Um aperto de mãos simboliza um acordo. Partindo dessa interpretação, o Mercado Livre lançou a campanha “De Mãos Dadas” para propor mais diálogo para a sociedade brasileira, que passa por um momento de crescente polarização política e que convive com episódios recorrentes de intolerância.
Tanto o nome da campanha quanto a sua essência fortalecem a semiótica do logo da marca: duas mãos que, em um aperto, chegam a um consenso após tratativas pautadas pelo diálogo entre as partes envolvidas. Assim, a iniciativa convida todas as pessoas a refletir sobre a importância e a possibilidade de conviver com diferentes pontos de vista.
Dentre os temas abordados pela ação estão a rivalidade no esporte e a intolerância política e religiosa. Além disso, a narrativa destaca que a imparcialidade de uma imprensa livre e confiável é a peça-chave para o consumo de informações que promovem a divergência saudável de ideias e pontos de vista.
Desenvolvida com a agência GUT, a campanha se desdobra ao longo do mês de agosto, sendo composta por filmes para televisão aberta e fechada, além de ativações nos ambientes digitais, que inclui uma página dedicada ao movimento e anúncios impressos centrados no aperto de mãos como sinal de respeito.
Adicionalmente, a ação conta com a trilha sonora de Erasmo Carlos, com uma releitura da canção 'Gente Aberta'. Segundo Thais Souza Nicolau, diretora de Branding do Mercado Livre na América Latina, a campanha mostra que está tudo bem não concordar com tudo que o outro pensa, desde que haja respeito, e dar as mãos e aceitar a opinião do outro não significa dar o braço a torcer.
Leia também: Xbox e OPI criam edição limitada de controle com venda exclusiva no Mercado Livre
COMPARTILHAR ESSE POST