<p><strong>Marketing e Propaganda: Distin&ccedil;&otilde;es, defini&ccedil;&otilde;es e objetivos</strong></p><p>Por Elias Guilherme Trevisol*</p><p>H&aacute; distin&ccedil;&otilde;es entre Marketing e Propaganda ou como popularmente se conhece, s&atilde;o sin&ocirc;nimos? Tanto no meio social, quanto no meio acad&ecirc;mico, essa d&uacute;vida persiste e permeia qualquer discuss&atilde;o sobre a populariza&ccedil;&atilde;o ou conhecimento de algum produto. O presente artigo possui a pretens&atilde;o de elucidar as quest&otilde;es relativas a essa t&atilde;o audaz e antiga d&uacute;vida: fazer Marketing &eacute; o mesmo que fazer Propaganda?</p><p>Como distin&ccedil;&atilde;o inicial entre Marketing e Propaganda, faz-se necess&aacute;ria a defini&ccedil;&atilde;o de Marketing, esclarecida por Philip Kotler e Kevin Keller nas seguintes palavras: &ldquo;Marketing &eacute; um processo social pelo qual indiv&iacute;duos e grupos obt&ecirc;m o que necessitam e desejam por meio da cria&ccedil;&atilde;o, oferta e da livre troca de produtos e servi&ccedil;os de valor com os outros&rdquo;. J&aacute; Peter Drucker enfoca o Marketing numa perspectiva de que seu objetivo &eacute; tornar a venda do produto ou servi&ccedil;o, sup&eacute;rflua, conhecer e entender t&atilde;o bem o consumidor que o produto ou servi&ccedil;o se adapte a ele e se venda sozinho. As defini&ccedil;&otilde;es sobre Marketing aqui expostas demonstram n&atilde;o s&oacute; a abrang&ecirc;ncia da mat&eacute;ria, mas tamb&eacute;m seus objetivos distintos, mas complementares aos da Propaganda.</p><p>O conhecimento popular compreende com clareza a fun&ccedil;&atilde;o da Propaganda: tornar um produto conhecido do p&uacute;blico. Inclusive, para a Associa&ccedil;&atilde;o Americana de Marketing, propaganda &eacute; toda forma paga e impessoal de promover id&eacute;ias, bens e servi&ccedil;os por conta de uma institui&ccedil;&atilde;o patrocinadora. Dessa forma, fazer propaganda implica necessariamente em pagar um ve&iacute;culo de comunica&ccedil;&atilde;o, na compra de um espa&ccedil;o publicit&aacute;rio.</p><p>Em 1960, o Marketing foi instrumentalizado por McCarthy, resumindo os elementos do marketing no que chamamos atualmente de Marketing mix ou os 4 Ps de Marketing, composto mercadol&oacute;gico formado pelo Produto, Pre&ccedil;o, Pra&ccedil;a (ou distribui&ccedil;&atilde;o) e Promo&ccedil;&atilde;o. De forma simplista, Produto &eacute; o bem ou servi&ccedil;o ofertado pela empresa e como esse &eacute; desenvolvido, levando em conta a marca, o design, a embalagem, etc. Pre&ccedil;o &eacute; a proposta de valor quantificado para a oferta. A pra&ccedil;a ou distribui&ccedil;&atilde;o &eacute; a forma que a oferta chegar&aacute; &ldquo;nas m&atilde;os&rdquo; do cliente, como por distribuidores, varejistas, atacadistas, etc. E, enfim, a promo&ccedil;&atilde;o &eacute; a forma de estabelecer diversas formas de comunica&ccedil;&otilde;es que visam promover os produtos, servi&ccedil;os, marcas, benef&iacute;cios, bem como fortalecer o relacionamento a longo prazo com os clientes. </p><p>A promo&ccedil;&atilde;o de Marketing ainda envolve o composto de comunica&ccedil;&atilde;o, onde se desenvolve a Propaganda, a promo&ccedil;&atilde;o de vendas, rela&ccedil;&otilde;es p&uacute;blicas, venda pessoal e atendimento ao cliente. O objetivo da Propaganda n&atilde;o se resume a fortalecer a imagem do produto, servi&ccedil;o ou da marca no mercado, mas tamb&eacute;m estabelecer o posicionamento estrat&eacute;gico da oferta, bem como planejar, fortalecer e adicionar valor &agrave; pr&oacute;pria imagem da empresa perante a sociedade, clientes, parceiros e acionistas.</p><p>Ante o discorrido, n&atilde;o podemos confundir Marketing com Propaganda, haja vista que a amplitude do primeiro engloba o segundo. Mesmo possuindo objetivos diversos, a Propaganda e o Marketing est&atilde;o alinhados no que se refere &agrave; capta&ccedil;&atilde;o e fideliza&ccedil;&atilde;o do consumidor. O Marketing &eacute; respons&aacute;vel pelo desenvolvimento, estrat&eacute;gia de distribui&ccedil;&atilde;o e precifica&ccedil;&atilde;o do produto e, por sua vez, a Propaganda torna esse produto conhecido do p&uacute;blico, posicionando-o na cabe&ccedil;a do cliente conforme as diretrizes estabelecidas pela alta administra&ccedil;&atilde;o.</p><p>Relevamos e entendemos a sabedoria popular err&ocirc;nea sobre os temas aqui abordados, por&eacute;m, n&atilde;o nos esquivemos do que foi escrito. Apesar de ser costume a utiliza&ccedil;&atilde;o indiscriminada e sin&ocirc;nima de Propaganda e Marketing, nossa fun&ccedil;&atilde;o, que agora &eacute; sua, &eacute; esclarecermos e sustentarmos a verdade dos termos desse artigo. Afinal, assim como n&atilde;o devemos misturar alhos com bugalhos, n&atilde;o podemos mais confundir Marketing com Propaganda.</p><p>* Elias Guilherme Trevisol &eacute; advogado, cursa MBA em Marketing pela FGV/RS, com extens&atilde;o (On-line) em Gest&atilde;o de Marketing pela FGV/RJ &ndash; EPGE/EBAPE e tem experi&ecirc;ncia em Consultoria em Gest&atilde;o e Marketing na &aacute;rea jur&iacute;dica e empresarial.</p>
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