<p><strong>Marketing B2B<br /><br /></strong>Por Mariana Oliveira <br /><a href="mailto:redacao@mundodomarketing.com.br">redacao@mundodomarketing.com.br</a></p><p>A alta competitividade do mercado transformou o relacionamento entre clientes corporativos em mais do que simplesmente uma estrat&eacute;gia entre fornecedores. O marketing business to business, ou simplesmente B2B, se tornou uma ferramenta poderosa para diferencia&ccedil;&atilde;o no mercado e conseq&uuml;entemente o oferecimento de melhores servi&ccedil;os para o consumidor final. </p><p>O aumento de demanda por servi&ccedil;os business to business tem crescido e tanto empresas especializadas em relacionamento, internet e at&eacute; de marketing cultural, quanto em tecnologia e marketing direto mostram o quanto definir estrat&eacute;gias para o p&uacute;blico corporativo d&aacute; resultados. </p><p>Ana Luiza Feres, Diretora da Qu&acirc;ntica Marketing Direto, explica em entrevista ao site que o relacionamento &eacute; o maior segredo nesta &aacute;rea e ferramentas como mala-direta&nbsp; e newsletters podem se tornar instrumentos no contato entre clientes corporativos e tamb&eacute;m no relacionamento pessoal entre os executivos.&nbsp; </p><p><span class="texto_laranja_bold">Marketing de relacionamentos<br /></span>Elevar o relacionamento ao n&iacute;vel pessoal, com eventos, atividades personalizadas ou mesmo brindes &eacute; uma das principais pr&aacute;ticas apontadas pelos especialistas. Gabriel Estellita, da S&oacute;cio-Diretor da ESL2, empresa especializa em marketing cultural, conta que grande parte dos clientes da ag&ecirc;ncia s&atilde;o corporativos.</p><p>As a&ccedil;&otilde;es incluem entretenimento, passeios de barcos, rallys ou at&eacute; a&ccedil;&otilde;es personalizadas, como um livro de arte que a companhia El Paso encomendou para um de seus prospects. O governo, neste caso, tamb&eacute;m &eacute; tido como um cliente potencial, ou B2G, como esclarece Estellita. Para ele, todas as a&ccedil;&otilde;es business to business trabalham a rela&ccedil;&atilde;o com os tomadores de decis&atilde;o. No entanto, investir em aspectos ambientais, tamb&eacute;m t&ecirc;m sido um diferencial que afeta positivamente as pessoas que n&atilde;o est&atilde;o envolvidas diretamente nas a&ccedil;&otilde;es. &ldquo;&Eacute; o B2B para a melhoria da qualidade de vida&rdquo;, afirma ao explicar que a consci&ecirc;ncia social tamb&eacute;m tem sido diferencial na escolha de fornecedores de grandes empresas como Petrobras e completa: &ldquo;No &acirc;mbito social o consumidor passa a ter retorno&rdquo;.</p><p><span class="texto_laranja_bold">Ferramentas e ag&ecirc;ncias<br /></span>O aprofundamento do n&iacute;vel de servi&ccedil;o das ag&ecirc;ncias &eacute;, para Ana Luiza, da Qu&acirc;ntica, uma caracter&iacute;stica essencial para acompanhar este mercado. Portanto, tecnologias de desenvolvimento de sistemas, como banco de dados e a utiliza&ccedil;&atilde;o correta de ferramentas como e-mail marketing podem ser pontos importantes no planejamento. </p><p>Pontos como pre&ccedil;o, log&iacute;stica, especifica&ccedil;&atilde;o dos produtos e entrega s&atilde;o vari&aacute;veis importantes que interessam na rela&ccedil;&atilde;o entre duas empresas. &ldquo;&Eacute; uma rela&ccedil;&atilde;o mais racional e menos emocional&rdquo;, analisa Bernardo Canedo, Diretor Superintendente da DTM Marketing de Relacionamento, ag&ecirc;ncia que fornece solu&ccedil;&otilde;es de relacionamento para clientes corporativos. Ele conta que empresas dos mais diversos ramos procuram produtos para gerenciar o relacionamento e j&aacute; observa o crescimento na &aacute;rea industrial.