MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Mega da Virada paga o maior prêmio de sua história e deve atrair 80% dos brasileiros

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

4 de dez. de 2023

CATEGORIA

Notícias

Poucas coisas mexem tanto com o imaginário dos brasileiros quanto a Mega da Virada. Neste ano, a tradicional atração de fim de ano pagará ao eventual ganhador um prêmio estimado em R$ 550 milhões - a maior premiação na história do concurso.

Pensando nos efeitos emocionais ocasionados pelo sorteio, a Ecglobal conduziu um estudo quantitativo com 501 participantes, predominantemente situados na faixa etária entre 45 e 54 anos, para entender o impacto da Mega da Virada sobre os brasileiros.

Para começar, deste total, 80% dos entrevistados confirmaram a intenção de participar do sorteio, número que comprova a atratividade da loteria. Já os motivos para participar variam bastante entre diferentes grupos de apostadores. 40% dos entrevistados disseram que optariam por investir o prêmio, visando garantir estabilidade financeira a longo prazo.

13% dos entrevistados revelaram que direcionariam o prêmio para quitar dívidas existentes, adquirir bens de alto valor ou realizar um sonho pessoal, como uma viagem dos sonhos, enquanto 7% dos respondentes, manifestaram a intenção de investir no desenvolvimento de projetos pessoais ou profissionais.

A Mega das emoções

Superstições, mandingas, promessas, números dos signos. Infelizmente, nenhum destes recursos melhora a probabilidade padrão de ganhar a Mega da Virada, que é de uma chance em 50 milhões. Mas mesmo diante de possibilidades tão baixas, os brasileiros continuam apostando. Por quê?

Ao que tudo indica, o apelo emocional gerado pelo prêmio tem muito a ver com isso. 28% dos respondentes à pesquisa da Ecglobal disseram que a Mega da Virada representa uma oportunidade para a realização de sonhos, o que faz com que o sorteio adquira uma dimensão muito maior do que a de um mero evento de sorte.

As emoções também ditam os motivos para outros 19% dos entrevistados, para os quais o simples pensamento sobre as formas de utilização do dinheiro do prêmio é o suficiente para desencadear sentimentos intensos, sobretudo ligados à liberdade ilimitada para a tomada de decisões.

Finalmente, a repetição da Mega da Virada, que acontece todos os anos no dia 31 de dezembro, transformou o sorteio em uma tradição do fim de ano para 5% dos entrevistados, que passaram a nutrir uma expectativa latente pelo dia do sorteio.

Como apostam os brasileiros  Não raro, prêmios milionários são conquistados por grupos envolvidos em bolões - e pelas histórias de pessoas que abandonaram o barco um dia antes do sorteio do bilhete vencedor. Curiosamente, no entanto, apenas 14% dos entrevistados indicaram a preferência pelos bolões, sendo que 44% deles preferem as apostas individuais, enquanto 38% optam por uma combinação de ambas as modalidades.

Quanto ao valor investido nos sorteios, 55% dos respondentes afirmaram apostar no máximo R$ 50,00. O valor permite a aquisição de dez bilhetes simples, de seis unidades (R$ 5,00) ou a compra de um bilhete mais avançado, de sete unidades (R$ 35,00), que aumenta a probabilidade de conquistar a Mega da Virada para uma chance em 7,1 milhões.

Neste contexto, 65% dos entrevistados optam por fazer de um a cinco jogos, indicando uma preferência pela participação moderada. 19% fazem entre seis e dez jogos, 8% apostam de 11 a 20 vezes, e 4% realizam mais de 20 apostas. 3% dos participantes afirmaram não saber quantificar a quantidade de jogos que costumam fazer.

A pesquisa revela, também, que 9% dos participantes investem de R$ 101,00 a R$ 200,00, enquanto 7% alocam mais de R$ 200,00 em seus jogos. As apostas para a Mega da Virada estão abertas desde novembro e podem ser feitas casas lotéricas ou pela Internet no portal Loterias Caixa.

Leia também: Turismo cresce 13% em 2023 e inspira planos de viagens a 62% dos brasileiros

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

Posts relacionados em

Notícias

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

Device Theme
Device Theme
Device Theme