<p><strong>Marketing: Uma quest&atilde;o estrat&eacute;gica</strong></p><p>Leonardo Damiani*</p><p>Quantos de voc&ecirc;s, que est&atilde;o lendo este artigo, sabem afirmar com certeza o que &eacute; marketing?! Aposto que poucos sabem exatamente o que &eacute; ou o que exatamente faz um profissional de marketing, e sabem por qu&ecirc;?</p><p>Pois &eacute;, apesar de existir h&aacute; tanto tempo quanto o homem, j&aacute; que marketing &eacute; intr&iacute;nseco ao ser humano, ainda n&atilde;o se consegue chegar a uma opini&atilde;o un&acirc;nime, justamente por ter sido reconhecido t&atilde;o recentemente. Para se ter uma id&eacute;ia, ainda n&atilde;o existe um &oacute;rg&atilde;o de classe respons&aacute;vel pela profiss&atilde;o, ali&aacute;s, est&aacute; tramitando no congresso um projeto de lei que regulamenta essa &aacute;rea.</p><p>A verdade &eacute; que o marketing nasceu como ferramenta essencial para uma boa administra&ccedil;&atilde;o. A pessoa ou o setor respons&aacute;vel pela &aacute;rea de marketing de uma empresa s&atilde;o respons&aacute;veis por analisar as vari&aacute;veis internas e externas da empresa e, como num processo de planejamento, fazer o cruzamento das informa&ccedil;&otilde;es colhidas, identificando a dire&ccedil;&atilde;o dos esfor&ccedil;os da empresa para que ela alcance mais facilmente seus objetivos.</p><p>Trocando em mi&uacute;dos, a fun&ccedil;&atilde;o do marketing &eacute; estrat&eacute;gica e n&atilde;o t&aacute;tica como vem sendo aplicada por muitas empresas. Ap&oacute;s a defini&ccedil;&atilde;o dos 4P&acute;s, que depois viraram 5 e depois 6 e sabe-se l&aacute; quantos &ldquo;P&ecirc;s&rdquo; ainda ser&atilde;o inventados, muitas pessoas aplicam as &ldquo;t&aacute;ticas&rdquo; de pre&ccedil;o, promo&ccedil;&atilde;o, pra&ccedil;a e produto achando que est&atilde;o desenvolvendo papel de profissional de marketing.</p><p>&Eacute; verdade que os &ldquo;P&ecirc;s&rdquo; fazem parte do marketing, mas s&atilde;o apenas a ponta do iceberg, o peda&ccedil;o que pode ser percebido pelos comerciantes, pelos vendedores, pelos consumidores e por qualquer um que tiver um pouco de senso cr&iacute;tico.</p><p>Para um marketing eficaz<br />Antes de qualquer coisa, o profissional de marketing deve conhecer o dia-a-dia da empresa, todas as suas efici&ecirc;ncias e defici&ecirc;ncias, todos os problemas materiais e pessoais que ocorrem e podem vir a acontecer dentro da empresa.</p><p>Deve ter dominado tamb&eacute;m o produto ou servi&ccedil;o em quest&atilde;o. Do que &eacute; feito? Como &eacute; feito? Existem outras maneiras de ser feito? Pode ser feito com outro tipo de mat&eacute;ria prima? Para que serve? Pode servir para outras finalidades? Para quem &eacute; destinado, para leigos ou para t&eacute;cnicos? Como &eacute; utilizado, &eacute; de f&aacute;cil aplica&ccedil;&atilde;o? Podem ser enumeradas muitas quest&otilde;es, o fato &eacute;, s&oacute; conhecendo as respostas para estas perguntas pode ser desenvolvido um planejamento estrat&eacute;gico com as melhores formas de vend&ecirc;-lo.</p><p>S&atilde;o preciosos todos os conhecimentos sobre planejamento estrat&eacute;gico, Balanced Scorecard, processos produtivos, psicologia, novas tecnologias e todas as outras ferramentas que s&atilde;o aplicadas dentro da empresa e dentro das pessoas que fazem da empresa uma estrutura viva, para que seu produto possa ser desenvolvido e enfim oferecido aos clientes.</p><p>Com as respostas para todas as d&uacute;vidas sobre a empresa e o produto, junta-se os conhecimentos te&oacute;ricos, e ent&atilde;o procura-se a resposta para a grande pergunta: Por que o cliente ir&aacute; comprar o meu produto e n&atilde;o o do meu concorrente? </p><p>Respondida esta pergunta o resto &eacute; simples, falta apenas decidir de qual forma isso ser&aacute; dito para o cliente. &Eacute; onde entra a fun&ccedil;&atilde;o das v&aacute;rias ferramentas de marketing que conhecemos como o endomarketing, marketing de relacionamento, marketing de guerrilha, marketing viral, marketing internacional, marketing promocional, marketing publicit&aacute;rio, marketing de eventos, marketing de incentivos, etc.</p><p>Por tudo isso &eacute; muito importante que as a&ccedil;&otilde;es dos profissionais de marketing devem ser vistas e revistas a todo tempo, justamente por ser uma fun&ccedil;&atilde;o estrat&eacute;gica. &ldquo;Sem uma &aacute;rea de marketing bem estruturada, todo passo parece ser maior que a perna e todo problema parece vir para acabar com a sa&uacute;de da empresa.&rdquo;</p><p>*Leonardo Damiani, diretor de marketing da BORN Comunica&ccedil;&atilde;o Integrada e consultor de marketing. Contato: leohd@hotmail.com</p>
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