<p class="titulomateria">Profissionalismo, o esporte na m&atilde;o de quem entende</p> <p>Por Rafael Niro*</p> <p>J&aacute; faz algum tempo que o discurso se repete: o Marketing Esportivo cresce a passos largos e os investidores est&atilde;o atentos e em busca de resultados ora atrav&eacute;s de uma melhor exposi&ccedil;&atilde;o de marca, relacionamento, ora atrav&eacute;s de vendas ou promo&ccedil;&otilde;es.</p> <p>Mas, n&atilde;o &eacute; somente o discurso acima que insiste em prevalecer. H&aacute; tamb&eacute;m os que acreditam que o Marketing Esportivo &eacute; similar a qualquer outra deriva&ccedil;&atilde;o do legado de Kotler. E &eacute; a&iacute; que detalhes que podem fazer toda diferen&ccedil;a comprometem o sucesso de a&ccedil;&otilde;es ou promo&ccedil;&otilde;es realizadas.</p> <p>No segmento do Marketing Esportivo h&aacute; tr&ecirc;s aspectos que s&atilde;o imprescind&iacute;veis para o in&iacute;cio de qualquer trabalho: o profissionalismo, o pioneirismo e o conhecimento do p&uacute;blico-alvo que se deseja atingir.</p> <p>A primeira caracter&iacute;stica diz respeito &agrave; capacidade de planejar, coordenar e produzir as a&ccedil;&otilde;es pretendidas, com credibilidade, agilidade, de forma a assegurar o mais expressivo retorno frente ao investimento realizado.</p> <p>O profissionalismo certamente &eacute; o que possibilita a identifica&ccedil;&atilde;o de uma oportunidade de um neg&oacute;cio pioneiro. Afinal, a&ccedil;&otilde;es e eventos in&eacute;ditos despertar&atilde;o a curiosidade do p&uacute;blico-alvo, da m&iacute;dia e dos investidores, gerando m&iacute;dia espont&acirc;nea, coment&aacute;rios positivos no trade e &ndash; dependendo do caso - lucro.</p> <p>A terceira caracter&iacute;stica nos remete a necessidade de conhecer o p&uacute;blico que se deseja atingir. Somente conhecendo a fundo com quem se est&aacute; falando &eacute; que atingimos as expectativas de todos os envolvidos no evento esportivo ou os que forem alvo da campanha criada.</p> <p>Um exemplo de a&ccedil;&atilde;o que re&uacute;ne essas tr&ecirc;s particularidades &eacute; o &ldquo;Golf Health&rdquo;, o primeiro evento de golfe exclusivo para o mercado de sa&uacute;de, que ser&aacute; realizado no dia 27 de junho deste ano, em S&atilde;o Paulo. Neste caso, o profissionalismo fica por conta das ag&ecirc;ncias ATENA e ReUnion, que em parceria est&atilde;o conduzindo a produ&ccedil;&atilde;o do evento. O pioneirismo &eacute; a garantia de estar oferecendo a m&eacute;dicos, diretores e presidentes de grandes grupos hospitalares, uma oportunidade de relacionamento, lazer e esporte, com requinte, conforto e muito golfe.&nbsp;</p> <p>O p&uacute;blico-alvo &eacute; mais do que conhecido, tanto que j&aacute; consta no pr&oacute;prio nome do evento: Golf Health.</p> <p>Assim, n&atilde;o &eacute; dif&iacute;cil concluir que se tivermos profissionais habilitados e competentes para atender os investidores da maneira correta, ou seja, com profissionalismo, pioneirismo e conhecimento do p&uacute;blico-alvo, o discurso deixar&aacute; de ser uma constante e passar&aacute; a ser uma realidade.</p> <p>* Rafael Niro &eacute; diretor da ag&ecirc;ncia Atena Marketing Esportivo. E-mail: <a href="mailto:rafael@atenamktesportivo.com.br">rafael@atenamktesportivo.com.br</a></p>
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