MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Marketing Direto é o futuro

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 4 min

DATA

17 de mar. de 2008

CATEGORIA

Artigos

<p><strong>O futuro já chegou e é Marketing Direto</strong></p><p>Por Efraim Kapulski*</p><p>No momento em que produtos e serviços estão cada vez mais parecidos, e se transformam em verdadeiras commodities, o Marketing Direto se torna ferramenta imprescindível no contato com consumidores e aquela com maior poder de persuasão. Não é exagero dizer que o futuro é o Marketing Direto. É que nossa disciplina tem em seu DNA justamente a missão de conhecer a fundo o consumidor, suas características, seus hábitos de consumo, seus gostos e sua relação com as marcas. </p><p>Mas para que se confirme essa premissa, continuará sendo necessário muito trabalho, aliás como vem acontecendo no mercado brasileiro há muitos anos. Não é à toa que alcançamos números exponenciais de crescimento, conforme aponta nosso estudo Indicadores ABEMD. Evoluímos, nos últimos oito anos, a uma taxa média superior a 11%. Em 2006 crescemos 18% sobre 2005, superando os R$ 15 bilhões em receitas apenas com prestação de serviços. </p><p>Realizar uma ação de Marketing Direto é uma operação complexa que exige profissionais e ferramentas qualificadas. Passa primeiro por um sólido planejamento; depois pela reunião das informações cadastrais, de hábitos de vida e de consumo, que alimentam uma base de dados; na seqüência vem a criação da comunicação adequada; a correta seleção de canais para contato; fornecedores parceiros que ofereçam os recursos necessários à execução de toda a campanha, e muito importante, um canal de resposta para que cada ação seja mensurada. </p><p>E reside justamente aí, na mensuração exata dos resultados, o maior benefício que o Marketing Direto pode oferecer aos clientes. Tudo isso, só nossa disciplina proporciona. </p><p>A ABEMD tem acompanhado e ajudado o mercado a se desenvolver através de quatro objetivos e ações básicos. Primeiro na defesa ética de nossa atividade. Temos um Comitê e uma assessoria parlamentar que nos representam em Brasília com a missão de esclarecer, informar e defender o Marketing Direto perante o Legislativo e os poderes constituídos; fomos uma das três entidades que participaram da elaboração e implementação, em dezembro de 2005, do Probare – Programa de Auto-regulamentação do Setor de Call Center/Telemarketing (<a href="http://www.probare.com.br" target="_blank">www.probare.com.br</a>), iniciativa pioneira que envolveu mais de 400 profissionais de uma centena de grandes empresas fornecedoras e usuárias dos serviços. </p><p>Depois, na formação ao promovermos cursos, palestras, eventos e seminários abrangendo todas as atividades do Marketing Direto, como o ABEMD Conference – 3º Congresso Brasileiro de Marketing Direto, que realizamos em maio de 2007, Cannes Lions Direct em setembro, DMA no Brasil em novembro e outros.</p><p>Em terceiro lugar, disseminando informação com a revista mensal Marketing Direto; o Anuário Brasileiro de Marketing Direto; o Portal ABEMD e o boletim eletrônico diário Diretinhas - que ao longo do ano levam informação de qualidade a mais de 10 mil pessoas. E por fim promovendo o setor desde outubro de 2004 com a Campanha de Valorização em veículos de comunicação de abrangência nacional, que visa promover institucionalmente o Marketing Direto. Realizamos os Indicadores ABEMD, primeiro levantamento detalhado da área, realizado pela Simonsen Associados, que vai para o terceiro ano e cujo levantamento referente a 2007 está para ser divulgado.</p><p>Também promovemos uma série de aperfeiçoamentos no Prêmio ABEMD que o tornou ainda mais competitivo e estimula mais a participação de agências e clientes, sobretudo para o mercado digital. </p><p>Outros estímulos garantem a solidez do mercado e sua evolução constante como a carta de compromissos para desenvolvimento do Marketing Direto brasileiro assinada entre ABEMD e Correios em 2002, que prevê convênios com segmentos de mercado do Marketing Direto, estudos e pesquisas, participação em eventos, entre outras atividades. Um modelo que inclusive está sendo copiado pela Fedma (Federação Européia de Entidades de Marketing Direto) que no ano passado anunciou a pretensão de adotá-lo para seus mercados. </p><p>A grandeza do Marketing Direto está no fato de nosso mercado ser composto por empresas de oito setores – agências de Marketing Direto, de Call Center, de Internet, empresas de CRM/Database, Listas, Logística, sem falar das próprias empresas de impressão para Marketing Direto – todas elas interdependentes e complementares entre si. </p><p>Diante de todos estes fatos, não resta dúvida de que o ano de 2008 será tão bom ou melhor para o Marketing Direto que os últimos anos, consolidando nossa posição estratégica dentro da comunicação das empresas.</p><p>* Efraim Kapulski é Presidente da ABEMD.</p>

COMPARTILHAR ESSE POST

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Posts relacionados em

Artigos

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

Device Theme
Device Theme
Device Theme