MADE POSSIBLE BY

Powered by

Marketing é relevante em 88% das empresas no Brasil

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 2 min

DATA

14 de jul. de 2025

CATEGORIA

Editorial

cmo

Sim, você leu certo o título. Em 88% das empresas brasileiras, o departamento de Marketing é protagonista. Este dado foi coletado na pesquisa CMO Summit Tracking 2025, realizada pelo Mundo do Marketing em parceria com o Instituto Qualibest. 

O estudo feito com as lideranças de Marketing no Brasil e apresentado no evento mostra que 57% deles avaliam que o departamento é totalmente relevante e 31% é relevante. Para 9% dos executivos, não é relevante e nem irrelevante. Apenas 3% indicaram que o Marketing é totalmente irrelevante na empresa. 

Mais: 78% avaliam que a importância da área de Marketing cresceu nos últimos anos. Para 41%, o ganho foi grande, enquanto 37% percebeu algum crescimento. Já 16% acreditam que a relevância continua a mesma, 4% vêem uma perda de relevância e 1% aponta que perdeu muita relevância. 

Em princípio, esses dados podem ser contraditórios com algumas vozes barulhentas que ecoam nas redes sociais ou em rodas de executivos insatisfeitos. Qual seria, então, o motivo desse resultado positivo? A resposta é muito simples. 

Quando o Marketing faz bem o seu trabalho, ele gera impacto nos negócios. Quando o Marketing faz bem o seu trabalho, ele tem relevância estratégica. Quando o Marketing direciona e é parte importante da engrenagem do crescimento da empresa, ele é relevante. 

Perceba que não é de hoje, mas vem crescendo dia após dia: o CMO é braço direito do CEO e não é só por estar na mesa de decisão que ele é importante. Ele está ali porque mostra caminhos, soluções e resultados. Esse é o Marketing que funciona hoje. 

Se na empresa em que você trabalha o Marketing não é relevante, o problema é do Marketing que não está sendo capaz de ser importante para a campanha ou de demonstrar o resultado.

Leia também: Mais da metade dos CMOs não ficam mais de 2 anos no cargo, aponta pesquisa do Mundo do Marketing

COMPARTILHAR ESSE POST

Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

explorar