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Marketing Turístico

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Tempo de Leitura 3 min

DATA

25 de jun. de 2008

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Artigos

<p class="titulomateria">Marketing Turístico</p> <p>Por Elias Guilherme Trevisol*</p> <p>Ao se dirigir a Gramado - RS para passar o dia dos namorados, férias, feriado ou apenas um simples dia da semana, podemos analisar a cidade, que por sinal, na minha opinião, é um exemplo de Marketing Turístico. Desde a entrada da cidade e até os "orelhões telefônicos" são temáticos, lúdicos. Ao entrarmos, parece-nos estar numa cidade européia, é incrível. <br /> <br />As lojas e estabelecimentos comerciais disputam a atenção dos clientes, a maioria turistas. Percebemos pelas câmeras fotográficas em mãos. Inebriados com o frio e o clima europeu, nós, clientes, somos chamados às compras pela beleza e encantamento produzido.<br /> <br />A grande maioria das empresas possui claramente estratégias formuladas em diferenciação, ou seja, possuem produtos customizados, a preços mais elevados que a média do mercado, muita atenção às disposições dos produtos nas prateleiras, atendimento personalizado e muito investimento em Promoção, muitas aplicações de Marketing com a finalidade de conquistar os consumidores pelos desejos de status, pelos sentidos (cheiros, gostos, clima interior do estabelecimento, etc.) e desejos internalizados de poder, luxo, glamour e muito encantamento (experiências).<br /> <br />Analisei principalmente um estabelecimento, a Chocolateria Lugano. Não só por vender chocolate, um produto delicioso, mas também pelo ambiente e a experiência que a visitação à loja me proporcionou. Logo ao entrar na loja, nos é oferecido uma prova do produto (demonstrando, "de cara" o que fazem melhor), após, nos convidam a fazer um tour pela fábrica, onde podemos olhar a confecção do chocolate e a transformações em produto final, com direito à guia contando a história da empresa e como são realizados os procedimentos internos. Ao sairmos da visita à fábrica, somos convidados a degustar um maravilhoso chocolate quente, que nos leva de volta ao interior da loja, repleta de chocolates. <br /> <br />Bom, nem preciso dizer o efeito que todos esses passos desenvolvidos pela Lugano produz nos clientes. Ficamos ávidos por mais e mais chocolate! Isso que nem mencionei que desde a entrada da loja somos conduzidos por uma história lúdica que nos "transporta" a nossa infância, lembrando as historinhas na pré-escola, desenhos, personagens infantis e uma atmosfera envolvente, conquistando lembranças das Páscoas em família, maravilhoso!<br /> <br />Por certo, essa empresa está na "4ª Era do Marketing", proporcionando-nos experiências inesquecíveis e fazendo-nos, além de clientes, influenciadores da marca e produto. Cabe lembrar que o Marketing evoluiu e evolui constantemente, ao passo que passou pela 1ª Era, com o foco voltado à Produção, no produto, no preço, onde os consumidores não compravam soluções de suas necessidades e sim, simples produtos. Passamos pela 2ª Era, voltada às vendas, onde as empresas imprimiam esforço substancial nas vendas, no posicionamento da marca e sua fixação na mente dos clientes, foi a era dourada da Propaganda. A 3ª Era do Marketing, é voltada para o mercado, onde o foco está em diagnosticar as necessidades e desejos do consumidor e procurar a melhor forma de satisfazê-los e de maneira mais eficaz que a concorrência, e foi nessa era que se deu atenção à Segmentação de mercado. Até chegarmos à 4ª Era, onde se encontra a LUGANO, propondo, além de satisfazer as necessidades e desejos dos clientes, fidelizá-los por meio de experiências, tornando o consumidor um defensor, propagandista, divulgador da marca e do produto..<br /> <br />Por fim, desejo a todos que possam um dia, visitar Gramado e conhecer suas belezas naturais e o mundo mágico construído pelos gramadenses, baseados em muita imaginação, encantamento e um domínio e uso de marketing poucas vezes vistos na atualidade. Vale muito a pena! Então, com a chegada do frio, aí está uma ótima dica de viagem, principalmente, a dois.</p> <p>* Elias Guilherme Trevisol é Consultor em Marketing e Estratégia Empresarial, Diretor da <a href="http://www.mmixconsultoria.com.br" target="_blank">M.Mix Consultoria </a>Empresarial.</p>

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