MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

MADE POSSIBLE BY

Powered by

Marketing 5.0 Explorado: a tecnologia em harmonia com a humanidade

COMPARTILHAR ESSE POST

Tempo de Leitura 5 min

DATA

1 de dez. de 2023

CATEGORIA

Artigos

É fato: toda empresa quer estar à frente no mercado e ser uma marca de referência. Isso, por sua vez, exige muito esforço e atenção às mudanças que ocorrem no mundo. Para se manter atualizado, é preciso acompanhar a evolução do marketing. De acordo com o Gartner, as inovações desse mercado avançam num ritmo 2,4 vezes maior do que outras áreas de negócios e 80% das empresas que não acompanharem as tendências do setor correm o risco de ficar para trás.

As transformações do marketing, ao longo dos anos, podem ser divididas em cinco estágios:

No Marketing 1.0 a empresa se concentrava exclusivamente no produto, tentando transmitir a mensagem: "nosso produto é o melhor".  Não existia sequer a tentativa de diferenciação de marca e segmento de público, e como os concorrentes eram poucos, bastava mostrar os atributos dos produtos e comunicar de forma massiva.

A partir do Marketing 2.0 as empresas começam a olhar para os consumidores, percebendo que não é mais suficiente se concentrar apenas no produto, uma vez que as pessoas são diversas e não podem ser abordadas da mesma forma. O foco passa a  ser as necessidades e preferências dos clientes, com a definição de públicos-alvo.

A concorrência também cresce, fazendo com que as pessoas se tornem cada vez mais exigentes, e os canais de comunicação ficam mais direcionados: surgem as revistas especializadas, os canais de TV a cabo e os programas voltados aos públicos específicos.

Mas logo nasce a internet e com ela o Marketing 3.0, focado no ser humano. Se no Marketing 2.0 a principal preocupação era o segmento, no 3.0 o alvo é o indivíduo. Com a criação de sites, blogs e redes sociais as pessoas ganham voz e não são mais uma grande massa, mas sim seres humanos com desejos, sonhos e dificuldades próprias.

Estudo da McKinsey revela que as empresas que personalizam suas estratégias de marketing têm 20% mais chances de aumentar a satisfação do cliente. Foi dessa forma, tentando compreender cada vez mais a cultura das marcas e suas crenças que o marketing digital cresceu. Outro estudo, da Salesforce, mostra que as empresas que investem em marketing digital têm a possibilidade de vendas aumentadas em 30%.

E logo chegamos no Marketing 4.0 que colocou foco significativo na inteligência artificial, big data, realidade virtual e outras tecnologias, sugerindo uma mudança completa para a economia digital. Importante notar que nenhum desses estágios foi abandonado, pois muitas empresas ainda operam com base no Marketing 1.0 ou no 2.0. As que conseguem evoluir e incorporar essas diferentes abordagens estão à frente no mercado.

A era digital e a tecnologia como centro das estratégias do negócio deram início ao Marketing 5.0. O conceito, desenvolvido por Philip Kotler, uma das maiores autoridades no assunto, é inspirado na ideia de Sociedade 5.0, criada em 2016 pelo governo japonês e marcada por tecnologias de inteligência artificial e pela hiper conectividade. O Marketing 5.0 representa uma fusão do Marketing 3.0 com o 4.0 ao enfatizar a importância da humanidade e da tecnologia com a premissa de que a tecnologia esteja a serviço da humanidade, para atender suas expectativas e necessidades, promovendo bem-estar e mais qualidade de vida.

As Cidades Inteligentes (Smart Cities) são um bom exemplo dessa inovação tecnológica que revoluciona as perspectivas sobre o espaço urbano, aprimorando a mobilidade urbana e a segurança pública, entre outros benefícios. No marketing, a tecnologia também passa a ser utilizada para satisfazer os desejos do consumidor, oferecendo melhores experiências na jornada de compra.

No livro Marketing 5.0:Tecnologia para a Humanidade, Philip Kotler destaca como um dos desafios do marketing romper o abismo entre as diferentes gerações, que cresceram com filosofia e estilo de vida totalmente diferentes. Hoje temos a Geração “Z” que prioriza a sustentabilidade, inclusão e diversidade, e trouxe para a maioria dos consumidores a importância da responsabilidade social das marcas.

Para incorporar propósitos sustentáveis ao negócio e agregar valor à marca o profissional de marketing deve estar atento a novos modelos de desenvolvimento como o proposto pela ONU nos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Criados para orientar os principais tomadores de decisões na abordagem dos desafios sociais e ambientais, como erradicação da pobreza, educação de qualidade e igualdade de gênero, eles trazem um norte para as empresas que desejam fazer a transição para essa nova matriz econômica.

A grande questão é: quais tecnologias podem ajudar o departamento de marketing e a humanidade?

Kotler cita tecnologias como Inteligência Artificial, processamento da linguagem natural, sensores robóticos, realidade aumentada e virtual, Internet das coisas (IoT) e Blockchain como essenciais para ajudar o departamento de marketing de várias maneiras. Seja para tomar decisões baseadas em dados e conseguir fazer previsões mais assertivas sobre onde investir ou para diversificar as estratégicas, levando experiências do mundo digital para o físico (principalmente no varejo), sem falar na possibilidade de agilizar as tarefas, economizando tempo precioso do profissional para que este possa se dedicar ao que “só o ser humano” pode fazer!

Os profissionais de marketing devem encarar a tecnologia como uma aliada na tarefa de atrair, conquistar e fidelizar os clientes. A sinergia entre a humanidade e a tecnologia no Marketing 5.0 oferece a oportunidade de criar conexões mais profundas e significativas com o público, personalizando as relações de forma alinhada aos valores e expectativas dos consumidores, em constante evolução. Ao abraçar essa abordagem, podemos construir um marketing mais eficaz, humanizado e sustentável, olhando para o futuro.

* Sthefany Bernal é Analista de Marketing da Roost, empresa de tecnologia especializada em soluções de edge computing


COMPARTILHAR ESSE POST

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Redação

Redação Mundo do Marketing

Redação Mundo do Marketing

AUTOR

Posts relacionados em

Artigos

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

não perca uma novidade!

Inscreva-se e receba todas as novidades
de marketing. Entre na comunidade!

Inscreva-se na newsletter para receber as últimas notícias do

Mundo do Marketing na sua inbox.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

O Mundo do Marketing é o principal portal jornalístico sobre o tema no Brasil, acessado por mais de 500 mil habitantes, entre VPs, Diretores, Gerentes, Coordenadores e Analistas de Marketing.

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

COPYRIGHT © mundo do marketing - todos direitos reservados

Device Theme
Device Theme
Device Theme