Uma campanha política é, praticamente, uma arena, onde estratégia de um e tática do outro desempenham seus papéis para deter o oponente. No entanto, essa luta precisa do apoio de pessoas, de eleitores que comprem, junto com o político, essa briga e deposite sua vontade de ganhar nas urnas.
Vale ainda destacar que o sucesso de um candidato não é apenas uma questão de ideias e valores, mas também de como essas mensagens são comunicadas e gerenciadas. Nos últimos anos, o que mais vimos foi uma comunicação baseada em violência e ataques, o que sobressaiu às propostas.
De acordo com os dados são da pesquisa Genial/Quaest, 66% dos brasileiros aptos a votar nas eleições de 2022, disseram que as campanhas eleitorais tiveram mais ataques do que propostas em relação aos pleitos anteriores.
É claro que isso chamou a atenção e polarizou ainda mais a política brasileira. No entanto, fazer marketing e campanha política vai muito além de trazer ofensas contra um ou outro. É preciso montar estratégias sérias que sejam capazes de conquistar o eleitorado.
Existem cinco pontos básicos que ajudam a planejar uma campanha bem sucedida.
Monte uma campanha antecipada
Antes de qualquer estratégia ser traçada, é essencial conhecer o terreno. Isso envolve a análise profunda dos eleitores, dos concorrentes, das questões-chave e das tendências políticas. Pesquisas de opinião, análises demográficas e feedback das bases são ferramentas vitais nesse estágio.
Estude os candidatos concorrentes (forças e fraqueza)
Estudar os candidatos concorrentes em uma eleição é uma parte fundamental da estratégia de campanha. Isso permite que os candidatos identifiquem as forças e fraquezas de seus oponentes, o que, por sua vez, ajuda a moldar sua própria estratégia.
Leve uma mensagem clara e coerente
Uma campanha precisa de uma mensagem clara e coerente que ressoe com os eleitores. A mensagem deve ser simples, memorável e capaz de destacar o candidato de maneira positiva e em todos os meios de comunicação. Uma narrativa convincente é uma das peças-chave para conquistar eleitores.
Determine a comunicação que deve ser usada
Nesse ponto, a gestão da mídia é fundamental. Isso envolve a seleção de canais de comunicação adequados, como redes sociais, televisão, rádio e mídia impressa, para alcançar os eleitores-alvo. Além disso, o conteúdo das mensagens deve ser adaptado para cada plataforma.
Aprenda com as campanhas políticas anteriores
Aprendendo com campanhas políticas anteriores é uma prática valiosa para candidatos e equipes de campanha. Analisar o que funcionou e o que não funcionou em eleições passadas pode fornecer insights valiosos para o planejamento e execução de uma campanha bem-sucedida.
*Giovanna Macedo é Diretora de Planejamento Estratégico da Fundação 1° de Maio
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