MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Mídia exterior, política e poluição visual

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

1 de mar. de 2007

CATEGORIA

Artigos

<p><strong>Mídia exterior, política e poluição visual</strong></p><p>Por Edson Zogbi*</p><p>Hoje, em plena época de divulgação maciça dos efeitos maléficos causados pela ação do homem na natureza, que prometem alterar a condição da nossa espécie para sempre, passamos por um problema, como se diria coloquialmente, no nosso próprio quintal. A cidade de São Paulo aprovou na Câmara dos Vereadores um projeto de lei que visa banir a publicidade das ruas. Objeto direto da aplicação desta lei são os outdoors e os painéis, além das empenas de prédios e tudo mais. </p><p>Além de ser uma mídia imposta ao cidadão, que não escolhe ter na sua frente, ela é poluição pelo excesso de informação que está exposta na totalidade do que está na rua, não pelo seu conteúdo isolado. Também é indubitável que absorvemos estas informações. Já é provado que registramos todas elas inconscientemente e que, se elas não nos dizem respeito, podem ser consideradas lixo informacional. </p><p>O lado social do desemprego causado pelas pessoas que trabalham neste segmento, se a lei for aplicada, deve sim ser objeto da responsabilidade pública, mesmo porque foram os órgãos públicos que permitiram este mercado se formar e chegar onde chegou. O mínimo que se espera é que haja um suporte para a recolocação dos empregados deste setor em outras funções, e que os empresários de mídia exterior recebam algum tipo de indenização, desde que tenham trabalhado regularizados até a retirada das suas placas. </p><p>É tudo muito claro, temos que aderir à mudança para combater a poluição visual da cidade e também temos que nos preocupar com as pessoas deste setor. Se fossemos um país de primeiro mundo, sem jeitinhos, conchavos, interesses empresariais vinculados a interesses políticos, talvez nem precisássemos de brigas para resolver isto. </p><p>São Paulo tornou-se uma cidade horrível porque seus defeitos ultrapassaram o bom senso e qualquer critério de qualidade de vida. O trânsito, a poluição do ar, o lixo, as pichações e a violência somam-se à poluição visual. Quando a lei do uso obrigatório do cinto de segurança chegou, todo mundo botou a boca no trombone. Depois ela foi disseminada para o país todo e hoje todos se acostumaram a usar os cintos, além de estarem mais seguros. Será que só passando pela educação imposta pela lei aprenderemos a nos comportar? </p><p>É uma pena, tudo isso deveria ser espontâneo, mas isso é assunto para outra hora. O que está mais intrigante nesse processo de retirada da mídia exterior é o comportamento de algumas agências e anunciantes. Tenho visto grandes marcas, de grandes empresas, continuando suas campanhas nos outdoors e painéis da cidade. Será que não percebem que estão expondo seu posicionamento como empresas resistentes à lei, incentivadoras da poluição, aproveitadoras, querendo usar outra famosa lei, levando vantagem em tudo? </p><p>Um profissional de mídia não deveria oferecer mais estes espaços. O atendimento deveria argumentar com o cliente que seria melhor não comprar os locais nas ruas. O próprio profissional de marketing deveria redirecionar esta verba para outras mídias em seu budget. Um movimento corajoso como este, com objetivos claros, deve contar com a adesão de todos envolvidos na comunicação. </p><p>Se a mudança é necessária não adianta tentar tapar o sol com a peneira, é melhor preparar-se para ela com idéias inovadoras, alterações de rumo e melhorias. A mudança deve ser vista como oportunidade, dá trabalho, mas quase sempre chegamos a patamares mais evoluídos após ela se instituir. Mídia exterior, go out!</p><p>* Edson Zogbi é Especialista em planejamento, marketing e comunicação do Varejo e Gestão da Inovação. Foi Diretor de Marketing do Grupo Projeção e da C&C, é professor na Pós-Graduação de Gestão do Varejo da Faculdade Trevisan e no MBA de Design e Marketing de Moda do IBmoda. É autor do livro “Inovação no Varejo - O que Faz o lojista Criativo”, da Editora Atlas. <a href="http://www.edsonzogbi.com.br/" target="_blank">http://www.edsonzogbi.com.br/</a></p>

COMPARTILHAR ESSE POST

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Posts relacionados em

Artigos

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme