Como um profissional de marketing apaixonado pelo que faz, é muito importante que eu esteja sempre atualizado e estude muito sobre o setor que atuo. Todos os dias nasce um novo conceito, novos termos e ideias. Entre os assuntos que vêm sendo muito debatidos recentemente, existe o marketing conversacional. Você já ouviu falar? Caso não, eu te explico.
O marketing conversacional, também conhecido como Marketing de Conversas, é uma estratégia baseada em diálogos reais e personalizados para cada tipo de cliente, com o objetivo de criar e estreitar relacionamentos duradouros entre o cliente e a marca. Em sua maioria, é utilizado por empresas que desejam diminuir o ciclo de vendas e criar experiências de compra mais humanas e personalizadas.
Embora muitas pessoas ainda não conheçam este termo, é importante entender que o comportamento do consumidor foi fortemente influenciado pelo uso de aplicativos de mensagens; inclusive, esse mesmo comportamento chegou até no mundo dos negócios. Isso se dá pois, com a pandemia do coronavírus, a comunicação por mensagens ficou ainda mais evidente e rotineira. Daqui para frente, a tendência é que cada vez mais empresas percebam que atrair, converter e encantar clientes também serão tarefas guiadas pelas conversas e trocas realizadas por esse tipo de canal.
Benefícios como acessibilidade, maior engajamento, personalização, escalabilidade, geração de leads, otimização do tempo e conversão mais ágil em vendas comprovam a importância da utilização de estratégias agregadoras na construção do relacionamento com cliente para conquistar resultados relevantes.
Importante destacar que o conceito permite que as empresas comecem a olhar para a forma como elas atraem pessoas, trabalhem esses contatos de forma estratégica e permitam o fácil acesso dos clientes à empresa. Além disso, faz com que as empresas comecem a pensar e levar em consideração a experiência do cliente não apenas como uma teoria, mas como uma prática diária.
Por meio de tecnologia, é possível que empresas ofereçam diálogos personalizados e criem relacionamentos entre cliente e marca, independente do segmento no qual atua, tornando o ato de “entrar em contato com a empresa” algo mais simples e acessível. Posso destacar o papel das redes sociais como exemplo, já que, atualmente, estas têm sido consideradas como a porta de acesso para outros canais de vendas e/ou relacionamento para um negócio, tais como aplicativos de mensagens, sites, e-commerces, blogs e landing pages.
Sendo uma tendência que deve ganhar ainda mais espaço, o Marketing Conversacional precisa ser uma estratégia presente no dia a dia dos times que lidam com o público-alvo das empresas. Conversar com seu cliente precisa ser prioridade todos os dias. Pense nisso.
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