O Dia dos Pais é a principal data do trimestre para o varejo e, atualmente, também para o marketing de influência. As datas intensificam as campanhas com criadores de conteúdo, alinhadas ao tema comemorativo. Um estudo feito pela Wake Creators mostrou que que há grandes oportunidades para as marcas que buscam desenvolver campanhas que vão além das promoções e se conectam emocionalmente com os consumidores.
Os entrevistados, compostos por mais 500 influenciadores da base da Wake, apontaram as marcas mais lembradas pelos criadores de conteúdo em campanhas de Dia dos Pais: O Boticário (35%), Natura e Renner (6%), C&A e Hering (4%) e Nike e Reserva (3%). Os creators também elegeram as marcas que desejam participar: O Boticário (17%), Natura (7%) e C&A e Renner (6%). Em seguida, estão Reserva, Riachuelo, Cacau Show e Nike (3%).
As estratégias de criação de conteúdo mais impactantes são: parcerias com marcas reconhecidas (66%), relato sobre experiências (61%), promoções e descontos exclusivos (52%), storytelling com pano de fundo para produtos (36%) e conteúdo educativo sobre produtos (15%).
A pesquisa também apontou o impacto das campanhas de Marketing de influência durante datas sazonais nos ganhos anuais dos criadores de conteúdo. Para 37% dos influenciadores esses ganhos representam até 30% do seu faturamento anual. Já 17% afirmaram que representam até 40% de sua receita, enquanto 12% indicaram que até 50% de seus ganhos anuais vêm de trabalhos feitos nesses períodos. Um menor percentual, 8%, mencionou que mais de 50% de seus ganhos anuais derivam dessas datas.
Ao comparar o Dia dos Pais com outras datas comemorativas como Dia das Mães, Natal e Dia dos Namorados no quesito engajamento, 49% dos influenciadores afirmam que as taxas não se alteram. Porém, 36% sentem as redes sociais mais movimentadas em relação ao engajamento, enquanto 15% percebem menos comentários e likes nesse período.
Nomes de destaque - Muitos homens têm angariado milhares de seguidores em suas redes sociais ao estimular outros pais a assumirem mais protagonismo na criação de seus filhos. Para eles, essa é uma das datas mais importantes do ano. Pesquisa da Wake Creators revelou os influenciadores brasileiros mais admirados quando o tema é paternidade: Eliezer (4.4M), Marcos Mion (22.2M), Cocielo (23.9M), Bruno Gagliasso (22.2M) e Piangers (2.4M).Leia também: Reserva lança campanha de Dia dos Pais inspirada em Ayrton Senna
COMPARTILHAR ESSE POST