Uma pesquisa divulgada pela AppsFlyer, plataforma de atribuição e análise de Marketing móvel, aponta que, em 2022, apps gastaram um total de US$80 bilhões em aquisição de usuários (UA). O número confirma uma tendência anual decrescente de 20% nos últimos meses. Em comparação, 2021 registrou um aumento de 40% nos gastos com aquisição de usuários.
Do outro lado da moeda, dados da plataforma mostram, também, que no último ano, apesar da desaceleração digital pós-pandemia, das mudanças de privacidade e da recessão econômica, foi observado um aumento de 10% em instalações de apps em dispositivos digitais.
Seguindo a mesma linha, o Google informou que entre janeiro e outubro de 2022, foram realizados mais de três bilhões de novos downloads de apps, e que 49% dos usuários de smartphones acessam aplicativos pelo celular ao menos 11 vezes ao dia, trazendo uma taxa de conversão de 10%, contra 8% do desktop e 3% do web mobile.
Sobrevivendo aos desafios
Para Bruno Niro, COO & Founder da AdGrowth, a soma de diversos fatores econômicos adversos desperta no mundo corporativo a incerteza de uma desaceleração econômica global, durante a qual as empresas terão que sobreviver com orçamentos mais apertados. Por isso, o investimento em retenção e UA necessita de atenção extra.
Nesse sentido, um dos principais desafios da publicidade em aplicativos é garantir que os anúncios sejam exibidos para o público certo, no momento certo. Para isso, Niro destaca que muitas empresas utilizam ferramentas de segmentação, que permitem que os anúncios sejam exibidos para um público específico com base em seu perfil demográfico, comportamental ou geográfico.
Na avaliação do COO, os desafios macroeconômicos continuarão afetando as empresas que não se adaptarem e trabalharem com as melhores estratégias e soluções do mercado em 2023, o que inclui soluções avançadas de publicidade em aplicativos.
O que fazer?
Felizmente, existem diversas opções de anúncios que podem ser exibidos em apps, como banners, vídeos e anúncios nativos. Outro método eficaz para campanhas de Mobile Growth são os modelos de monetização baseados em pagamentos in-app, como compras dentro do aplicativo, assinaturas e conteúdo premium.
Esse modelo pode ser particularmente eficaz para aplicativos de jogos e entretenimento, mas pode ser aplicado em qualquer app que ofereça algum tipo de valor adicional para os usuários.
Em meio às incertezas econômicas, pôde ser notado um aumento contínuo na receita de anúncios in-app, impulsionado principalmente por aplicativos de jogos. Dados do levantamento realizado pela AppsFlyer apontam um aumento de 48% na receita de anúncios in-app nos dispositivos Android.
Apps e Super Apps
Em bate-papo com o Clube Mundo do Marketing, Gabriel Porto, CMO da Sem Parar, destacou o super app da marca e a sua importância para o relacionamento com os clientes. Segundo Porto, o serviço foi evoluindo gradualmente para que o aplicativo seja um amigo do motorista durante toda a jornada, oferecendo uma gama de serviços variados.
A medida faz parte da expansão da Sem Parar para além dos serviços de pedágio, sua atividade de origem. Durante o bate-papo, o CMO da empresa explicou os pilares determinantes para o processo e como os ciclos da companhia são pensados no curto e no longo prazo. Venha para o Clube e faça parte da conversa!
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