A Meta publicou detalhes sobre o desenvolvimento do Movie Gen, um novo gerador de vídeos alimentado por IA. A ferramenta é capaz de produzir imagens em alta definição, completas com som – recursos semelhantes ao pacote oferecido pelo Sora, modelo de texto para vídeo desenvolvido pela OpenAI.
Tal como o concorrente, o Movie Gen usa entradas de texto para gerar automaticamente novos vídeos, além de editar filmagens existentes ou imagens estáticas. O áudio adicionado aos vídeos também é gerado por IA, combinando as imagens com sons ambientes, efeitos sonoros e música de fundo.
Além de gerar novos clipes, a Meta afirma que o Movie Gen é capaz de criar vídeos personalizados a partir de imagens ou pegar um vídeo existente e alterar diferentes elementos, alterando estilos e transições ou simplesmente adicionando novos elementos criativos à composição.
Apesar de promissor, o Movie Gen ainda não está disponível ao público – e não se sabe ao certo quando os acessos serão liberados. Em um post no Threads, Chris Cox, Diretor de Produtos da Meta, afirmou que a empresa ainda não está pronta para lançar o produto “tão cedo”, visto que ajustes técnicos ainda são necessários.
Do lado oposto do entusiasmo
Ao longo do ano, campanhas criadas exclusivamente com o auxílio da IA chamaram a atenção do público, que de forma geral, não se mostrou tão empolgado com a novidade. Por aqui, noticiamos os cases do McDonald’s, que lançou uma peça feita 100% por IA no Japão, e o semelhante trabalho realizado pelo PicPay.
Entre as preocupações e descrenças elencadas pelos impactados, destacam-se as afirmações de que os geradores de imagens por IA carregam consigo um grande potencial para usos prejudiciais. Reclamações sobre a artificialidade dos vídeos, imagens e sons gerados pelas ferramentas também são recorrentes.
Há, também, uma preocupação sobre o licenciamento dos materiais utilizados pela IA durante a criação dos vídeos. Em um post específico, a Meta explicou que treinou o Movie Gen com "uma combinação de conjuntos de dados licenciados e disponíveis publicamente", mas não especificou quais.
Criadores como cineastas, fotógrafos, artistas, escritores e atores também estão preocupados com o impacto dos geradores de IA em seus meios de vida, e a IA tem sido uma parte central de várias greves, incluindo as históricas greves conjuntas em Hollywood, no ano passado.
*Com informações de The Verge
Leia também: Piracanjuba utiliza IA para colocar fotos de pessoas desaparecidas nas embalagens
COMPARTILHAR ESSE POST