</p><p>Mais do que a tecnologia, Canedo garante que a estrat&eacute;gia de diferencia&ccedil;&atilde;o &eacute; alcan&ccedil;ada ao simplificar a rela&ccedil;&atilde;o. Para isso, &eacute; necess&aacute;rio entender o benef&iacute;cio dos softwares e administrar os programas, sem esquecer &ldquo;o CPF por tr&aacute;s do CNPJ&rdquo;, como ressalta Canedo em entrevista ao Mundo do Marketing. &ldquo;&Eacute; necess&aacute;rio motivar a pessoa f&iacute;sica tamb&eacute;m&rdquo;, atesta.</p><p>A internet tem sido outra ferramenta precisa utilizada em campanhas e destinadas ao p&uacute;blico corporativo. Cl&aacute;udio Malagoli, Gerente de Neg&oacute;cios da B2BiS, conta ao site que as vantagens em se fazer presente na web est&atilde;o na possibilidade de transformar as a&ccedil;&otilde;es em eventos din&acirc;micos, com m&eacute;tricas de retorno que permitem rastrear o comportamento e a ades&atilde;o do p&uacute;blico-alvo. &ldquo;A internet &eacute; um caminho sem volta e deve ser explorada&rdquo;, informa.</p><p><span class="texto_laranja_bold">Caso de sucesso</span><br />Campanhas de incentivo tamb&eacute;m s&atilde;o muito comuns e quase sempre bem sucedidas. Um exemplo de caso de sucesso &eacute; o Banco Mercedes Benz, que desenvolve a&ccedil;&otilde;es de relacionamento com os concession&aacute;rios. O financiamento dos produtos, majoritariamente comerciais, como &ocirc;nibus, vans e caminh&otilde;es obt&eacute;m um retorno maior quando os concession&aacute;rios est&atilde;o engajados nas vendas. </p><p>Em entrevista ao Mundo do Marketing, Jos&eacute; Licciardi, Gerente de Marketing do Banco Mercedes Benz, conta que as estrat&eacute;gias de relacionamento foram motivadas pela competi&ccedil;&atilde;o no ponto de venda. A partir da&iacute; tamb&eacute;m foram pensadas t&aacute;ticas que mostrassem a qualidade dos produtos, como velocidade na avalia&ccedil;&atilde;o do cr&eacute;dito e pre&ccedil;o competitivo, mas o relacionamento com o concession&aacute;rio &eacute; diferencial. Para tanto, o Banco investe em campanhas de incentivo a vendas com pr&ecirc;mios e viagens, newsletter a cada dois meses e at&eacute; patroc&iacute;nio na F&oacute;rmula Truck.</p><p>Para Ana Luiza, o crescimento do setor mostra o grau de maturidade e especializa&ccedil;&atilde;o a que o Brasil chegou, compar&aacute;vel at&eacute; com outros pa&iacute;ses. &ldquo;A evolu&ccedil;&atilde;o no relacionamento empresarial melhora a rela&ccedil;&atilde;o com o consumidor final&rdquo;, reconhece.</p><p><span class="texto_laranja_bold">Acesse</span><br /><a href="http://www.quantica.net" target="_blank">www.quantica.net</a><br /><a href="http://www.els2.com.br" target="_blank">www.els2.com.br</a><br /><a href="http://www.dtmarketing.com.br" target="_blank">www.dtmarketing.com.br</a><br /><a href="http://www.b2bis.com.br" target="_blank">www.b2bis.com.br</a><br /><a href="http://www.bancomercedesbenz.com.br" target="_blank">www.bancomercedes-benz.com.br</a></p>
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