O isolamento social é um dos maiores desafios para a saúde física e mental das pessoas na atualidade. Em uma pesquisa realizada pela Nivea, 86% dos participantes afirmaram sentir os impactos diretos da solidão. Além disso, um em cada quatro entrevistados (25%) relatou sentir-se sempre ou frequentemente isolado nos últimos 12 meses. Analisando as causas do isolamento, 27% enxergam a falta de recursos financeiros, seguida da discriminação, exclusão e bullying (22%) e da idade (17%), como grandes obstáculos.
Em resposta ao crescente desafio da desconexão social, a empresa lançou o propósito global Nivea Conecta, que busca promover conexões verdadeiras, especialmente entre pessoas e grupos marginalizados que enfrentam exclusão devido a preconceitos e questões socioculturais.
O objetivo da companhia é abordar o isolamento sob uma perspectiva mais ampla, compreendendo que o afastamento social impacta não apenas indivíduos, mas comunidades inteiras.
Diálogos de inclusão
Para impactar essas comunidades, a companhia baseia suas ações em três pilares fundamentais: Educação & Conhecimento, oferecendo capacitação profissional, orientações e suporte educacional para melhorar a qualificação e ampliar as oportunidades; Conexões Verdadeiras, promovendo interações autênticas que fortaleçam laços sociais e comunitários, ajudando a combater o isolamento; e Resiliência, visando aprimorar a capacidade das pessoas de enfrentar desafios.
A alavancagem da estratégia se dará por meio da inclusão produtiva, impulsionando o empreendedorismo e a empregabilidade para a construção de uma vida adulta com mais autonomia e sustentabilidade financeira para quem vive em vulnerabilidade social.
A marca quer criar oportunidades de inclusão e diálogo em suas ações globais de Cuidado. Para Ligia Annunziato, Head de Diversidade, Equidade e Inclusão de Nivea, o isolamento social não é apenas o distanciamento físico entre as pessoas, mas “a não ocupação de ambientes que deveriam ser ocupados socialmente por direito”.
A executiva acrescenta que a plataforma quer mudar essa realidade, uma vez que metade das pessoas afetadas sofrem um declínio na sua saúde física e mental, aumentando os riscos de depressão, ansiedade e sentimento de impotência.
Esse é o quarto ano da jornada de propósito da companhia, que lançou durante a pandemia ‘O Toque que Transforma e Inspira Conexões’ em um contexto em que o toque se tornou mais simbólico do que físico, representando a necessidade de mantermos laços afetivos e conexões humanas, mesmo à distância. Desde então, já foram investidos R$ 10 milhões em ações de transformação social, impactando positivamente mais de 100 mil pessoas.
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