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Memórias, afeto e proximidade marcam campanhas de Dia dos Pais

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Tempo de Leitura 6 min

DATA

10 de ago. de 2023

CATEGORIA

Criatividade

Na reta final da semana que antecede o Dia dos Pais (13), marcas e empresas estão intensificando as campanhas para atrair os membros do já tradicional clube de consumidores que, como sempre, deixam as compras para a última hora.

Neste ano, 39% dos brasileiros planejam gastar mais com os presentes para os pais do que fizeram na mesma ocasião, em 2022, conforme aponta uma pesquisa realizada pelo Mercado Pago. O aumento terá impacto direto nas receitas do comércio nacional, e uma projeção feita Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) aponta para a movimentação de R$ 26,94 bilhões ligados à data.

Outra característica marcante deste dia dos pais está relacionada ao teor das campanhas de Marketing de algumas das principais empresas do país. Até aqui, marcas como Kenner, Aramis Inc. e Hering apostam em mensagens que ressaltam a sinergia entre pais e filhos. As peças buscam reduzir o peso das diferenças geracionais e incentivar a aproximação entre os dois lados desde o início da paternidade.

Seguindo essa linha comunicacional, O Boticário lançou a campanha “Instinto Paterno”, que retrata de forma sútil os primeiros seis dias na vida de um pai. Já o Mercado Livre aposta na campanha “Original Como o Pai”, que destaca as habilidades empregadas pelos pais na hora de driblar os desafios inesperados da rotina e incentiva os seus filhos a serem tão originais quanto eles na hora da escolha do presente.

Outras marcas, como Vivo, Natura, e Reserva também desenvolveram ações para a data. Confira o que as empresas estão fazendo:

Mercado Livre

Para dar vida à campanha “Original Como o Pai”, o Mercado Livre preparou uma seleção de mais de 10 milhões de produtos, com descontos que podem chegar a até 60%, para que os filhos possam utilizar toda a criatividade na hora de presentear os pais.

A curadoria dos ítens selecionados levou em consideração a singularidade dos perfis de consumo de cada pai, e abrange categorias como moda e beleza, celular e informática, televisores e ferramentas.

Sobre a ação, a diretora de Branding do Mercado Livre na América Latina, Thais Souza Nicolau, comenta que o conceito da campanha foi pensado para traduzir as memórias que demonstram a singularidade dos pais brasileiros, estimulando o público a ser tão criativo e original quanto eles.

A campanha terá ativações OOH (Out of Home) e inserções no ambiente digital, com publicações em diversas redes sociais e ações com influenciadores no TikTok e Instagram, e fica no ar até 13 de agosto, com uma landing page com os produtos selecionados.

O Boticário

A campanha “Instinto Paterno”, de O Boticário, busca reforçar a importância da conexão necessária para uma jornada de amor e cumplicidade entre pais e filhos, retrata os primeiros seis dias na vida de um pai, e desperta um questionamento: "até quando vamos achar que 5 dias são suficientes?".

A pergunta se refere às reflexões sobre a licença parental como um benefício para os pais. Para Fernando Duarte, diretor-executivo de Criação da AlmapBBDO, agência que assina a autoria da campanha, a provocação sobre a licença-paternidade é um jeito de convocar o questionamento da sociedade e, ao mesmo tempo, provocar a reflexão no ambiente corporativo.

Além da comunicação nas redes sociais proprietárias de O Boticário, liderada pela W3Haus, a campanha "Instinto Paterno" terá veiculação em OOH, pela AlmapBBDO. E com criadores de conteúdo que estimulam o assunto nas redes, com curadoria da agência Publination.

Natura

A campanha da Natura coloca os pais no posto de uma das profissões mais ascendentes da atualidade: o influenciador. A essência da ação é sintetizada pela frase "O primeiro influenciador que o seu filho vai seguir é você", que exalta o papel da figura paterna em influenciar e inspirar as futuras gerações.

Segundo Denise Coutinho, diretora de Marketing da Natura Brasil, a construção da campanha foi pautada pelo desejo de aproximar pais e filhos, e para isso, a utilização de conceitos atuais, como os influencers, veio bem a calhar.

Para alavancar a campanha, a Natura produziu dois filmes, de 30 e 15 segundos, em parceria com a Hungry Man e LOUD+. As produções marcam o lançamento da nova fragrância Natura Homem Elo, e a peça de 30 segundos demonstra como a influência dos pais pode moldar as atitudes de um filho.

Vivo

Neste Dia dos Pais, a Vivo quer resgatar uma antiga tradição que sempre teve êxito em juntar as famílias brasileiras: relembrar momentos com o auxílio de um álbum de fotografias. Para isso, a marca lançou o movimento #Fazoalbum, e disponibilizou em seu app próprio um espaço para que os clientes obtenham benefícios com dezenas de parceiros especializados em fotografia, impressão e criação de álbuns.

Como estratégia de comunicação, a Vivo, em parceria com a agência Spark, fará uma ativação com diversos creators que participarão dessa iniciativa e convidarão seus seguidores a terem a mesma experiência.

Além dessa ação, a marca produziu um filme inspirado no mesmo tema. Criado pela África Creative, o curta conta a história de uma viagem inesquecível entre uma dupla real de pai e filho que fazem inúmeros registros fotográficos com seus smartphones, que no fim, se eternizam em um álbum de fotografias oferecido como um presente do filho para Dia dos Pais.

Reserva

Em sua nova campanha de Dia dos Pais, a Reserva convidou o autor, palestrante e influencer sobre paternidade, Marcos Piangers, para criar conversas sobre as mais diversas formas de exercer a paternidade e celebrar a data.

Para isso, a Reserva realizou, na última terça (08), no Cinema Leblon, no Rio de Janeiro, a exibição do filme 'Papai é Pop', estrelado por Lázaro Ramos e Paolla Oliveira, inspirado no livro best-seller escrito por Piangers.

Com a parceria, a Reserva quer amplificar ainda mais a relevância do diálogo sobre a importância da paternidade ativa. Além disso, a marca lançou uma coleção especial, com a assinatura do autor, que estampa nas camisas e polos frases como “pai presente muda tudo” e “é afeto que nos faz humanos”.

American CookiesCookies recheiudos e meias divertidas: este pode ser o presente perfeito para alguns dos vários perfis de pais brasileiros. Essa também é a sugestão de presente da American Cookies: para celebrar o Dia dos Pais, a rede brasiliense aposta em uma collab com a marca Joker Socks, empresa do segmento de moda e acessórios.

A parceria possibilitará que os consumidores que comprarem seis cookies e pagarem R$ 40,00, ganhem uma meia exclusiva. A campanha está disponível tanto nas lojas físicas da rede espalhadas pelo estado de São Paulo.

Para oficializar a entrega, a opção de presente da American Cookies para o Dia dos Pais será oferecida em uma embalagem especial produzida exclusivamente para a data. No combo, será possível escolher uma combinação personalizada de seis cookies disponíveis no cardápio.

Leia também: O Boticário e Brahma fazem collab e lançam BarBearia

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Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

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