MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Participe do cmo summit 2025

Oferta Relâmpago

CMO Summit 2025!

Mulheres são maioria dos criadores de conteúdo no Brasil

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

17 de abr. de 2025

CATEGORIA

Notícias

As mulheres representam 87% dos criadores de conteúdo no Brasil, conforme aponta o novo “Censo de Criadores de Conteúdo no Brasil”, da Wake Creators. Com quase cinco mil participantes, o levantamento oferece um retrato detalhado sobre quem são os influenciadores do país, como atuam, quais são seus desafios e perspectivas.

Em relação à faixa etária, a Geração Millennial (entre 27 e 46 anos) lidera com 71% dos participantes, seguida pela Geração Z (de 18 a 26 anos), que representa 24%. Geograficamente, a concentração maior está na região Sudeste, com 56% dos criadores, seguida pelo Nordeste, com 18%, o Sul, com 14%, o Centro-Oeste, com 8%, e o Norte, com 4%.

O estudo também confirma a força dos micro influenciadores, que têm ganhado cada vez mais relevância nas estratégias das marcas. 83% dos criadores têm até 100 mil seguidores. Entre eles, uma grande parte possui entre 10 mil e 50 mil, demonstrando que a proximidade com o público e o alto engajamento são diferenciais importantes na comunicação digital atual.


Apesar do crescimento da profissão, a monetização ainda é um desafio significativo. Apenas 9% dos criadores têm na produção de conteúdo sua principal fonte de renda. A Geração Z, no entanto, se destaca como a mais bem posicionada nesse aspecto, indicando maior adaptação ao ambiente digital e a novas formas de geração de receita.

Outro ponto que chama atenção é a falta de liberdade criativa. De acordo com o censo, 41% dos influenciadores afirmam que não têm autonomia total em seus trabalhos ou que ela se limita a apenas alguns projetos. Muitos relatam que ainda existe um controle excessivo das marcas sobre a narrativa das campanhas, o que impacta diretamente na autenticidade da mensagem.

O estudo também evidencia que a influência digital já é vista como uma carreira desejada por grande parte dos jovens. Cerca de 75% dos brasileiros nessa faixa etária manifestam o desejo de atuar como criadores de conteúdo. No entanto, a estrutura profissional ainda é escassa. A maioria não consegue viver exclusivamente da produção de conteúdo e 86% gerenciam suas carreiras sozinhos, sem apoio especializado.


Para Julia Affonseca, diretora de Negócios e Operações da Wake Creators, dar visibilidade a esses dados é essencial para a evolução do setor. Os bastidores da creator economy e seus impacto no mercado ainda são pouco falados, e por isso, é essencial dar voz aos criadores para trazer dados concretos que ajudem a entender quem são, como trabalham, quais suas dores e expectativas.

Ela destaca a urgência de se ampliar os debates sobre estrutura e profissionalização da área, já que estamos diante de uma geração que já enxerga a influência como profissão. Mas, para que ela seja de fato viável, é preciso avançar em regulamentação, boas práticas e educação sobre o mercado. Isso é especialmente importante para criadores de nicho e de comunidades, que muitas vezes atuam de forma independente, com pouco acesso a recursos, formação e oportunidades.

Leia também: Hiperprofissionalização: a palavra da vez no mercado de Influência

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme