O Marketing precisa se reinventar para não ficar para trás nas mudanças tecnológicas e no comportamento do consumidor, considerando que vivemos uma época de revolução digital.
Nesse caso, o Marketing ágil é criado como uma mudança diferenciada para melhorar a estratégia de Marketing, que visa melhorar a flexibilidade e a eficiência. Como profissional da área acompanho todas as mudanças da área e como fã de inovação gosto de saber quais empresas deixam sua marca, deixo aqui uma ponta de contribuição em como a aplicação desses princípios. Esses valores mudam à medida que as marcas interagem com seus públicos.
Vivemos num mundo chamado VUCA, que significa que significa Volatility (volatilidade), Uncertainty (incerteza), Complexity (complexidade) e Ambiguity (ambiguidade). Em um ambiente dinâmico, é difícil manter a relevância dos métodos tradicionais de Marketing porque geralmente são simples e demorados.
Em uma pesquisa, a McKinsey & Company descobriu que 40% das empresas que incorporaram práticas ágeis em sua estratégia de Marketing aumentaram a resposta às competições de mercado.
Princípios ágeis em Marketing
Os princípios são fáceis de aplicar: Marketing de curto prazo, estratégias que podem ser ajustadas e testadas em segmentos. As equipes de Marketing devem colaborar com a tecnologia e outras equipes para pensar em novos serviços.
O Marketing ágil suporta um processo em constante mudança que ajusta programas e conteúdos de Marketing em tempo real. A capacidade de ter dados e insights e agir com base neles é o que o torna realizável. As empresas têm sido mais eficientes com o uso de Marketing ágil, isso é o que mostra uma pesquisa do Agile Marketing Institute.
Marcas sempre à frente do jogo: Ficar à frente de todas as tendências e expectativas do cliente é uma das estratégias. A capacidade de alterar facilmente o conteúdo e o conteúdo. Portanto, para transformar o Marketing ágil em realidade, comece pela mentalidade de fazer isso. É uma cultura de priorização e entrega de valor que depende da compreensão e comunicação. Em uma abordagem mais prática, as equipes devem adotar métodos de gestão de projetos, incluindo em sua maioria Kanban e Scrum.
Desafios e oportunidades
Claro, há desafios envolvidos na adoção do Agile Marketing, como resistência à mudança e necessidades de treinamento. No entanto, as oportunidades superam em muito o obstáculo. Por exemplo, a pesquisa da Forrester em Agile descobriu que as empresas que utilizam métodos ágeis têm 50% mais probabilidade de serem líderes em seus mercados .
Portanto, embora o Marketing suave seja raro, as soluções são essenciais para o novo ambiente de negócios, permitindo que os clientes continuem na primeira posição em termos de comunicação com os clientes. Espera-se uma mudança radical na forma como o Marketing é organizado em pouco tempo, uma vez que as empresas veem os benefícios deste processo. Portanto, é muito importante abraçar a excelência para marcas que desejam permanecer relevantes e competitivas. Não é só uma questão de velocidade; trata-se de certificar-se de que cada esforço de Marketing seja guiado pelos dados e responda às mudanças nas expectativas do cliente.
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