Existem inúmeras estratégias de marketing para escritórios de advocacia, mas o que geralmente acontece é que todos fazem as mesmas coisas. O importante nesse momento é fazer a diferença. O marketing nunca é estático e, à medida que nossa sociedade aprende sobre novos produtos e tecnologias, nosso comportamento se adapta. Se o marketing do seu escritório de advocacia não se adaptar às mudanças, você verá declínios nos leads, arriscará danos à reputação e retornos negativos sobre o investimento. Na era pós-COVID-19, ao desenvolver ideias de marketing para escritórios de advocacia, é importante lembrar o quanto os hábitos das pessoas mudaram para fazer mais negócios online. Para te inspirar, aqui estão 10 ideias de marketing para seu escritório de advocacia. Revise suas métricas e estabeleça metas Antes de colocar em prática o seu planejamento para 2023 é vital revisar suas métricas, verificar o que funcionou em 2022, o que funcionou nos anos anteriores, mas teve dificuldades em 2022, revisar e analisar dados anteriores pode ser uma boa maneira de ter uma ideia do futuro, mas lembre-se de que essas análises precisam ser feitas constantemente. Defina metas específicas com um prazo para realização. Apenas certifique-se de que essas metas sejam alcançáveis e fáceis de medir. Monitore o ROI de cada atividade de marketing Muita gente se preocupa apenas com redes sociais e esquece que uma boa estratégia de marketing é apoiada por dados. São os clientes pagantes que sustentam o seu escritório de advocacia. Portanto, acompanhe os resultados de seu investimento financeiro em todas as atividades de marketing. Continue investindo em vídeos curtos O futuro do marketing de conteúdo é o vídeo. O marketing de vídeo pode impulsionar suas classificações de pesquisa e SEO, melhorar o envolvimento com seu público e ajudar a influenciar os potenciais clientes a escolherem seu escritório. Seu público não tem tempo. Vá direto ao ponto nestes vídeos curtos. A maioria dos vídeos perde audiência com o tempo, mesmo quando os vídeos são curtos. Coloque seu melhor conteúdo e intitule os vídeos com precisão, para que a pessoa saiba exatamente o que aprenderá no vídeo. Crie mais conteúdos fechados Seu plano de marketing em 2023 deve incluir essa tática de inbound clássica: o conteúdo fechado, que é o conteúdo do site ou de um link postado nas redes sociais, que geralmente exige um endereço de e-mail para ele seja desbloqueado, fornecendo informações valiosas. O conteúdo fechado pode ser e-books, newsletters ou qualquer material de valor para o seu público. Ao fornecer valor em troca do endereço de e-mail deles, você criará seu banco de dados de marketing de conteúdo e talvez até consiga um novo cliente. Podcasts mais fortes do que nunca Segundo pesquisa da eMarketer, estima-se que a audiência de podcast cresça para meio bilhão de ouvintes até 2024. O Brasil é o terceiro país do mundo que mais consome podcasts, com mais de 30 milhões de ouvintes, sendo que o país também é um dos maiores produtores de podcast do mundo. Ou seja, essa plataforma está repleta de potencial não alcançado. Se você ainda não investe nisso, a hora é agora. Melhore seu SEO Search engine optimization (SEO) é a prática de aumentar a qualidade e autoridade de um site. O objetivo é direcionar o tráfego orgânico e melhorar a classificação do site. Você pode tornar seu escritório mais visível e facilmente encontrado online com a ajuda do SEO. Quando os potenciais clientes buscam por serviços jurídicos na Internet, é mais provável que confiem nos escritórios que aparecem na primeira página dos resultados de pesquisa. Otimize as contas do LinkedIn dos integrantes do seu escritório O LinkedIn é uma ótima fonte de leads, especialmente se seus clientes forem empresas. Otimize o perfil do seu escritório no LinkedIn e faça com que os integrantes do escritório façam o mesmo. Usar uma foto de perfil de alta qualidade, listar sua experiência e postar uma breve descrição de suas realizações e responsabilidades é apenas o primeiro passo para criar um bom perfil no LinkedIn. Seu escritório deve se tornar ativo nas postagens e escrever posts que agreguem valor aos potenciais clientes. Além disso é preciso treinar os integrantes do escritório para que interajam regularmente com os posts, tornando isso parte de suas rotinas. E-mail marketing continua com tudo É hora de aproveitar ao máximo a estratégia de e-mail marketing do seu escritório. Certifique-se de enviar um e-mail pelo menos uma vez por mês. Lançar um boletim informativo ou compartilhar seus conteúdos mais recentes tais como artigos e reconhecimentos são ótimas maneiras de aumentar seus esforços de e-mail marketing. Ofereceça a melhor experiência ao cliente A maioria dos clientes encontram advogados por meio de indicações de alguém que eles conhecem, portanto, uma das ferramentas de marketing mais eficazes que você tem é o tipo de experiência do cliente que você oferece. Certifique-se de oferecer uma que motive os clientes a gerar marketing boca a boca positivo em seu nome. Para se manterem competitivos em 2023, os escritórios de advocacia precisam prestar atenção às tendências gerais e incorporá-las às suas estratégias de marketing. Com uma boa compreensão do seu público, alguns dados confiáveis e um passo de bebê fora da zona de conforto do escritório de advocacia, os advogados podem fazer de 2023 um ano de crescimento e lucratividade. *Raquel Segri Ferreira é Diretora de Marketing, Comunicação e Business Development do ButtiniMoraes Advogados. É advogada e possui ampla experiência em business development, pesquisas setoriais e de inteligência de mercado, cross-selling, administração e gestão de rankings, comunicação corporativa, endomarketing e gestão de projetos estratégicos de branding
COMPARTILHAR ESSE POST