Uma questão comum no que diz respeito ao marketing é a seguinte: estamos nos concentrando mais na tecnologia ou nas pessoas? Apesar de ser uma questão pertinente, ela tende a simplificar a natureza do marketing do dia a dia. Desde o início, o foco do marketing é sempre nas pessoas. Abordamos as pessoas de maneiras diferentes agora que a tecnologia entrou em cena.
O marketing em seu princípio visa abordar o público por meio de mensagens, imagens seja em jornais e revistas. O objetivo de usar estes meios de comunicação e outras mídias é tentar impactar o comportamento por meio da psicologia de massa, pela atração emocional afetando o destinatário com sua capacidade e atenção voltada ao consumo. Essas mensagens são feitas com base nas necessidades e valores humanos.
O padrão das coisas mudaram e o marketing ainda precisava mudar. A publicidade programática, as redes sociais, as grandes análises de dados – são ferramentas que tornaram o marketing implementável de maneira mais eficiente. No entanto, estes são apenas instrumentos. O objetivo real permanece a mesma comunicação e conexão com as pessoas. A tecnologia nos deu uma compreensão melhor do comportamento e das tendências ao consumir. Os recursos de análise de dados nos fornecem uma imagem das atividades passadas e atuais de consumo para que possamos adaptar nossas campanhas de marketing de uma maneira que nunca teria sido possível antes.
Na verdade, cada campanha de marketing dependeria não apenas da precisão dos dados ou da complexidade das ferramentas, mas do poder de criar uma conexão emocional com as pessoas. Mesmo no cenário cada vez mais digital de hoje, as pessoas continuam a procurar marcas com as quais possam se conectar. Eles querem que suas necessidades e desejos sejam entendidos e apreciados. Portanto, independentemente da realização da campanha, todas as estratégias de marketing de sucesso de hoje seriam centradas em pessoas. Isso ocorre porque é graças à tecnologia que podemos agora atingir e segmentar as massas.
Um entendimento profundo dos valores emocionais e comportamentais das pessoas também notou apenas quando esse conhecimento é utilizado em mensagens que tenham uma conexão significativa com meu público. Ou seja, os vinhos apresentados em anúncios só podem ser lembrados se eu o vir devido ao grande tempo, o qual resultaria de uma ação eficaz.
O marketing de hoje depende do conhecimento de um indivíduo, mas no uso inteligente da tecnologia. Não importa o quão grande seja a nossa audiência-alvo, sem o conhecimento das pessoas, nos tornamos inúteis como comunicadores e inovadores. Assim, as campanhas podem não ser vistas ou esquecidas em alguns dias, e então a tecnologia seria inútil para o marketing: alcançar as pessoas. Pessoas, são quem forma o marketing.
O objetivo é nos conectar com os seres humanos. Mesmo que a tecnologia mude e aprimore continue alvo com a nova tecnologia, é essencial lembrar que o mercado alvo é formado por pessoas ao fim e ao cabo. Portanto, sempre deve-se considerar a tecnologia como um meio para um fim, mas não como um objetivo em si.
Aos profissionais de marketing, a proposta é simples. Invista tempo e recursos para compreender a fundo o seu público. Ao mesmo tempo, use a tecnologia para se reforçar. Compreenda os sentimentos, necessidades e valores da sua audiência. Crie mensagens que sejam genuínas, relevantes e interessantes o suficiente para se conectarem.
Somente assim podemos criar campanhas de marketing que não apenas envolvam, mas efetuem e alteram o comportamento do consumidor. E será somente por esse meio que conseguiremos ajustar a eficiência da tecnologia à empatia e ao conhecimento dos seres humanos.
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