Desde o início do ano o mundo vem passando por uma mudança radical em todas as esferas devido à propagação acelerada da Covid-19, o que tem afeta diferentes segmentos em grandes proporções, inclusive, a relação das marcas com influenciadores nas redes sociais. Apesar do impacto econômico da pandemia, o Marketing de influenciadores não desapareceu e pode crescer nos próximos meses. Isso é resultado do isolamento social, que fez com que as pessoas começassem a passar mais tempo conectadas e, consequentemente, de olho no que marcas estão publicando nas redes, segundo dados de um estudo feito pela Socialbakers.
O destaque foi a grande utilização de influenciadores por parte das marcas do segmento de beleza. Apesar do impacto econômico da COVID-19, as marcas ainda estão investindo no Marketing de influenciadores para atingir seu público-alvo, mas com uma abordagem diferenciada. O isolamento social trouxe destaque à usuários do Instagram com menos engajamento e marcas de diversos setores.
Pela primeira vez, influenciadores e consumidores estão nas mesmas condições, tornando-se um ativo importante para as marcas que perderam visibilidade nos pontos físicos. Agora, os usuários de redes sociais podem desempenhar um papel crucial às marcas para alcançar seus consumidores-alvo em circunstâncias sem precedentes. Quem Disse Berenice?, Pantene, Embelleze, Brahma e C&A foram algumas marcas que utilizaram essa estratégia durante a quarentena.
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Os influenciadores, de superestrelas globais a microinfluenciadores de nicho, fazem parte de qualquer estratégia abrangente de marca como uma maneira autêntica de se relacionar com os fãs de beleza - e isso não parece estar mudando tão cedo. Uma pesquisa da Global Web Index feita em parceria com a Influencer em maio, apontou que 72% dos consumidores que seguem influenciadores nos EUA e no Reino Unido dizem que passam mais tempo nas mídias sociais por dia desde o surto de coronavírus.
Enquanto 31% deste grupo afirmam ter seguido influenciadores de beleza e cuidados pessoais antes do surto, outros 19% também dizem que começaram a seguir influenciadores desse segmento durante o surto, comprovando o maior alcance dessa categoria. A nova realidade de ter que passar a maior parte do tempo online não parece ter desviado os compradores de beleza da indústria. Na verdade, eles estão procurando influenciadores ainda mais para procurar soluções de tratamento em casa ou formas de utilizar maquiagem ao mesmo tempo em que usam máscaras.
A rotina diária de cuidados pessoais para a maioria definitivamente mudou desde o início do isolamento, mas para grande parte dos consumidores ela simplesmente evoluiu para ter uma abordagem mais simplista: 58% estão passando menos maquiagem, 43% simplificaram rotina de cuidados faciais e também 43% passaram a comprar mais produtos de beleza online. Para 10% a mudança considerada foi de apoiar uma marca menor ao invés de uma renomada.
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