Sim, você leu certo o título. Em 88% das empresas brasileiras, o departamento de Marketing é protagonista. Este dado foi coletado na pesquisa CMO Summit Tracking 2025, realizada pelo Mundo do Marketing em parceria com o Instituto Qualibest.
O estudo feito com as lideranças de Marketing no Brasil e apresentado no evento mostra que 57% deles avaliam que o departamento é totalmente relevante e 31% é relevante. Para 9% dos executivos, não é relevante e nem irrelevante. Apenas 3% indicaram que o Marketing é totalmente irrelevante na empresa.
Mais: 78% avaliam que a importância da área de Marketing cresceu nos últimos anos. Para 41%, o ganho foi grande, enquanto 37% percebeu algum crescimento. Já 16% acreditam que a relevância continua a mesma, 4% vêem uma perda de relevância e 1% aponta que perdeu muita relevância.

Em princípio, esses dados podem ser contraditórios com algumas vozes barulhentas que ecoam nas redes sociais ou em rodas de executivos insatisfeitos. Qual seria, então, o motivo desse resultado positivo? A resposta é muito simples.
Quando o Marketing faz bem o seu trabalho, ele gera impacto nos negócios. Quando o Marketing faz bem o seu trabalho, ele tem relevância estratégica. Quando o Marketing direciona e é parte importante da engrenagem do crescimento da empresa, ele é relevante.
Perceba que não é de hoje, mas vem crescendo dia após dia: o CMO é braço direito do CEO e não é só por estar na mesa de decisão que ele é importante. Ele está ali porque mostra caminhos, soluções e resultados. Esse é o Marketing que funciona hoje.
Se na empresa em que você trabalha o Marketing não é relevante, o problema é do Marketing que não está sendo capaz de ser importante para a campanha ou de demonstrar o resultado.
Leia também: Mais da metade dos CMOs não ficam mais de 2 anos no cargo, aponta pesquisa do Mundo do Marketing
COMPARTILHAR ESSE POST