MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Marketing Político: entenda como fazer de forma estratégica!

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

17 de out. de 2023

CATEGORIA

Artigos

Uma campanha política é, praticamente, uma arena, onde estratégia de um e tática do outro desempenham seus papéis para deter o oponente. No entanto, essa luta precisa do apoio de pessoas, de eleitores que comprem, junto com o político, essa briga e deposite sua vontade de ganhar nas urnas.

Vale ainda destacar que o sucesso de um candidato não é apenas uma questão de ideias e valores, mas também de como essas mensagens são comunicadas e gerenciadas. Nos últimos anos, o que mais vimos foi uma comunicação baseada em violência e ataques, o que sobressaiu às propostas.

De acordo com os dados são da pesquisa Genial/Quaest, 66% dos brasileiros aptos a votar nas eleições de 2022, disseram que as campanhas eleitorais tiveram mais ataques do que propostas em relação aos pleitos anteriores.

É claro que isso chamou a atenção e polarizou ainda mais a política brasileira. No entanto, fazer marketing e campanha política vai muito além de trazer ofensas contra um ou outro. É preciso montar estratégias sérias que sejam capazes de conquistar o eleitorado.

Existem cinco pontos básicos que ajudam a planejar uma campanha bem sucedida.

Monte uma campanha antecipada

Antes de qualquer estratégia ser traçada, é essencial conhecer o terreno. Isso envolve a análise profunda dos eleitores, dos concorrentes, das questões-chave e das tendências políticas. Pesquisas de opinião, análises demográficas e feedback das bases são ferramentas vitais nesse estágio.

Estude os candidatos concorrentes (forças e fraqueza)

Estudar os candidatos concorrentes em uma eleição é uma parte fundamental da estratégia de campanha. Isso permite que os candidatos identifiquem as forças e fraquezas de seus oponentes, o que, por sua vez, ajuda a moldar sua própria estratégia.

Leve uma mensagem clara e coerente

Uma campanha precisa de uma mensagem clara e coerente que ressoe com os eleitores. A mensagem deve ser simples, memorável e capaz de destacar o candidato de maneira positiva e em todos os meios de comunicação. Uma narrativa convincente é uma das peças-chave para conquistar eleitores.

Determine a comunicação que deve ser usada

Nesse ponto, a gestão da mídia é fundamental. Isso envolve a seleção de canais de comunicação adequados, como redes sociais, televisão, rádio e mídia impressa, para alcançar os eleitores-alvo. Além disso, o conteúdo das mensagens deve ser adaptado para cada plataforma.

Aprenda com as campanhas políticas anteriores

Aprendendo com campanhas políticas anteriores é uma prática valiosa para candidatos e equipes de campanha. Analisar o que funcionou e o que não funcionou em eleições passadas pode fornecer insights valiosos para o planejamento e execução de uma campanha bem-sucedida.

*Giovanna Macedo é Diretora de Planejamento Estratégico da Fundação 1° de Maio

COMPARTILHAR ESSE POST

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Posts relacionados em

Artigos

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme