MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Metade dos candidatos a emprego no país utilizam IA para confeccionar o currículo

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

31 de jan. de 2024

CATEGORIA

Notícias

Os impactos da Inteligência Artificial sobre o mercado de trabalho alimentam amplas discussões sobre os benefícios e os malefícios ocasionados pelo avanço tecnológico. Apesar do já conhecido receio dirigido às ferramentas de IA, metade dos candidatos a emprego no Brasil já utilizaram recursos generativos para a confecção de currículos (CV), conforme apontam dados divulgados em um estudo conduzido pelo Canva.

O levantamento aponta, também, que deste total, 92% repetiriam o uso das ferramentas ao criar um novo currículo ou ao atualizar o existente. As justificativas para isso variaram entre a facilitação da criação do documento (85%), economia de tempo (84%) e o despertar de uma sensação de criatividade nos autores (77%).

Adicionalmente, o Canva contratou a empresa de pesquisa Sago para consultar gestores de contratação. Neste recorte, 38% dos profissionais entrevistados disseram gastar até três minutos lendo um currículo antes de determinar se o candidato é adequado para a função, o que evidencia a importância de layouts bem construídos e que facilitem a leitura e a localização das informações do candidato.

Menos da metade (48%) dos gestores de contratação disseram estar muito satisfeitos com a aparência dos CVs que analisaram em 2023. Isso se reflete na forma de autocrítica para boa parte dos que buscam por uma oportunidade: apenas metade (52%) dos candidatos a vagas dizem estar muito satisfeitos com a aparência do próprio currículo.

Outro ponto importante levantado pelo estudo diz respeito à preferência dos gestores de contratação por currículos interativos e visuais em detrimento aos CVs em texto. 81% dos gestores de contratação acreditam que os documentos exclusivamente textuais devem se tornar obsoletos nos próximos cinco anos.

Finalmente, os portfólios digitais aparecem como um elemento diferenciador nos processos seletivos. Embora apenas 39% dos candidatos a vagas no Brasil incluam os seus portfólios digitais nas suas candidaturas, 36% dos gestores de contratação os consideram muito importantes num processo seletivo.

Leia também: 3 insights de tecnologia e consumo para 2024, segundo a Meta

MBA Mundo do Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

Device Theme
Device Theme
Device Theme