A participação no Big Brother Brasil sempre foi encarada por muitos brasileiros como um caminho rumo ao estrelato. E a era da internet, marcada pela transformação de pessoas comuns em influencers que ocupam prateleiras de exposição antes inimagináveis parece ter extrapolado essa percepção.
Participante da atual edição do reality, a comerciante paulista Beatriz Reis possuía cinco mil seguidores no Instagram no momento em que entrou na casa. Agora, um mês após o início do programa, Beatriz coleciona 2,9 milhões de seguidores somente na plataforma.
O brother Davi Brito é um caso semelhante: com perfil recém-criado para o BBB e menos de 100 seguidores no dia do anúncio, ele já se aproxima dos dois milhões de followers na plataforma. Outro grande destaque entre os até então desconhecidos é Isabelle Nogueira, que atraiu 934 mil novos seguidores, chegando à marca de 1,2 milhão.
Mas o grande destaque em termos de followers adquiridos é Yasmin Brunet. Desde que chegou à casa, a modelo conquistou 2,6 milhões de novos seguidores, chegando aos 7 milhões.
Os monitoramentos, realizados pela NetCos, agência especializada em Marketing de influência, ajudam a identificar alguns dos ingredientes para o sucesso nas redes sociais. Para Marta Cardoso, head of data da NetCos, Beatriz, Davi e Isabelle destacam-se nas redes, neste início de temporada, pois rapidamente conquistaram o público – seja através de suas histórias de vida e carisma, seja por conflitos dentro da casa.
O estudo mostra, também, que a exposição do BBB pode gerar impactos negativos ou neutros sobre determinado participante. O cantor Rodriguinho, autor de comentários misóginos sobre Yasmin, ganhou 1 milhão de seguidores, mas colecionou menções negativas nas redes sociais.
Em função disso, a NetCos prevê que, embora o reality impacte profundamente a presença digital dos participantes, poucos poderão explorar o crescimento com destaque ao sair da casa. Segundo Cardoso, a nova dinâmica digital que permeia os participantes do BBB reforçam a lição de que as marcas não devem se apegar a números absolutos em redes sociais para escolher a melhor estratégia de Marketing, especialmente na hora de definir os influenciadores de suas iniciativas.
A head of data ressalta que a comunicação e a conduta dos participantes é o que pode gerar bons encontros com os objetivos das campanhas, e portanto, é fundamental entender o perfil de cada pessoa e do produto ou serviço a ser comunicado caso a caso.
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