MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Neurociência e Soft Skills: aprender é diferente de desenvolver habilidade

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

29 de mai. de 2023

CATEGORIA

Carreira

No primeiro artigo dessa série conversamos sobre a importância das soft skills e a possibilidade de treiná-las. Hoje quero contar um pouco sobre como podemos fazer isso na prática.

Quando comecei a trabalhar com neurociência aplicada em uma empresa de neuromarketing, mergulhei nos estudos e na prática para entender a fundo as bases biológicas do comportamento, especialmente o comportamento do consumidor. Durante 8 anos imersa nesse tema, aprendi e compartilhei com clientes e alunos muito sobre o assunto: sobre as formas de mapear o comportamento e as emoções do consumidor e sobre os fatores que influenciam as suas decisões.

Mas com o tempo, algo começou a me incomodar: eu tinha dificuldade com o meu próprio comportamento! Um exemplo, que pela minha experiência acontece com muitos, era a minha incapacidade de lidar com momentos de alta irritação, ou eu explodia ou eu suprimia minhas emoções. Não tinha uma resposta emocional que fosse boa para as minhas relações e para conduzir o meu trabalho de forma saudável. Eu tinha consciência do que me incomodava e era capaz de perceber determinados padrões, mas não sabia o que fazer em relação a isso. Como mudá-los? Como desenvolver e melhorar minhas capacidades socioemocionais? Foi quando eu entendi que precisava ir além naquilo que eu já havia aprendido!

Quando pensamos em desenvolver uma habilidade comportamental, a primeira coisa que precisamos entender é que o funcionamento do nosso cérebro e, portanto, o nosso comportamento, é baseado majoritariamente em processos não-conscientes. Ou seja, nós agimos por padrões e hábitos.

Depois, precisamos entender que desenvolver um determinado comportamento não é um aprendizado simplesmente teórico. Ele é prático e é o que chamamos de aprendizado de procedimento. É assim que parte da nossa memória implícita funciona, é como aprender a andar de bicicleta. Imagine-se ensinando uma criança a fazer isso... Provavelmente, você usaria palavras de ordem como “Pedala!” “Equilibra!” “Vai!” “Cuidado!” Mais que isso, seria muita paciência e umas palmas de incentivo.

A criança vai precisar praticar para saber o que fazer e, enfim, ficar boa nessa atividade. Talvez primeiro precise de rodinhas, depois vai aprender a andar sem elas... Não é possível ensinar ou aprender a andar de bicicleta apenas com palavras. Com o comportamento é igual, precisamos praticar, fazer para aprender e transformar! No início isso pode parecer difícil e até desconfortável, mas depois de exercitar conseguimos estabelecer um novo padrão comportamental. Só então ele se torna automático, mais fácil e confortável.

Imagino que você esteja se perguntando, então como é possível desenvolver uma habilidade comportamental? Os três passos a seguir podem te ajudar nesse caminho.

1. Identifique seus padrões: Uma vez que funcionamos majoritariamente de forma não-consciente e automática, o primeiro passo é tentar perceber os seus padrões comportamentais. Sem reconhecer o problema, não é possível trabalhar nele. Talvez essa etapa seja tão difícil quanto a mudança em si. Há formas de praticar esse reconhecimento, uma delas é começar a observar seus padrões corporais e a mudança deles em uma situação de uma forte emoção e como você responde a ela.2. Aprenda sobre o comportamento desejado: apesar de não desenvolvermos uma habilidade comportamental por argumentos e palavras, é importante saber para onde estamos olhando, o que fazer e por que fazer. Procurar fontes confiáveis, cursos e profissionais qualificados são maneiras de adquirir conhecimento sobre o que queremos desenvolver.3. Treine a habilidade desejada: assim como no exercício físico, não ficamos fortes ou treinados apenas lendo como executar a atividade. Essa é a hora de colocar em prática o que foi aprendido através de exercícios comportamentais. Cada habilidade demanda ferramentas diferentes para o seu desenvolvimento, mas em qualquer uma delas, a repetição e a consistência são fundamentais para que essa habilidade seja cultivada e se torne um novo hábito.

Deixo aqui o convite para que você comece a observar seus padrões e perceba quais são os comportamentos que deseja desenvolver. Nas nossas próximas conversas vamos visitar algumas habilidades comportamentais fundamentais para um profissional do marketing e entender como é possível praticá-las. Até lá!

10 Softs Skills Obrigatórias

COMPARTILHAR ESSE POST

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Posts relacionados em

Carreira

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

Device Theme
Device Theme
Device Theme