<p class="titulomateria">Marketing olfativo e suas estrat&eacute;gias no varejo III</p> <p>Por Rubens Valentim*</p> <p>Para concluirmos o assunto sobre as estrat&eacute;gias no varejo com o uso do marketing olfativo, vamos relatar algumas a&ccedil;&otilde;es e abordagens diferenciadas que j&aacute; realizamos para alguns clientes.</p> <p>Numa destas a&ccedil;&otilde;es um dos nossos clientes, ao desenvolverem o seu logo olfativo e aromatizaram a sua loja com ele, perceberam que muitos de seus consumidores perguntavam se era poss&iacute;vel comprar o perfume com o qual a loja estava sendo aromatizada.</p> <p>Vendo a grande oportunidade de fazer com que os consumidores levassem o logo olfativo para as suas resid&ecirc;ncias, al&eacute;m de aumentar a receita da loja com um novo produto que tinha tudo para ser um sucesso, a grife nos solicitou o desenvolvimento de um perfume com a mesma fragr&acirc;ncia da loja, para ser vendido a seus clientes. O resultado final foi um sucesso.</p> <p>Al&eacute;m desse case, existem outros onde os consumidores dos nossos clientes n&atilde;o queriam o cheiro da loja para usar no corpo, mas sim em sua resid&ecirc;ncia. Neste caso, o desenvolvimento de home-sprays com o cheiro da loja &eacute; a melhor op&ccedil;&atilde;o, pois assim a loja pode ficar com uma nova linha de produto para ser comercializada, ou dependendo da ocasi&atilde;o, a loja pode entregar pequenos home-sprays como brindes para os seus clientes.</p> <p>A Biomist tamb&eacute;m disponibiliza uma abordagem totalmente inovadora que s&atilde;o indoors aromatizados, que soltam a fragr&acirc;ncia do cliente no ambiente. Esse meio de comunica&ccedil;&atilde;o se torna ainda mais forte levando em conta que na cidade de S&atilde;o Paulo est&atilde;o proibidos outdoors, abrindo um grande espa&ccedil;o para esse tipo de comunica&ccedil;&atilde;o.</p> <p>Uma das caracter&iacute;sticas mais atrativas desse indoor aromatizador &eacute; que mesmo que uma pessoa esteja distra&iacute;da, a fragr&acirc;ncia que sai dele chama toda a aten&ccedil;&atilde;o para a mensagem do an&uacute;ncio. Assim, nosso cliente pode coloc&aacute;-lo nos pontos estrat&eacute;gicos que lhe convir, como em corredores de shoppings, academias, bares, etc.</p> <p>Um case recente que tivemos foi a aromatiza&ccedil;&atilde;o dos black lights que a ag&ecirc;ncia MarkPlan desenvolveu para a campanha de lan&ccedil;amento do perfume &ldquo;Blue Seduction&rdquo; de Antonio Bandeiras. Os black lights aromatizados foram instalados nos metr&ocirc;s Barra Funda e Br&aacute;s, assim milhares de pessoas puderam sentir a fragr&acirc;ncia &agrave; medida que se aproximavam das m&iacute;dias.</p> <p>Al&eacute;m disso, an&uacute;ncios aromatizados em revistas ou eventos de lan&ccedil;amentos de cole&ccedil;&atilde;o onde o espa&ccedil;o &eacute; aromatizado com o cheiro da marca s&atilde;o mais alguns exemplos de como o segmento varejista pode levar o marketing olfativo para fora dos seus pontos-de-venda, marcando presen&ccedil;a na casa dos seus clientes, ou em seus momentos de lazer.</p> <p>Devido a essa gama de m&eacute;todos e estrat&eacute;gias citadas ao longo desses tr&ecirc;s artigos, &eacute; que o marketing olfativo possui tanta for&ccedil;a neste segmento e, mesmo assim, o seu potencial ainda n&atilde;o foi totalmente explorado. Leia <a href="../materia.asp?codmateria=3915" target="_blank">aqui </a>o primeiro e <a href="../materia.asp?codmateria=3916" target="_blank">aqui</a> o segundo artigo.</p> <p>* Rubens Valentim &eacute; analista de marketing da Biomist, com forma&ccedil;&atilde;o em Gerenciamento da Comunica&ccedil;&atilde;o Empresarial e Comunica&ccedil;&atilde;o Social &ndash; Publicidade e Propaganda. Contatos atrav&eacute;s do site <a href="http://www.biomist.com.br" target="_blank">www.biomist.com.br</a> ou e-mail <a href="mailto:mkt1@biomist.com.br">mkt1@biomist.com.br</a></p>
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