MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

O Boticário, 3 Corações, Piracanjuba e Vivara figuram na lista das melhores marcas brasileiras do mundo

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

4 de dez. de 2024

CATEGORIA

Notícias

O Boticário, 3 Corações, Piracanjuba e Vivara figuram na lista das melhores marcas do Brasil

O Boticário, 3 Corações, Piracanjuba e Vivara figuram na lista das melhores marcas do Brasil, segundo a lista “World's Best Brands” feita pela revista Time, em parceria com o Statista. O levantamento global foi realizado com consumidores de diferentes países, incluindo Estados Unidos, Índia e Brasil. 

No Brasil, foram entrevistados 13.500 consumidores sobre cinco critérios principais: reconhecimento da marca, buzz social, simpatia, uso e lealdade. O resultado destacou as cinco principais marcas em 66 categorias, abrangendo empresas nacionais e internacionais que se destacaram na preferência do público.

Vestuário, sapatos e artigos de luxo têm Calvin Klein, Vivara, Gucci, Timberland, Nike, Adidas e Rolex como destaques. No segmento de bebidas, aparecem Heineken, 3 Corações, Leão, Del Valle, Piracanjuba, A Tal da Castanha, Coca-Cola e Smirnoff. Em eletrônicos, as marcas mais lembradas são Xiaomi, Gigabyte, JBL, Samsung, Samsung Galaxy, Amazon Echo e Playstation.

No setor de cosméticos e cuidados pessoais, figuram O Boticário, Rexona, Nivea, L’Oréal, Gillette e Colgate. Entre as empresas de serviços na internet, os mais bem avaliados foram Avast, Spotify e Buscapé. Em finanças e seguros, despontam Nubank, Porto Seguro e Unimed.

Na categoria de alimentação, destacam-se Nestlé Nescau, Catupiry, Cacau Show, Sadia, Kibon, Sadia Veg&Tal, Mãe Terra, Ruffles, Hellmann’s e Danone. No setor de hospitalidade e viagem, Azul, Ibis, McDonald’s e Decolar.com foram as eleitas como melhores.

Para eletrodomésticos, as marcas reconhecidas foram Nescafé/Dolce Gusto, Mondial, Electrolux e Brastemp. No segmento de mobilidade, Localiza, Chevrolet, Caloi e Uber lideraram. Por fim, no varejo, os consumidores elegeram C&A, Atacadão e Leroy Merlin como as preferidas.

Metodologia

De agosto de 2023 a outubro de 2024, o Statista coletou os dados por meio de um provedor de serviços de painel online para garantir uma amostra representativa. Na pesquisa, os entrevistados foram solicitados a identificar setores e categorias específicas nas quais possuem experiência. Nas perguntas subsequentes, eles puderam selecionar marcas que conheciam (consciência), marcas que reconheceram na mídia (burburinho social), marcas que preferiram (agradabilidade), marcas que usaram (uso) e marcas que usariam novamente (lealdade).

Creditos: Times, por iStock

Uma pontuação geral ponderada com base no reconhecimento da marca, buzz social, simpatia, uso e fidelidade foi calculada para cada marca em cada categoria. Os pesos das dimensões foram os seguintes:

Conscientização: 15%
Buzz social: 10%
Simpatia: 30%
Uso: 15%
Lealdade: 30%

Em cada categoria por país, a pontuação global da marca mais bem avaliada foi fixada em 100. Com base na pontuação da marca mais bem avaliada, as pontuações das marcas seguintes foram ajustadas em conformidade. Uma pontuação de 90, por exemplo, equivale a um resultado que cumpre 90% da pontuação do vencedor. Foram premiadas as cinco marcas com melhores resultados em cada categoria, para cada país-alvo.

Leia também: O Boticário é a marca mais lembradas pelos influenciadores no Dia dos Pais

COMPARTILHAR ESSE POST

Priscilla Oliveira

Editora

Jornalista especializada em Marketing e comunicação corporativa. Traduz temas complexos em conteúdos acessíveis e relevantes para profissionais da área.​

AUTOR

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar