<p class="titulomateria">Marketing Tur&iacute;stico</p> <p>Por Elias Guilherme Trevisol*</p> <p>Ao se dirigir a Gramado - RS para passar o dia dos namorados, f&eacute;rias, feriado ou apenas um simples dia da semana, podemos analisar a cidade, que por sinal, na minha opini&atilde;o, &eacute; um exemplo de Marketing Tur&iacute;stico. Desde a entrada da cidade e at&eacute; os "orelh&otilde;es telef&ocirc;nicos" s&atilde;o tem&aacute;ticos, l&uacute;dicos. Ao entrarmos, parece-nos estar numa cidade europ&eacute;ia, &eacute; incr&iacute;vel. <br />&nbsp;<br />As lojas e estabelecimentos comerciais disputam a aten&ccedil;&atilde;o dos clientes, a maioria turistas. Percebemos pelas c&acirc;meras fotogr&aacute;ficas em m&atilde;os. Inebriados com o frio e o clima europeu, n&oacute;s, clientes, somos chamados &agrave;s compras pela beleza e encantamento produzido.<br />&nbsp;<br />A grande maioria das empresas possui claramente estrat&eacute;gias formuladas em diferencia&ccedil;&atilde;o, ou seja, possuem produtos customizados, a pre&ccedil;os mais elevados que a m&eacute;dia do mercado, muita aten&ccedil;&atilde;o &agrave;s disposi&ccedil;&otilde;es dos produtos nas prateleiras, atendimento personalizado e muito investimento em Promo&ccedil;&atilde;o, muitas aplica&ccedil;&otilde;es de Marketing com a finalidade de conquistar os consumidores pelos desejos de status, pelos sentidos (cheiros, gostos, clima interior do estabelecimento, etc.) e desejos internalizados de poder, luxo, glamour e muito encantamento (experi&ecirc;ncias).<br />&nbsp;<br />Analisei principalmente um estabelecimento, a Chocolateria Lugano. N&atilde;o s&oacute; por vender chocolate, um produto delicioso, mas tamb&eacute;m pelo ambiente e a experi&ecirc;ncia que a visita&ccedil;&atilde;o &agrave; loja me proporcionou. Logo ao entrar na loja, nos &eacute; oferecido uma prova do produto (demonstrando, "de cara" o que fazem melhor), ap&oacute;s, nos convidam a fazer um tour pela f&aacute;brica, onde podemos olhar a confec&ccedil;&atilde;o do chocolate e a transforma&ccedil;&otilde;es em produto final, com direito &agrave; guia contando a hist&oacute;ria da empresa e como s&atilde;o realizados os procedimentos internos. Ao sairmos da visita &agrave; f&aacute;brica, somos convidados a degustar um maravilhoso chocolate quente, que nos leva de volta ao interior da loja, repleta de chocolates. <br />&nbsp;<br />Bom, nem preciso dizer o efeito que todos esses passos desenvolvidos pela Lugano produz nos clientes. Ficamos &aacute;vidos por mais e mais chocolate! Isso que nem mencionei que desde a entrada da loja somos conduzidos por uma hist&oacute;ria l&uacute;dica que nos "transporta" a nossa inf&acirc;ncia, lembrando as historinhas na pr&eacute;-escola, desenhos, personagens infantis e uma atmosfera envolvente, conquistando lembran&ccedil;as das P&aacute;scoas em fam&iacute;lia, maravilhoso!<br />&nbsp;<br />Por certo, essa empresa est&aacute; na "4&ordf; Era do Marketing", proporcionando-nos experi&ecirc;ncias inesquec&iacute;veis e fazendo-nos, al&eacute;m de clientes, influenciadores da marca e produto. Cabe lembrar que o Marketing evoluiu e evolui constantemente, ao passo que passou pela 1&ordf; Era, com o foco voltado &agrave; Produ&ccedil;&atilde;o, no produto, no pre&ccedil;o, onde os consumidores n&atilde;o compravam solu&ccedil;&otilde;es de suas necessidades e sim, simples produtos. Passamos pela 2&ordf; Era, voltada &agrave;s vendas, onde as empresas imprimiam esfor&ccedil;o substancial nas vendas, no posicionamento da marca e sua fixa&ccedil;&atilde;o na mente dos clientes, foi a era dourada da Propaganda. A 3&ordf; Era do Marketing, &eacute; voltada para o mercado, onde o foco est&aacute; em diagnosticar as necessidades e desejos do consumidor e procurar a melhor forma de satisfaz&ecirc;-los e de maneira mais eficaz que a concorr&ecirc;ncia, e foi nessa era que se deu aten&ccedil;&atilde;o &agrave; Segmenta&ccedil;&atilde;o de mercado. At&eacute; chegarmos &agrave; 4&ordf; Era, onde se encontra a LUGANO, propondo, al&eacute;m de satisfazer as necessidades e desejos dos clientes, fideliz&aacute;-los por meio de experi&ecirc;ncias, tornando o consumidor um defensor, propagandista, divulgador da marca e do produto..<br />&nbsp;<br />Por fim, desejo a todos que possam um dia, visitar Gramado e conhecer suas belezas naturais e o mundo m&aacute;gico constru&iacute;do pelos gramadenses, baseados em muita imagina&ccedil;&atilde;o, encantamento e um dom&iacute;nio e uso de marketing poucas vezes vistos na atualidade. Vale muito a pena! Ent&atilde;o, com a chegada do frio, a&iacute; est&aacute; uma &oacute;tima dica de viagem, principalmente, a dois.</p> <p>* Elias Guilherme Trevisol &eacute; Consultor em Marketing e Estrat&eacute;gia Empresarial, Diretor da <a href="http://www.mmixconsultoria.com.br" target="_blank">M.Mix Consultoria </a>Empresarial.</p>
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