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Marketing das apostas: como equilibrar aquisição e retenção?

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Tempo de Leitura 4 min

DATA

9 de ago. de 2024

CATEGORIA

Artigos

O mercado de apostas online cresce em ritmo acelerado, refletindo uma realidade de mercado competitiva e altamente dinâmica. Para se ter uma ideia, desde quando começou a se falar na regulamentação do setor, em 2018, até o primeiro trimestre de 2023, foram emitidas 515 licenças na categoria “exploração de jogos de sorte e apostas não especificados anteriormente” do Cadastro Nacional de Atividades Econômicas do IBGE, segundo pesquisa da DataHub. Além disso, de acordo com estimativas do BNLData, esse mercado deve movimentar mais de R$ 150 bilhões por ano no país.

É nesse cenário que o desenvolvimento de estratégias de marketing para gerar engajamento e retenção dos clientes no universo das apostas e de intermediação lotérica se tornou um ponto crucial para as empresas do setor. Afinal, como garantir que um cliente recém-adquirido retorne e se torne um consumidor fiel em um setor repleto de oportunidades?

Essa é uma tarefa complexa e que demanda estratégias multidisciplinares ligadas a uma profunda compreensão do comportamento do consumidor. Nesse ponto, o desafio está em acompanhar a volatilidade dos hábitos da sociedade. Pois, se por um lado a aquisição expande o potencial do negócio, é o engajamento que extrai valor dessa expansão.

Sendo assim, reter e maximizar a receita dos usuários é essencial para a saúde dos negócios, pois faz com que a experiência se torne o principal ponto no desenvolvimento de valor das jornadas do usuário. O segredo está em oferecer uma proposta de valor adequada e poderosa, que destaque claramente os benefícios da compra, seja por meio de descontos atrativos, ofertas exclusivas ou o desenvolvimento de um senso que torne a compra imperdível para o consumidor naquele momento.

Além disso, é fundamental que as empresas garantam uma jornada sem fricção ou com o mínimo de fricção possível, desde o processo de compra até o pós-venda. Isso inclui interfaces intuitivas, uma oferta de produtos diversificada, experiência fluida e suporte ao cliente de alta qualidade. Dessa forma, os negócios não apenas aumentam as chances de conversão, mas também fidelizam os clientes, contribuindo significativamente para o crescimento sustentável das receitas.

Para isso, medir o engajamento requer atenção a diversos indicadores. Entre os mais relevantes estão: o volume total de vendas, o número de usuários ativos, a frequência de compras por usuário, o valor médio gasto por compra e a taxa de usuários que deixam de comprar. É a partir desses indicadores, quando analisados em conjunto, que é possível ter uma visão clara do ciclo de vida do cliente, desde a aquisição até o reengajamento ou perda.

É claro também que o cenário não é apenas de desafios. Com o avanço dos investimentos em tecnologia, as plataformas de análise de jornada do usuário conseguem acompanhar funis de conversão e gerar hipóteses de melhorias contínuas. Além disso, ferramentas de automação, muitas vezes apoiadas por inteligência artificial, ajudam a gerenciar os diversos fluxos de comunicação de forma escalável, permitindo personalizações e recomendações em tempo real.

A verdade é que a competição excessiva no mercado atual faz com que os consumidores busquem constantemente a melhor oferta. A lealdade tornou-se uma ideia fugaz, com consumidores cada vez mais pragmáticos e conscientes do valor do seu dinheiro. E, nesse contexto, ao meu ver, o caminho parece estar em focar na personalização e na experiência centrada no usuário.

Um exemplo claro de como a estratégia de engajamento pode ser bem-sucedida é a identificação e segmentação de jogadores de alto rendimento. Através desse método é possível prever o potencial de retorno ao negócio que um jogador pode gerar através do seu comportamento, possibilitando tratar esses jogadores de forma diferenciada, oferecendo benefícios que estimulem este engajamento positivo com a marca.

O futuro parece estar diretamente relacionado à capacidade das empresas de focar no usuário. As organizações que conseguirem entender melhor as necessidades e preferências dos consumidores e adaptarem suas estratégias de marketing de forma eficaz sairão na frente. O essencial é garantir uma jornada de compra sem fricção, com interfaces intuitivas, pagamento eficiente, suporte ao cliente e entrega de valor.

Dessa forma, os negócios especializados na intermediação de apostas aumentam as chances de conversão e fidelizam os clientes, contribuindo para o crescimento sustentável das receitas. Ao meu ver, oferecer experiências personalizadas e de alto valor sempre será a chave para garantir a fidelidade dos consumidores.

*Thiago Arantes é formado em Comunicação Social com ênfase em Marketing pela FAAP - Fundação Armando Alvares Penteado e tem mais de 15 anos de experiência na área, acumulando diversas competências no setor. Desde 2021, está à frente do marketing da Sorte Online liderando times de alta performance focados em Aquisição, Engajamento e Branding.

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Bruno Mello

Fundador e Editor Executivo

Fundador e Editor Executivo do Mundo do Marketing, Jornalista com MBA em Marketing.

AUTOR

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