A invasão de tropas russas à Ucrânia está fazendo com que algumas marcas repensem seus negócios na Rússia. Nos últimos dias, empresas como Google, Twitter, Apple e Airbnb tomaram medidas que limitam suas ações no país.
A Apple interrompeu as vendas de seus produtos no páis, bem como a removeu os meios de comunicação estatal da App Store em todo o mundo, exceto na Rússia. A mesma decisão foi tomada pelo Google, que também pausou os anúncios publicitários da companhia no país. A Microsoft também suspendeu a venda de produtos e serviços.
Já o Airbnb cortou totalmente as fontes de receita na região ao suspender as operações na Rússia e Bielorrússia. A companhia vem oferecendo casas temporárias para que os refugiados fugidos da Ucrânia tenham onde ficar.
Entretenimento suspenso
Entre as redes sociais, o Twitter passou a limitar o alcance dos conteudos públicos da mídia estatal russa. Já o TikTok anunciou a suspensão de transmissões ao vivo (lives) e criação de vídeos na Rússia. A plataforma interrompeu funções do app enquanto avaliam as “implicações de segurança”, uma resposta à “lei da fake news” que vigora no país. Por enquanto, somente a plataforma de mensagens do aplicativo funcionará normalmente.
A nova lei contra fake news na Rússia prevê até 15 anos de prisão, ou multa de 500 mil rublos (R$ 18 mil, em conversão direta), para quem divulgar conteúdo considerado como desinformação no país. Os residentes de lá não podem, por exemplo, usar o termo “guerra” ao se referir à invasão na Ucrânia, já que as autoridades locais consideram a movimentação como uma "operação especial", ou convocar pessoas para manifestações contra o governo.
A Disney, Warner e Sony optaram por suspender temporariamente a reprodução de novos filmes na Rússia, devido aos ataques feitos na Ucrânia ao longo dos últimos dias. De acordo com um comunicado oficial, a Disney afirmou que nenhum filme do Walt Disney Studios, Animation, Lucasfilm, Pixar e Marvel serão exibidos na Rússia, por tempo indeterminado. Na nota, o estúdio aproveitou para revelar que vem auxiliando ONGs para ajuda e assistência humanitária de refugiados.
A Netflix também entrou no rol das marcas que estão ligadas nos movimentos da Rússia. O presidente russo exigiu que a plataforma de streaming exibisse canais estatais em seu catálogo, o que foi recusado pela empresa. Um porta-voz da Netflix contou à imprensa norte-americana que não há qualquer intenção de cumprir a ordem.
Pagamentos
Grandes empresas de pagamentos também estão suspendendo suas operações na Rússia em protesto contra a invasão da Ucrânia. Em comunicado, a Mastercard e a American Express não disponibilizam mais suas redes na Rússia. Além disso, qualquer cartão emitido fora do país não será aceito em comerciantes ou caixas eletrônicos russos.
Já a Visa afirmou que encerraria todas as transações no país, acrescentando que os cartões emitidos por instituições financeiras fora da Rússia também deixariam de funcionar no território do país.
Moda
Com 17 lojas em território russo, a Ikea interrompeu sua operação no país. O mesmo movimento foi feito pela Zara, que fechou as portas de mais de 500 lojas no país e pela birtânica Boohoo. Outra gigante da moda, a H&M suspendeu as vendas para a Rússia.
*Em atualização.
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