A mudança pela qual o Marketing está passando acompanha outros modelos de negócios que precisam se reinventar a cada nova ferramenta, plataforma ou concorrente lançado no mercado. Com a Inteligência Artificial cada vez mais próxima das experiências do consumidor, as profissões também terão que se adaptar e, segundo Romeo Busarello, Diretor de Marketing e ambientes Digitais da Tecnisa e professor dos cursos da ESPM e INSPER, o cargo de Gestor de Empatia de Robôs não deve ser novidade no futuro.
De acordo com ele, hoje nós estamos vivendo um momento de requalificação de competências. “Em 2014 os analistas eram contratados para atuar no departamento de Marketing. Hoje temos UX, Growth Hacking, Gestor de Comunidades, Client Services, Data Scientist, Jardineiro de Web, Nutritor de Leads, Conteudista, Agile Marketing, etc”, explica o Diretor de Marketing e ambientes Digitais da Tecnisa.
Espaço no ecossistema
As mudanças atuais no comportamento do consumidor influenciam diretamente o negócio da Tecnisa, construtora de empreendimentos de São Paulo. Com a ampliação da demanda por espaços de coworking, as vendas de salas comerciais da companhia encalharam e Romeo explica o por quê. “As pessoas querem cada vez mais estar no ecossistema e esses espaços oferecem exatamente isto”, disse Busarello em palestra no RD Summit 2019.
Além disso, mudanças em relação ao trabalho dos executivos de Marketing incluem o fim dos palpites e achismos nas estratégias corporativas. “Hoje é preciso ser um executivo de conversão e saber quais são as competências necessárias para cada negócio. A era dos palpiteiros acabou. Hoje o conteúdo é rei, mas o contexto é Deus”, finaliza o professor da ESPM e do INSPER.
Continue acompanhando também a cobertura do RD Summit pelo canal oficial do evento neste link.
COMPARTILHAR ESSE POST