No primeiro artigo dessa série conversamos sobre a importância das soft skills e a possibilidade de treiná-las. Hoje quero contar um pouco sobre como podemos fazer isso na prática.
Quando comecei a trabalhar com neurociência aplicada em uma empresa de neuromarketing, mergulhei nos estudos e na prática para entender a fundo as bases biológicas do comportamento, especialmente o comportamento do consumidor. Durante 8 anos imersa nesse tema, aprendi e compartilhei com clientes e alunos muito sobre o assunto: sobre as formas de mapear o comportamento e as emoções do consumidor e sobre os fatores que influenciam as suas decisões.
Mas com o tempo, algo começou a me incomodar: eu tinha dificuldade com o meu próprio comportamento! Um exemplo, que pela minha experiência acontece com muitos, era a minha incapacidade de lidar com momentos de alta irritação, ou eu explodia ou eu suprimia minhas emoções. Não tinha uma resposta emocional que fosse boa para as minhas relações e para conduzir o meu trabalho de forma saudável. Eu tinha consciência do que me incomodava e era capaz de perceber determinados padrões, mas não sabia o que fazer em relação a isso. Como mudá-los? Como desenvolver e melhorar minhas capacidades socioemocionais? Foi quando eu entendi que precisava ir além naquilo que eu já havia aprendido!
Quando pensamos em desenvolver uma habilidade comportamental, a primeira coisa que precisamos entender é que o funcionamento do nosso cérebro e, portanto, o nosso comportamento, é baseado majoritariamente em processos não-conscientes. Ou seja, nós agimos por padrões e hábitos.
Depois, precisamos entender que desenvolver um determinado comportamento não é um aprendizado simplesmente teórico. Ele é prático e é o que chamamos de aprendizado de procedimento. É assim que parte da nossa memória implícita funciona, é como aprender a andar de bicicleta. Imagine-se ensinando uma criança a fazer isso... Provavelmente, você usaria palavras de ordem como “Pedala!” “Equilibra!” “Vai!” “Cuidado!” Mais que isso, seria muita paciência e umas palmas de incentivo.
A criança vai precisar praticar para saber o que fazer e, enfim, ficar boa nessa atividade. Talvez primeiro precise de rodinhas, depois vai aprender a andar sem elas... Não é possível ensinar ou aprender a andar de bicicleta apenas com palavras. Com o comportamento é igual, precisamos praticar, fazer para aprender e transformar! No início isso pode parecer difícil e até desconfortável, mas depois de exercitar conseguimos estabelecer um novo padrão comportamental. Só então ele se torna automático, mais fácil e confortável.
Imagino que você esteja se perguntando, então como é possível desenvolver uma habilidade comportamental? Os três passos a seguir podem te ajudar nesse caminho.
1. Identifique seus padrões: Uma vez que funcionamos majoritariamente de forma não-consciente e automática, o primeiro passo é tentar perceber os seus padrões comportamentais. Sem reconhecer o problema, não é possível trabalhar nele. Talvez essa etapa seja tão difícil quanto a mudança em si. Há formas de praticar esse reconhecimento, uma delas é começar a observar seus padrões corporais e a mudança deles em uma situação de uma forte emoção e como você responde a ela.
2. Aprenda sobre o comportamento desejado: apesar de não desenvolvermos uma habilidade comportamental por argumentos e palavras, é importante saber para onde estamos olhando, o que fazer e por que fazer. Procurar fontes confiáveis, cursos e profissionais qualificados são maneiras de adquirir conhecimento sobre o que queremos desenvolver.
3. Treine a habilidade desejada: assim como no exercício físico, não ficamos fortes ou treinados apenas lendo como executar a atividade. Essa é a hora de colocar em prática o que foi aprendido através de exercícios comportamentais. Cada habilidade demanda ferramentas diferentes para o seu desenvolvimento, mas em qualquer uma delas, a repetição e a consistência são fundamentais para que essa habilidade seja cultivada e se torne um novo hábito.
Deixo aqui o convite para que você comece a observar seus padrões e perceba quais são os comportamentos que deseja desenvolver. Nas nossas próximas conversas vamos visitar algumas habilidades comportamentais fundamentais para um profissional do marketing e entender como é possível praticá-las. Até lá!
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