBGE, de 2021, o segmento representa, aproximadamente, 30% do PIB (Produto Interno Bruto) e emprega mais da metade dos profissionais ativos no Brasil, cerca de 28 milhões de pessoas. Ao mesmo tempo, a América Latina passou a ter uma relevância inédita na produção agrícola mundial. Com esse movimento, muitos grupos empresariais e marcas globais começaram a mirar o setor e a região, tornando o campo muito mais competitivo.

Paralelamente, impulsionado pelo avanço tecnológico, o agro passou a conviver com a biotecnologia nos insumos, a IoT (internet das coisas), telemetria e análises cada vez mais precisas, atingindo saltos na produtividade, rentabilidade e otimização da operação.

A pandemia de COVID-19 acelerou ainda mais o processo de digitalização no setor, incluindo a forma de se fazer marketing, de se relacionar e se comunicar com o mercado.  Há uma década, o foco estava principalmente na produção de materiais físicos e na participação em feiras, refletindo uma abordagem tradicional, tática e transacional.

A adoção de soluções digitais criou um cenário no qual testemunhamos a expansão de oportunidades, combinando o melhor dos mundos físico e digital, ou phygital – união das palavras físico (physical, em inglês) e digital, nos negócios empresariais. Com essa transformação, as marcas têm direcionado seus esforços para aprimorar a experiência do cliente e ampliar a compreensão das suas necessidades e preferências, tanto no aspecto do produto como nas formas de fortalecer relações e conexões, que se estendem em fluxo contínuo, além da venda.

Tendo a inovação como um dos seus valores, a Cibra lidera a jornada phygital no agro brasileiro. No contexto em que 94% dos produtores usam smartphones e 75% utilizam WhatsApp para fazer negócios, a empresa entende que o digital possibilita um alcance exponencial do público, além de conexões e modelos como o work from anywhere –trabalho remoto de onde o colaborador estiver. Esse mindset, inovador em sua essência, é único em um setor tradicional.

Em 2020, a CibraStore, e-commerce pioneiro no ramo, também revolucionou a oferta de fertilizantes, com a opção de compra ou conexão online. No ano seguinte, lançamos o CibraCoin, o primeiro criptoativo do mundo vinculado ao preço do fertilizante.

A Cibra inova, ainda, na forma de atendimento ao produtor rural, com a Cibele, engenheira agrônoma virtual, que entrou em ação para direcionar as demandas, dúvidas ou efetivar vendas.

O cliente escolhe a forma como prefere ser atendido e fazer a compra. Ele pode começar a conversa pelo e-commerce ou via Cibele, e se quiser terminar presencialmente, pode fazê-lo com o time de Vendas. A Cibra oferece várias possibilidades e combinações de jornada ao cliente. A isso, chamamos de “jornada phygital”.

Os marketplaces agro também surgiram como opção para atender o público. Pesquisa realizada pela consultoria McKinsey & Company, intitulada "A cabeça do agricultor na era digital", revela que 46% dos produtores brasileiros estão utilizando meios digitais nos negócios, sendo que o nível de adoção de tecnologias é 7% maior entre os brasileiros do que em outros lugares do mundo. Nesse contexto, a Cibra se destaca como a marca do agronegócio com a maior presença nas plataformas de marketplace especializadas no setor.

A abordagem multicanal e phygital proporciona uma experiência integrada e adaptável, assegurando que a empresa alcance os produtores rurais onde eles estiverem. É essencial reconhecer a importância de se estar presente nos canais em que o cliente se sente mais confortável, seja no mundo digital ou físico. O compromisso do marketing é entender as necessidades do cliente, empoderá-lo, dar escolhas, estar onde ele preferir, facilitando sua jornada para que o negócio aconteça.

*Kelly Nakaura é diretora de Comunicação, Marketing e Produtos da Cibra e professora convidada da ESPM, no curso Marketing Phygital no Agronegócio

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Artigos

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme