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Me diga quem tu és, que eu direi quem eu sou! Marketeiro não!

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Tempo de Leitura 3 min

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27 de nov. de 2024

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Artigos

Me diga quem tu és, que eu direi quem eu sou! Marketeiro não!
Me diga quem tu és, que eu direi quem eu sou! Marketeiro não!
Me diga quem tu és, que eu direi quem eu sou! Marketeiro não!

O termo “marketeiro” tornou-se de uso corriqueiro no mercado e é evidenciado pelo constante uso do termo na grande mídia. Lamentavelmente, o termo tornou-se usado de forma indiscriminada, e se não bastasse, de maneira negativa, ruim. Certamente você já ouviu alguém dizer; “fulano é marketeiro”, ou, isso foi uma “jogada de marketing”, assim atrelando marketing a ações de enganação e a éticas. A confusão entre a filosofia de marketing e as ferramentas utilizadas em marketing também são usadas de forma distorcida. Propaganda não é marketing, publicidade não é marketing, merchandising não é marketing......vendas não é marketing. Não é bem assim, ou melhor, NÃO é assim! 

Para aqueles que querem se aprimorar, rever, e revitalizar conceitos de marketing, recomendo consultar o site da American Marketing Association (AMA) órgão norte americano oficial a respeito do campo do marketing. Também recomendo a leitura do livro Marketing Theory – Editado por Michael J. Baker e Michael Saren, que apresenta desde a “raiz” do marketing, passando por sua evolução ao longo dos anos; marketing de massa 1850, articulação do conceito moderno de marketing em 1960, e a mudança do foco em vendas para relacionamento em 1990. 

E lógico, o campo do marketing ainda continua em evolução até dos dias atuais, e em termo práticos, comparado às ciências antigas, ainda pode ser considerado com um campo novo do saber, principalmente no Brasil. Outros entraves que causaram distorção de marketing no Brasil foi a limitação do idioma inglês, que por questões diversas resultaram em adaptações dos termos para a língua portuguesa muitas vezes reduzindo uma ação de marketing a apenas um termo para se referir a uma atividade isolada, por exemplo, promoção. 

marketing a apenas um termo para se referir a uma atividade isolada

Para conhecimento, O Projeto de Lei da Câmara (PLC) 103/2017) na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) diz que “O profissional de mercadologia, comumente conhecido como profissional de marketing, precisará do diploma de nível superior na área para exercer a profissão. De acordo com a atribuições do profissional de mercadologia, este deve ser  “responsável pelo planejamento e pela operacionalização de ações no mercado, com desempenho de atividades nos ambientes interno e externo de uma organização. 

Dentre as atribuições da profissão, destacam-se o planejamento e administração do endomarketing organizacional (marketing institucional interno); educação e treinamento das lideranças, cooperação nos processos de produtividade organizacional e de qualidade, captação de recursos para a organização (via financiamento, parceria, patrocínio, apoio ou doação), definição do posicionamento organizacional e administração da carteira de clientes e dos planos de venda”. 

Vale ressaltar que o campo de marketing possui diferentes linhas de pensamento sobre o assunto, que por questões de limitação de texto, não irei tratar aqui, mas que possuem grande valor de reflexão para o campo. É possível encontrar excelentes livros e textos sobre o assunto. O que não dá, é continuar usando o Marketing de forma ideológica, ou o responsabilizando pelo consumo excessivo. Há várias razões para o consumo excessivo, até mesmo patológicas. 

Alegar que o Marketing é responsável pelo consumo excessivo é uma miopia

Alegar que o Marketing é responsável pelo consumo excessivo é uma miopia, com licença poética para o uso do termo, e fazer referência ao excelente texto do professor McCarthy 1960 Marketing Myopia, publicado pela Harvard Business review. 

São os profissionais de mercadologia que fazem o uso do conhecimento de marketing para o bem ou para o mal. Perdoe-me a franqueza! Não se pode culpar a área de Jornalismo pelo surgimento das Fake News, não se pode culpar a especialização em medicina plástica por uma atitude aética de um profissional da saúde, ou a física pelo surgimento da bomba atômica. 

Gostaria também de ressaltar que nem todos os profissionais têm perfil para trabalhar com marketing, o que exige a capacidade de empatia, tão rara nos dias de hoje. Em pesquisa publicada no Journal of the Academy of Marketing Science os pesquisadores apresentam evidencias genéticas e neurológicas para essa questão. Vale a pena acessar o texto e fazer a leitura. 

Por fim, o objetivo desse texto é chamar a atenção para uma retomada dos estudos de marketing, estimular a reflexão do papel do marketing tanto por acadêmicos e profissionais que atuam na área e gerar valor para a sociedade em geral, seja ele, econômico, financeiro, social ou ambiental. 

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Leonardo Aureliano Silva

Leonardo Aureliano Silva

Professor da ESPM – SP

Leonardo Aureliano Silva é Professor da Disciplina de Planejamento de Marketing no curso de Administração de Empresas da ESPM – SP

AUTOR

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Leonardo Aureliano Silva é Professor da Disciplina de Planejamento de Marketing no curso de Administração de Empresas da ESPM – SP

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