MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

Natura e o relacionamento com o consumidor como bússola de tendências

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

1 de set. de 2023

CATEGORIA

Notícias

Como você explicaria o significado da palavra tendência? Comumente, uma das maneiras mais eficientes de explicação é a ilustração por meio de um exemplo. No Brasil, quando o assunto é tendência, mais especificamente, o estudo e a aplicação destes índices ao campo do Marketing, a Natura se destaca como um modelo a ser seguido.

Ao longo dos 54 anos de existência, a empresa percebeu que o exercício de identificação das tendências relevantes para o setor de beleza exige um olhar atento para os agentes que se encontram do lado de fora do círculo industrial. “Identificar tendências passa por respirar a vida. Nessa área, temos o privilégio de estar antenados o tempo inteiro”, explicou Denise Coutinho, Diretora de Marketing da Natura, em bate-papo com o Clube Mundo do Marketing.

Para empresas que prezam pela construção de bons relacionamentos com os clientes, o exercício de conhecer o público a fundo - seus anseios, vontades, desejos e ansiedades - se torna a tendência número um. “Precisamos entender como a mulher está sendo vista, como o homem está sendo visto. Para isso, sempre tivemos muita ligação com parceiros da área da filosofia e antropologia, que contribuem para o nosso aprofundamento nas camadas humanas. Isso nos permite saber o que devemos esperar dos nossos consumidores no futuro e como podemos estar em sintonia com eles”, prossegue.

Consumidores por trás das pautas para o presente e para o futuro  No país, 67% das pessoas afirmam possuir o hábito de procurar sobre as práticas ESG (Environmental, Social and Governance) de uma empresa antes de adquirir um produto, conforme aponta o Relatório ESG e Sustentabilidade, realizado pela Opinion Box. “Sustentabilidade é uma pauta que vem crescendo cada vez mais. Outro assunto que vem ganhando força é o comportamento da mulher empoderada, que busca o seu lugar e dá força às conversas sobre a equidade de salários e motiva as empresas a buscarem, cada vez mais, mulheres para assumir cargos de liderança. Essa é uma tendência fortíssima”, comenta a Diretora de Marketing. Adicionalmente, 78% dos consumidores no país concordam que a diversidade é um tema que deve fazer parte do dia-a-dia de marcas e empresas, e 60% afirmam que não consomem produtos de marcas com comportamentos preconceituosos. “A tendência da diversidade também é muito forte, e traz uma série de diversidades juntas. Esta é uma pauta que trabalhamos bastante internamente. Acreditamos que a empresa deve seguir o ‘walking the talk’. Não dá pra falar uma coisa e não praticá-la internamente”, avalia.

Indicando uma trilha segura em meio a um ambiente de mudanças, as tendências permitem que empresas do setor de cosméticos comecem a trabalhar junto a públicos mais amplos. “Outra forte tendência diz respeito ao repensar da figura do homem. Hoje, temos novas masculinidades, que saem da coisa do machão, sexy, que pega todas as mulheres, e alcançam o homem em um outro lugar, num outro contexto, como um cara legal, interessante, mais sensível, que se permite ser quem verdadeiramente é”, finaliza Denise.

Leia também: Natura e a missão de dissolver os estereótipos impostos pela indústria da beleza

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme