<p class="titulomateria">Marketing olfativo e suas estrat&eacute;gias no varejo II</p> <p>Por Rubens Valentim*</p> <p>Agora conto como o marketing olfativo pode influenciar diretamente no aumento das vendas de determinados produtos. S&atilde;o dois os casos mais comuns onde o uso de uma fragr&acirc;ncia aumenta as vendas de um produto: quando trabalhamos com produtos aliment&iacute;cios e quando usamos uma fragr&acirc;ncia como demonstra&ccedil;&atilde;o de um perfume.</p> <p>O primeiro caso &eacute; aquele que literalmente conquista o cliente pelo nariz, atrav&eacute;s de um cheiro que estimule o seu apetite ou simplesmente a sua gula. Como exemplo, podemos citar o uso do cheiro de chocolate nos corredores de um shopping, fazendo com que os choc&oacute;latras ou aqueles que n&atilde;o resistem a um docinho de vez em quando, entrem na loja e comprem alguns chocolates, mesmo n&atilde;o estando em seus planos de compras naquele momento.</p> <p>Como case podemos citar a Kopenhagen, um de nossos clientes, onde a vice-presidente da marca, Renata Moraes, afirmou numa mat&eacute;ria da revista Isto &eacute; Dinheiro em maio de 2006, que eles registraram 37% de aumento nas vendas de P&aacute;scoa daquele ano, com o uso do marketing olfativo.</p> <p>Al&eacute;m do uso do cheiro de chocolate temos projetos como: &ldquo;cheirinho de caf&eacute;&rdquo;, cujo cheiro &eacute; altamente estimulante, cheiro de bolo assando, entre outros. Sempre com foco no nariz e no est&ocirc;mago do cliente.</p> <p>O segundo caso onde o marketing olfativo reflete nas vendas de um produto &eacute; quando, por exemplo, temos um perfume que ser&aacute; lan&ccedil;ado no mercado e atrav&eacute;s do processo de aromatiza&ccedil;&atilde;o de impressos (microencapsulagem) podemos aromatizar campanhas impressas em revistas, com o cheiro do perfume, ou aromatizar seus cat&aacute;logos.</p> <p>Pesquisas mostram que no mercado internacional ao perfumar o an&uacute;ncio de lan&ccedil;amento de um perfume, se tem um retorno na ordem de 20%. J&aacute; no mercado brasileiro estima-se um retorno de at&eacute; 40%, fato esse atribu&iacute;do ao ineditismo do sistema e ao perfil do consumidor brasileiro.</p> <p>Outra estrat&eacute;gia muito usada &eacute; a aromatiza&ccedil;&atilde;o das fotos dos perfumes nos cat&aacute;logos, ou seja, quando um perfume est&aacute; encalhado no estoque de uma empresa, &eacute; aromatizada somente a foto do perfume em quest&atilde;o com seu cheiro, para assim o consumidor se interessar pelo produto e compr&aacute;-lo.</p> <p>Estes foram apenas alguns exemplos, mas existem muitos outros dos quais os consumidores muitas vezes nem se d&atilde;o conta, achando que o cheiro vem de um determinado produto, quando na verdade eles sa&iacute;ram de um dos nossos aromatizadores!</p> <p>Voc&ecirc;s n&atilde;o acreditam? Sabe aquele cheiro de pipoca que voc&ecirc;s sentem nos cinemas? Primeiro: n&atilde;o &eacute; cheiro de pipoca e sim de manteiga, as pessoas associam a manteiga com a pipoca. Segundo: a aromatiza&ccedil;&atilde;o na grande maioria &eacute; feita atrav&eacute;s do ar-condicionado!</p> <p>No pr&oacute;ximo e &uacute;ltimo texto desta s&eacute;rie amanh&atilde;, concluo este tema falando de outras estrat&eacute;gias usadas pelo varejo com o uso do marketing olfativo. <a href="../materia.asp?codmateria=3915" target="_blank">Leia a primeira parte aqui</a>.</p> <p>* Rubens Valentim &eacute; analista de marketing da Biomist, com forma&ccedil;&atilde;o em Gerenciamento da Comunica&ccedil;&atilde;o Empresarial e Comunica&ccedil;&atilde;o Social &ndash; Publicidade e Propaganda. Contatos atrav&eacute;s do site <a href="http://www.biomist.com.br" target="_blank">www.biomist.com.br</a> ou e-mail <a href="mailto:mkt1@biomist.com.br">mkt1@biomist.com.br</a></p>
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