MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Marketing no caos digital: conteúdo autêntico é chave para conquistar consumidores

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 3 min

DATA

28 de ago. de 2025

CATEGORIA

Reportagens

O debate sobre o futuro do Marketing Digital ganha contornos cada vez mais pragmáticos. A inteligência artificial, apontada como um “tsunami” que descentraliza a forma de consumir informação, está obrigando as marcas a rever estratégias e colocar o conteúdo no centro da relação com o consumidor.

O diagnóstico foi apresentado na palestra “O novo mundo digital: insights aplicáveis em meio ao caos”, conduzida por Rafael Rez, fundador da Web Estratégica. Para ele, a multiplicação de plataformas e a velocidade da tecnologia contrastam com a lentidão das mudanças no comportamento humano, gerando um cenário inevitavelmente caótico. 

A lógica por trás desta dinâmica é simples: cada classe socioeconômica, cada perfil de usuário, cada perfil de educação e cada histórico de consumo utiliza um conjunto diferente de plataformas para atender a diferentes necessidades. “A IA é um grande tsunami, mas esse tsunami traz uma grande descentralização de conteúdo. Antes, olhávamos para poucas plataformas e entendíamos que o tráfego viria daquelas plataformas. Esse cenário não existe mais”, advertiu o executivo.

A análise partiu de um estudo desenvolvido pelo Boston Consulting Group em parceria com o Google, que propõe a jornada em quatro etapas: Stream, Scroll, Search e Shop. Em cada uma delas, a qualidade do conteúdo se torna a peça comum, seja em uma live, em um feed de rede social ou em um comparativo de e-commerce. A mensagem de Rez é que sem qualidade editorial, a otimização não gera valor.

“Precisamos nos acostumar com o caos e não tentar organizá-lo. O caos não é organizável. O cenário não vai se tornar mais fácil nem mais simples; pelo contrário, só tende a se complicar. Nosso papel é ajudar o cliente a comprar em meio a esse caos. Se ele quer um comparativo, oferecemos esse comparativo. Se tem dúvidas, devemos esclarecê-las. Se precisa de suporte depois da compra, precisamos estar lá para dar esse suporte. O desafio é dominar todos os momentos dessa jornada”, disse Rez.


Lidando com o caos

O avanço da IA amplia a complexidade citada por Rez. Enquanto buscadores somam cerca de 1,8 trilhão de visitas mensais, os chatbots registram 55 bilhões, uma diferença de 34 vezes. Nesta amplitude, é importante que os profissionais de Marketing não tentem escolher lados. “O vencedor tem que ser o cliente, que precisa encontrar a marca em qualquer interface onde busque respostas”, cravou Rafael.

As aplicações da IA generativa evidenciam e reforçam uma interessante mudança no comportamento de consumo. Se em 2024 a principal utilização estava ligada à geração de ideias e edição de textos, em 2025, as ferramentas absorvem funções mais complexas, como organização pessoal, busca de propósitos e terapias. Isto sugere a expansão da dimensão emocional das jornadas de consumo e o quanto as marcas precisam acompanhar essa virada cultural.


Neste contexto, as empresas precisam estar preparadas para perder e reconquistar espaço dentro da nova lógica de consumo. Dados recentes apontam para a perda de preferência pelas marcas. De acordo com a Troiano Branding, em 2000, 8% dos consumidores declaravam lealdade incondicional; em 2025, o índice caiu para 3%. 

Esse esvaziamento, aliado à saturação de conteúdos artificiais, explica a migração de parte dos usuários para fóruns como o Reddit, em busca de conversas percebidas como mais genuínas, criadas a partir da participação humana.

“Nós, profissionais de Marketing, temos um talento enorme para estragar as coisas. O conteúdo gerado pelo usuário sempre foi algo autêntico. Nós transformamos isso em um mercado, pagamos creators para encenar essa autenticidade e inundamos as plataformas com mensagens ensaiadas, vendidas como descobertas naturais. Agora, as pessoas estão usando menos as redes sociais para consumir esse tipo de conteúdo e migrando para espaços onde ainda encontram legitimidade”, refletiu o executivo.

Leia também: Agentes de Inteligência Artificial – Pilotos ou co-pilotos do Marketing?

COMPARTILHAR ESSE POST

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Ian Cândido

Repórter

AUTOR

Posts relacionados em

Reportagens

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar

Device Theme
Device Theme
Device Theme