O McDonald’s do Japão mandou ao mundo um recado sobre o potencial da Inteligência Artificial para as produções publicitárias criativas. No mês passado, a marca veiculou sua primeira campanha construída inteiramente a partir de IA – desde a criação do roteiro até a atuação da influencer escolhida para estrelar a ação.
A campanha nasceu de uma parceria entre o McDonald’s, o estúdio criativo LumaLabsAI e a influenciadora virtual Kaku Drop, seguida por 376 mil pessoas no Instagram. Os especialistas em IA dispensaram a contratação de diretores e roteiristas e delegaram à tecnologia a função de criar o roteiro e os ambientes exibidos na peça.
As sequências de imagens são estreladas por Kaku Drop, que aparece interagindo com as batatas fritas do McDonald’s em diversos cenários e situações. A combinação entre a influenciadora virtual e os ambientes exibidos ao longo do vídeo foram desenvolvidos de acordo com as preferências dos consumidores japoneses, em especial, os mais jovens.
Este grupo de clientes, aliás, desempenhou um papel importante para que a marca apostasse na campanha. Extremamente popular entre a Geração Z japonesa, Kaku Drop convida os jovens do país a interagirem com a marca em uma interação inédita, personalizada para o grupo.
Fora do Japão, no entanto, a campanha foi bastante criticada pelos internautas no Instagram. Muitos reforçaram a ideia de que a Inteligência Artificial estaria “roubando” os empregos de modelos e roteiristas, enquanto outros chamaram a peça de “fake” e “artificial”, sem potencial para engajar consumidores humanos.
Cabe ressaltar que a ação foi desenvolvida exclusivamente para o mercado japonês e, portanto, não há previsão de que a campanha chegue a outros países.
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