A construção de marca fugiu totalmente do controle das empresas, especialmente para as Gerações Z e Alpha. Imagine você investir um caminhão de dinheiro ou, mais além, não investir absolutamente nada em uma determinada ação ou target, e criar na mente desse público uma percepção da sua marca, seja positiva ou negativa?
Isso já está acontecendo e o exemplo vem da Tramontina. Primeiro, vejamos um caso que poderia ser isolado e depois me acompanhe com os dados reais. Estava eu na cozinha, com meu filho de 13 anos, quando chamo a atenção dele para não mexer na faca que estava em sua mão com o risco, claro, de se machucar e de estragar o objeto. Atente-se para este diálogo a seguir:
“Relaxa pai, essa faca não é Tramontina”.
Oi? Logo acendeu um sinal amarelo na minha mente…
Como assim? – perguntei.
Tramontina é Tramontina né, pai – ele respondeu.
Me explica melhor, como você conhece essa marca?
Do meme, Tramontina, corte rápido.
Ah…sei..então essa faca você pode estragar, porque não é Tramontina.
Claro, né!

Ou seja, com um meme que não foi produzido pela Tramontina, criou-se na mente de um futuro cliente que a marca tem uma qualidade superior aos seus concorrentes. Isso é muito emblemático e os números comprovam. Perceba como a Tramontina é superior aos seus concorrentes em volume de conteúdo, visualizações e engajamento nas redes sociais com vídeo.
De acordo com um levantamento da Winnin, feito exclusivamente para o Mundo do Marketing, a Tramontina tem um share de 50,1% em volume de vídeos, o que garante uma participação de 73,8% do total de visualizações da categoria e 49,8% de engajamento nos últimos três anos frente a outros três concorrentes.
A Winnin identificou 14 mil vídeos sobre a marca nas redes sociais. A média de engajamento por vídeo é de 20 mil interações, além de 559 mil visualizações por vídeo. Atente para este diagnóstico da plataforma que analisa o comportamento das pessoas quando estão vendo vídeos online: “Os vídeos sobre a Tramontina exploram receitas, utensílios de cozinha e experiências gastronômicas, variando desde preparações de pratos e sobremesas até dicas de uso dos produtos da marca. Eles destacam a versatilidade e qualidade dos utensílios, além de trazer interações culturais e humorísticas relacionadas ao universo da culinária.”
E o que está nas entrelinhas é o mais importante, quando olhamos para os formatos: tour, com 16.34K de engajamento por vídeo; vlog, com 10.93K de engajamento por vídeo e shorts, com 9.82K de engajamento por vídeo. Os vídeos curtos, que produzem o maior volume de edições do meme, foram responsáveis pela construção da marca na cabeça de uma criança de 13 anos que na teoria e na prática não é o público-alvo da empresa.

Este é o sonho de toda empresa, especialmente as mais tradicionais e/ou líderes de mercado, porque precisam, de forma constante, construir marca para as novas gerações e rejuvenescer o seu público. Certamente se meu filho não tivesse visto o meme, nunca teria uma percepção de marca da Tramontina antes de chegar em uma loja para comprar um produto da categoria.
Isso, com um custo zero, pois, como a Winnin mapeou, existem mais de quatro mil criadores de conteúdo promovendo a marca sem nenhum custo para a companhia, com muitos deles utilizando em suas edições o “Corte rápido, faca é Tramontina”. O que foge, teoricamente, do universo da marca. É o famoso UGC (User Generated Content), conteúdo gerado pelo usuário.
O UGC está construindo marcas! Memes estão construindo marcas! E, com adendo de que no mundo dos vídeos, as marcas percorrem por diversos universos não tradicionais a sua categoria de origem. Esse é outro ponto importante que você só consegue enxergar monitorando o comportamento das pessoas online. Os vídeos de Tramontina estão em 10 categorias diferentes.
Além da tradicional Comidas e restaurantes (alimentos e bebidas), vemos a marca em Doces e sobremesas (alimentos e bebidas), Jogos de ação e aventura (jogos!!!), Receitas (alimentos e bebidas), Bebidas (alimentos e bebidas), Natal e Ano Novo (eventos e datas comemorativas), Organização e limpeza, Imóveis e arquitetura (espaços e decoração), Economia e finanças (negócios e finanças) e Renda extra (negócios e finanças): 42.11K.
São territórios que, quer você queira ou não, a sua marca está sendo falada. Isso é irreversível. A todo tempo, as marcas estão sendo comentadas, citadas e tendo a sua percepção testada para diversos públicos distintos e situações antes sequer imaginadas, como deixa claro o meme de Tramontina.
Leia também: Mentira! A Coca Zero não vai passar a Coca-Cola normal
COMPARTILHAR ESSE POST