O Boticário atendeu a um pedido antigo de sua comunidade e trouxe de volta dois clássicos da linha Boticollection: Portinari Memórias e Felicitá. Os relançamentos mantêm os olfativos originais, agora em nova apresentação, e refletem um processo robusto de social listening que envolveu mais de 100 mil consumidores nas redes sociais e pesquisas com revendedoras.
Mais do que uma estratégia de portfólio, o movimento busca reforçar a conexão afetiva entre marca e público, mostrando que clássicos não desaparecem, apenas evoluem. “Trazer de volta fragrâncias amadas não é apenas uma decisão de portfólio; é um gesto de respeito às memórias das pessoas que traduz essa escuta ativa e fiel — a mesma essência que marcou a vida de tanta gente, em uma roupagem nova, pronta para criar novas lembranças”, afirma Paulo Roseiro, diretor-executivo de Perfumaria, DEOs e Presentes do Grupo Boticário.
O relançamento também destaca a interseção entre arte e perfumaria, evidenciada no retorno de Portinari Memórias, inspirado na obra “Pipas”, de Cândido Portinari, preservada na embalagem e no storytelling. “As imagens que acompanham Portinari Memórias tocam a emoção de todos, independente da idade, ou da época. A universalidade do legado ‘portinariano’ brilhou, brilha e brilhará futuro afora”, comenta João Candido Portinari, filho do artista plástico.
Social listening como bússola de portfólio
O projeto de resgate da Boticollection reacendeu discussões nostálgicas nas redes e promoveu “batalhas de fragrâncias”, nas quais os consumidores votaram nos perfumes que mais gostariam de rever nas prateleiras. As pesquisas com revendedoras confirmaram a força de Portinari e Felicitá, que surgiram no topo da preferência e sinalizaram uma oportunidade de atender a pedidos históricos da comunidade, contemplando públicos feminino e masculino em um só movimento.
A estratégia reforça uma tendência crescente: marcas guiadas por dados, mas com apelo emocional, mostrando que insights coletados em canais digitais podem se converter em decisões de portfólio capazes de gerar engajamento, lealdade e vendas.
Felicitá (100 ml) – Oriental gourmand que combina notas cítricas no topo, buquê floral de lírio-do-vale, ylang ylang e rosa, sobre fundo de patchouli, baunilha, caramelo e âmbar. A nova apresentação valoriza o gesto de presentear com fita presenteável, ânfora em destaque e selo “edição especial”, convidando o público a “reviver seus melhores momentos com Felicitá”.
Portinari Memórias (100 ml) – Fougère amadeirado que une limão e bergamota à elegância de alecrim e lavanda, com toque de especiarias como noz-moscada, cravo e canela. No fundo, notas de cedro, vetiver e sândalo conferem sofisticação e aconchego. O cartucho reverencia o design original e mantém a ânfora como protagonista.
Leia também: Como Malbec se tornou sinônimo de perfumaria masculina e segue relevante após 20 anos de mercado
COMPARTILHAR ESSE POST







